Monday, February 06, 2006

Seminário "Imagens primitivas, apropriações documentais" No Cineclube


Cineclube Lanterninha Aurélio promove seminário sobre documentários

A jornalista e realizadora cinematográfica, Carolina Berguer*, realiza o Seminário "Imagens primitivas, apropriações documentais", com debates e ciclo de filmes, no Cineclube Lanterninha Aurélio, de Santa Maria, RS.

O Cineclube Lanterninha Aurélio - Projeto Cultural da CESMA, traz uma programação especial para o mês de fevereiro, com seminário que aborda o cinema como memória pública e privada, memória moderna e memória em movimento.

São documentários cinematográficos. São imagens da modernidade, da sociedade industrial, da civilização que fez da máquina parte de seu corpo e transformou a memória a partir da criação de um olho mecânico capaz de registrar o movimento de suas vidas, de seus mundos e do mundo do outro. São abordagens atuais de como o cinema no seu início registrava a vida pública e privada dos cidadãos que estivessem onde o cinema pudesse alcançar. Onde estivessem os soldados da cinematografia – sejam autores, aficcionados ou fotógrafos cinematográficos dos
noticiários (cine-jornal) e de tantos outros meios com suas máquinas de observar o movimento do mundo.
Um ciclo de cinema fechado, específico, um seminário que buscará, com os espectadores, fazer uma viagem pelo tempo através de imagens em movimento. Imagens em preto e branco, mudas, muitas em 16 quadros por segundo – o que acelera o movimento dos personagens no quadro e traz o efeito burlesco inseparável do cinema em suas origens.
Este seminário e ciclo de filmes nos propiciará uma viagem ao mundo das imagens cinematográficas produzidas até a década de 40 aproximadamente. Imagens que estarão transformadas pelos realizadores de hoje, com as possibilidades técnicas do digital e das tecnologias cinematográficas em outro grau de desenvolvimento. São quatro filmes onde as imagens primordiais e originais são apropriadas para contar a história desde os olhos do realizador aos dias de hoje. Obras raras em sua interpretação tão autoral quanto inusitada dos arquivos e dos temas que tratam.

Sobre o Seminário

O seminário irá abordar os filmes lidos em um contexto – as várias faces e temáticas que a imagem do real pode abordar.

Dia 08/02/2006

The Family Album (1988)
Direção:
Alan Berliner

A vida privada: tema principal do segundo filme a ser debatido. Tema já estudado pela curadora e eixo principal de uma série de três projetos documentais que pretende realizar, o que se conhece como home movie, os filmes caseiros. Também é o tema do primeiro longa-metragem do realizador nova-iorquino Alan Berliner

The Family Album
: é uma obra significativa em sua forma. Uma reunião de imagens de arquivo de filmes privados em 16mm, datadas entre1920 e 1950, reunidas pelo autor e que contará uma estória muito próxima da história de nossos avós

Dia: 08/02/2006
Local: Auditório João Miguel de Souza

Centro Cultural Cesma
Rua: Professor Braga nº 55 (em frente ao Senac) -
Santa Maria-RS

Entrada Franca

Maiores informações:

Cesma: 3221 9165

cineclubelanterninhaaurelio@yahoo.com.br
Comunidade no orkut : http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=197704
------------------
Mês de Fevereiro - Lançamento de DVD

Dia 14 de fevereiro, terça-feira, 19h, será lançado ao público em geral o DVD que reúne dois documentários realizados em parceria entre CESMA e a Finish Produtora, de Santa Maria: Movimentos (2002) e Versões (2005).
Os dois documentários foram dirigidos por Carolina Berger e Luiz Alberto Cassol e foram realizados em duas edições diferentes do Fórum Social Mundial.

* Carolina Berguer é jornalista, realizadora e pesquisadora de cinema e audiovisual. Atualmente reside em Buenos Aires onde cursa Mestrado em Documentário na Cinematográfico, na Universidad del Cine

No comments: