Wednesday, September 20, 2006

LEONEL PÉ-DE-VENTO TEM PRÉ-ESTRÉIA EM SANTA MARIA



O curta-metragem em animação Leonel Pé-de-vento tem pré-estréia em Santa Maria nesta segunda, 25 de setembro, a partir das 8 da noite no Auditório da CESMA. A promoção é do Cineclube Unifra e do Cineclube Lanterninha Aurélio – Projeto Cultural CESMA. A apresentação será seguida de um bate-papo em presença dos realizadores.

Leonel Pé-de-vento é dirigido por Jair Giacomini, finalizado em 35mm, com duração de 15 minutos. Foi vencedor do 1º Granimado – Festival de Animação Brasileiro de Animação, no mês passado. No Festival de Gramado, recebeu os prêmios de Melhor Filme, tanto na categoria Animação Brasileira quanto na categoria Animação Gaúcha e vencedor do melhor roteiro para o diretor e Tarcísio Lara Puiaiti, na Mostra Gaúcha do Festival de Gramado.

O projeto do filme foi um dos vencedores do Concurso de Apoio à Produção de Obras Cinematográficas de Curta Metragem do Gênero Animação, promovido pelo Ministério da Cultura em 2004. Foram 10 projetos selecionados entre mais de 170 concorrentes. Com o financiamento obtido no concurso, a produção começou em 2005 e foi finalizada em julho de 2006.

Jair Giacomini é jornalista formado pela UFSM. É professor de produção audiovisual na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Co-roteirista dos curtas-metragens Disparos (16 mm, 2001) e Mis (Histórias Curtas, RBS TV, 2001) e do longa-metragem Lugar Nenhum, este em fase de captação de recursos. Leonel Pé-de-Vento é seu curta-metragem de estréia na direção em cinema. O diretor e roteirista Tarcísio Lara Puiati é publicitário oriundo da UFSM. Dirigiu os curtas A Menina dos Milagres (super-8, 2000), O Dia Anterior (super-8, 2000), Disparos e Mis. Em 2002 ganhou o prêmio Santander para roteiro de longa-metragem com Lugar Nenhum.

www.leonelpedevento.com.br

Pré- estréia de Leonel Pé-de-vento (exibição em DVD)
Segunda, 25 de setembro, 20 horas

Local: Centro Cultural CESMA - Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria LTDA.
Auditório João Miguel de Souza (3º andar)
Rua Professor Braga nº 55 - Centro - Santa Maria - RS

Entrada Franca

Após a exibição, conversa com Jair Giacomini, José Arlei Cardoso (assistente de produção e direção), Elias Monteiro (diretor de arte) e Gerson Rios Leme (criador da trilha sonora)

Divulgação: Cineclube Lanterninha Aurélio
NUCOM - Núcleo de Comunicação do Curso de Jornalismo da Unifra
Acadêmica monitora : Carina Bohnert
Coordenação: Professor e Jornalista Carlos Alberto Badke
Fone: 9979.6532 / 3025 1202 r. 245 (manhã)
E-mail: ca.badke@terra.com.br / nucom.unifra@hotmail.com

Informações: Cesma (55) 3221- 9165 / 3222 8544
cineclubelanterninhaaurelio@yahoo.com.br

www.cesma.com.br/cineclube

----------------------------------------

LEONEL PÉ-DE VENTO

Informações adicionais

Ficha Técnica
Direção: Jair Giacomini
Roteiro: Jair Giacomini e Tarcísio Lara Puiati
Produção: Jair Giacomini
Direção de Animação: Lisandro Santos
Animação: Lisandro Santos e Guto Bozzetti
Direção de Arte e Cenários: Elias Monteiro
Montagem: Guto Bozzetti
Trilha Sonora: Gerson Rios Leme

Assistência de Produção e Direção: José Arlei Cardoso
Com as vozes de: Cibele Cielo, Abilio Piovesan, Fabiana Piccinin, José Paulo Rorato, Thais Vizzotto, Tatiane Branco, Silvia Dalmolin, Enedir Giacomini Lima, Gabriela Macedo, Matheus Palma, Bruna Lima e Giulia Lima

Produção Executiva: Jair Giacomini

Uma Produção de J. M. Giacomini - Cartunaria Desenhos

A história: Leonel nasceu pé-de-vento e, por causa dessa condição, vive isolado, tendo como companhia apenas seu pai e sua mãe. Mas um dia, ele é descoberto pelos guris da escola, que espalham a notícia de sua existência. Tudo pode mudar então na vida de Leonel, principalmente quando Mariana se interessa em conhecer um pouco mais sobre o menino. Num clima meio realista, meio mágico, o filme aborda diversos temas, como a passagem da infância para a adolescência, a dor e a solidão causadas pelo preconceito e a convivência com as diferenças.

A história se passa no tempo atual em um lugarejo fictício. Mas os cenários e a caracterização dos personagens foram inspirados em um lugar real, Vale Vêneto, pequeno povoado do município de São João do Polêsine, na Quarta Colônia Italiana, centro do Rio Grande do Sul.

Cenários: Os cenários de Leonel Pé-de-Vento foram criados e pintados em aquarela pelo artista plástico e cartunista Elias Monteiro. Apesar de os cenários não serem cópias fiéis das paisagens de Vale Vêneto, diversas referências do lugar serviram de base para a criação. Para isso, a produção fotografou o Vale durante vários meses, em momentos diferentes de sua paisagem, no inverno e na primavera. Estradas, vales, montanhas, picadas (estradas no meio do mato), árvores secas e árvores floridas, campos infestados de marias-moles e barrancos repletos de ananás.

Animação: O traço inicial de cada personagem foi desenvolvido por Elias Monteiro. Posteriormente, o diretor de animação, Lisandro Santos, fez um reestudo, de modo a adaptar o traço para o trabalho de animação. O processo de animação, comandado por Lisandro Santos e Guto Bozzetti, da Cartunaria Desenhos, foi realizado na técnica 2D, com utilização de alguns recursos de computação, como movimentação de câmera virtual e simulação de ambiente 3D. Para os layouts, intervalação e calque foram utilizadas mais de cinco mil folhas de papel.

Trilha: A trilha sonora e o desenho de áudio de Leonel Pé-de-Vento foram desenvolvidos pelo músico Gerson Rios Leme. Alguns sons de pássaros foram gravados em Vale Vêneto e serviram para compor a ambientação do filme. Sabiás, joões-de-barro, corruíras e outros pássaros característicos da região são ouvidos ao longo do filme.

A trilha sonora conta com uma canção original composta especialmente para o filme. A letra, em dialeto vêneto, foi escrita pelo próprio diretor do filme, Jair Giacomini, que contou com a colaboração dos escritores Rovílio Costa e Luiz Carlos Susin na escolha de algumas palavras do dialeto. A composição foi realizada pelo músico Gerson Rios Leme e é interpretada pela cantora lírica Fernanda Junges.

Vozes: A história de Leonel também acontece através do trabalho de 12 pessoas que emprestaram suas vozes para os personagens do filme. Um tom um pouco acentuado para os mais velhos e um tom mais contemporâneo para as crianças e adolescentes. Algo muito próximo do que acontece nas colônias de descendentes da imigração italiana. Cibele Cielo, Thais Vizzoto, Tatiane Branco e Silvia Dalmolin, as quatro adolescentes que interpretam Mariana e sua amigas, são jovens que moram na própria localidade de Vale Vêneto e fazem parte de um grupo de teatro, dirigido pelo professor José Paulo Rorato, que, por sinal, também dubla um personagem no filme, o pai de Leonel. O elenco principal conta ainda com Abílio Piovesan (Nono Orlando) e Fabiana Piccinin (Mãe de Leonel).

Site: Quem quiser conhecer um pouco mais sobre a produção do curta pode visitar o site www.leonelpedevento.com.br. No site, o internauta pode escutar na íntegra a música Che bel toseto (no filme, apenas parte da música é utilizada) e ver um paralelo entre fotos de Vale Vêneto e as aquarelas criadas para o filme. No site, também podem ser baixadas em alta resolução fotos de produção e imagens do filme.


www.leonelpedevento.com.br

No comments: