Thursday, October 25, 2007

Histórias Curtas passa por Santa Maria

Cinema
Histórias Curtas passa por Santa Maria

Enquanto Santa Maria segue sem cinemas, cineclubes e outras iniciativas continuam mantendo a telona iluminada. Uma delas é o Histórias Curtas, que está circulando pelo Estado e, nesta sexta-feira, passa com sessão por Santa Maria. Serão exibidos o curta Stress e o mini-metragem O Barato do Vovô. O evento será realizado no Auditório da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma), que sedia o Cineclube Lanterninha Aurélio.

Com direção de Karine Emerich, Stress conta a história de uma diretora de publicidade. O telefone não pára de tocar, o filho só atrapalha, o marido larga todos os problemas em suas mãos e, além de tudo, ela é detida por dirigir sem habilitação. Depois de fazer peripécias para contornar os imprevistos, a diretora acaba morrendo e descobre que, no céu, as coisas não são tão diferentes assim. No elenco, Déborah Finocchiaro, Carol Garcia, Heitor Schmidt e Oscar Simch.

Antes da exibição do episódio de Histórias Curtas, será apresentado O Barato do Vovô, de Felipe Antoniolli, animação de massinha de Felipe Antoniolli. O vídeo de 60 segundos foi selecionado no Mini-Metragem. No sábado, os dois vídeos vão ao ar pela RBS TV, às 12h20min.

Sessões itinerantes - Promovido pelo Grupo RBS com patrocínio do Banrisul e Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o Histórias Curtas vai ao ar na TV aos sábados, às 12h20min. Neste ano, também virou um projeto de cinema itinerante que passará por oito cidades gaúchas. Depois de Caxias do Sul, Porto Alegre e Pelotas, é a vez de Santa Maria. As exibições também ocorrerão em Pelotas, Santa Cruz do Sul, Erechim e Passo Fundo. Nas sessões, o público poderá conferir um dos episódios e, logo após, acompanhar debates com a participação de convidados ligados à produção audiovisual.

No giro pelo Estado, o Histórias Curtas apresentará seis episódios de ficção, um documentário, um projeto em animação e também os vídeos selecionados no projeto Mini-Metragem, de um minuto, captados em qualquer formato. O projeto de dramaturgia envolve artistas, roteiristas, diretores e técnicos do Rio Grande do Sul. Por meio de um concurso público, a RBS TV financia vídeos de ficção, com 35 mil reais, além de ceder equipamento de captação e finalização.

O júri é formado por profissionais ligados às entidades de cinema, publicidade e TV do Rio Grande do Sul. Desde 2001, o Histórias Curtas já produziu 56 curtas. Os escolhidos para receber o Troféu Histórias Curtas deste ano serão conhecidos no dia 4 de dezembro, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre.

Info
- O quê: Histórias Curtas
- Quando: sexta-feira, 19h
- Onde: Cesma (Rua Professor Braga, 55)
- Quanto: de graça

No comments: