Após um ano gerindo eis que os primeiros resultados principiam aparecer. Em dezembro de 2007 iniciam no Teatro Caixa Preta – Espaço Rosane Cardoso, as estréias dos espetáculos dos alunos do Curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria. Um ano de recolhimento e dedicação em pesquisa e experimentação ética e estética começam se revelar aos olhos do público, e uma parte da produção deste ano corresponde à turma de Bacharelado em Interpretação orientada pelo professor doutorando Eduardo Okamoto, que proporcionará ao público cinco monólogos desenvolvidos através da metodologia da Mímesis Corpórea, trabalho de pesquisa teórico-prática desenvolvida pelo orientador juntamente ao Núcleo interdisciplinar de pesquisas teatrais da Unicamp – o Lume.
Durante dez meses os acadêmicos desenvolveram, além de um treinamento psicofíscico, buscando desenvolver as potencialidades expressivas do corpo, um roteiro de trabalho com a Mimesis Corpórea, onde os acadêmicos observaram ações físico-vocais do cotidiano para através delas construir seus espetáculos. Foi através da teatralização de ações do cotidiano que os acadêmicos Eduardo Colombo, Daniela Minello, Luciana Oliveira, Maurício Schneider e Valéria Minussi, construíram cinco obras artísticas que serão apresentadas no mês de dezembro.
Durante o processo de construção dos espetáculos os alunos escolheram um universo a ser observado, um nicho de pessoas e animais através das quais foi possível recolher ações que compõe o espetáculo. Este processo foi extremamente inovador para os acadêmicos, uma vez que parte diretamente da vida cotidiana para a construção de obras artísticas, o que agora resulta em uma via de mão dupla, uma vez que após voltarem seus olhares individuais sobre o mundo que os cerca, os atores-alunos agora trazem ao público suas percepções da realidade contemporânea transpostas em espetáculos construídos por meio da observação, e de textos escolhidos pelos alunos.
Os espetáculos assinados pela turma iniciam no dia 06/12 com “Estranho” de Eduardo Colombo, que traz ao palco os conflitos de um homem que busca saber quem é; e seguem dia 09/12 com “A história é uma história e o homem o único animal que ri” de Luciana Oliveira, uma adaptação da obra homônima de Millôr Fernandes; 10/12 “Dias Felizes” de Valéria Minussi, um olhar sobre o universo infantil através da adaptação da obra homônima de Samuel Becket; 11/12 “As cadeiras” de Daniela Minello, um retrato da incomunicabilidade e da solidão humana sob a ótica de Eugene Ionesco; e termina dia 12/12 com “É o meu delírio...” de Maurício Schneider, trazendo através da adaptação da obra Lavoura Arcaica de Raduan Nassar, um retrato do ambiente familiar. Todos os espetáculos serão apresentados em duas sessões, às 19 e às 21 horas.
As apresentações serão gratuitas, entretanto os acadêmicos sugerem ao público a doação de um quilo de alimento não perecível, para a campanha de auxílio às entidades carentes da cidade de Santa Maria. Esses são alguns dos espetáculos que poderão ser vistos no final do segundo semestre do Curso de Artes Cênicas da UFSM. A temporada de apresentações inicia dia 05/12 com o espetáculo da acadêmica Juliana Demori, e segue até o mês de janeiro (respeitando o período de recesso) no Teatro Caixa Preta. Aproveitem.
O6/12 – Estranho, de Eduardo Colombo.
09/12 – A história é uma história e o homem o único animal que ri, de Luciana Oliveira.
10/12 – Dias Felizes, de Valéria Minussi.
11/12 – As cadeiras, de Daniela Minello.
12/12 – “É o meu delírio...”, de Maurício Schneider.
Local: Teatro Caixa Preta.
Horários: 19 e 21h.
Entrada: um Kg de alimento não perecível (opcional). As senhas podem ser retiradas meia hora antes de cada sessão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário