Monday, November 10, 2008

Oficinas no 7º Santa Maria Vídeo e Cinema



O Santa Maria Vídeo e Cinema está em sua sétima edição, de 17 a 22 de novembro de 2008 (segunda até sábado) com o tema: projetando a Sétima Arte nos 150 anos de Santa Maria. Sintetizando uma homenagem do cinema ao momento da cidade.

O festival de cinema se aproxima e traz 03 oficinas para o público.
São elas:



Oficina de direção e roteiro:

A oficina irá abordar a análise de roteiro - Tema, premissa dramática, conflitos, estrutura, personagem e análise de direção, abertura do filme e desenvolvimento dos conflitos, relações entre formas e conteúdos,



Ministrada por Guilherme Castro - Roteirista e Diretor Cinematográfico. Trabalha com ensino de cinema em diversas instituições. Tem proferido palestras sobre roteiro, linguagem e adaptação literária para o cinema.

A oficina acontece em 18,19 e 20 (terça, quarta e quinta) das 14h às 18h.



Oficina de Análise da Linguagem Cinematográfica:



A oficina irá abordar questões relativas à linguagem cinematográfica de modo que se possa formar uma consciência crítica e um nível de reflexão sobre elas – e a construção de sentido que delas se deriva

– para a análise cinematográfica.



A oficina será ministrada por Ana Paula Penkala Jornalista formada pela Escola de Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas em 2000. Trabalha com análise de cinema e linguagem visual, edição e direção de arte (publicidade) e planejamento gráfico. É Mestre em Ciências da Comunicação pela UNISINOS, de São Leopoldo. Atualmente faz doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



A oficina irá acontecer em 19, 20, 21 e 22 de novembro (de quarta a sábado), das 9h30 às 11h30 da manhã.





Oficina de Análise de Interpretação para Cinema e TV:

A oficina irá abordar a interpretação do ator para cinema e televisão. Também as diferenças nas técnicas de interpretação para cinema e teatro. A relação com o diretor, com a equipe técnica e com o elenco.

A oficina será ministrada por Sirmar Antunes, ator de cinema, teatro e televisão, com 32 anos de carreira profissional. Para o cinema estão entre outros, os filmes: "O Dia Em Que Dorival Encarou A Guarda"; "Lua de Outubro" ;"Concerto Campestre"; "A Retirada" ; "Netto e o Domador de Cavalos"; "Nossa Senhora do Caravaggio"; "Quadrilha"; "Valsa para Bruno Stein"; "Rolex de Ouro" e "Netto Perde Sua Alma" - Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante no Festival de Recife /2002. Na televisão atuou na minissérie "A Casa da Sete Mulheres" e na novela “Como Uma Onda" da Rede Globo, além da Telessérie “Segredo" para a Televisão de Portugal. Atuou em nove trabalhos para a RBS TV incluído o episódio "Ponto de Vista" - Prêmio de Melhor Ator / Histórias Curtas 2003.



A oficina irá acontecer em 19 e 20, de novembro (quarta e quinta-feira) das 14h às 17h.





INSCRIÇÕES:

Oficinas do 7º Festival Santa Maria Vídeo e Cinema

No Itaimbé Palace Hotel, Rua Venâncio Aires 2741 - SALA 05

Inscrições abertas a partir de segunda-feira, 10 de novembro, das 14h às 18h.

Valor: R$ 30,00

Informações: (55) 8117-4546 com Juliane



Produção SMVC
Santa Maria Vídeo e Cinema
www.smvc.org.br

No comments: