Sunday, March 19, 2006

ENSOLARADO BYTE

www.tvcultura.com.br/doctv

Documentário Ensolarado Byte no Programa DOC TV da Tv Cultura.
Hoje dia 19/3/2006 às 23h00

ENSOLARADO BYTE

Ensolarado Byte é um documentário centrado na trajetória de três artistas-chaves da cena musical pernambucana. O primeiro deles é o DJ e produtor DJ Dolores, pioneiro do Mangue Beat e, hoje, renomado nacional e internacionalmente por seu complexo mix de texturas eletrônicas e orgânicas. O segundo assina simplesmente Neílton, guitarrista da banda de hardcore Devotos, artista plástica e (re)contrutor de artefatos tecnológicos os mais variados. Fecha o trio o coletivo Re:combo, representado por Doktor Mabuse, também pioneiro do Mangue Beat e articulador de uma rica reflexão sobre o uso de conceitos como "copyleft" e "licenças de uso abertas".
Esses três músicos/pensadores/construtores são os fios condutores de uma narrativa que pretende trazer para o público a relação entre a nova música pernambucana - aclamada em todo o país por sua diversidade e vigor criativo - e as tecnologias digitais das últimas duas décadas. No Recife, essa fricção foi incentivada pelo desenvolvimento paralelo da cena cultural deflagrada pelo Mangue Beat e de um complexo tecnológico chamado Porto Digital - situado no "Recife Antigo", área portuária que traz as marcas da colonização holandesa - com empresas de software de grande dinâmica.

Não à toa, um dos hinos do Mangue Beat proclama que "computadores fazem arte, artistas fazem dinheiro": as respostas que os músicos locais encontraram para os impasses e possibilidades trazidas pela revolução tecnológica estão entre as mais interessantes dos últimos tempos. Seguindo uma tradição da periferia em reinventar paradigmas e ferramentas desenvolvidas no "centro do mundo", esses artistas encontraram soluções criativas para a produção e distribuição de suas músicas.
O documentário usa os depoimentos dos três citados acima, intercalados com trechos de show, vídeos raros e passeios pela cidade, para mostrar essas estratégias. Também aparecem entrevistas com dezenas de jornalistas, produtores e empresários do país e do exterior, gente como Carlos Eduardo Miranda (Trama), Marcelo Tas, John Perry Barlow (Creative Common), Silvio Meira (presidente da Sociedade Brasileira de Informática), Ben Mandelson (produtor inglês), Ady Harley (selo Ether Music), Caio Mariano (advogado) e muitos outros.

Dirigido por Maurício Correia, Ensolarado Byte mostra que um outro mundo é possível, quando se trata de usar ou (re)pensar a tecnologia para fins criativos. Não é preciso rios de dinheiro para fazer uso vantajoso das possibilidades que ela traz. E melhor: se os ganhos artísticos são inegáveis, um importante feedback acontece na área social, com geração de empregos e aumento da auto-estima. Recife, tão pobre, mas culturalmente tão diversificada, nos oferece essa importante lição.

No comments: