Monday, December 11, 2006

Documentário sobre Prado Veppo

Projeto Construtores da Cultura e UFSM lança documentário sobre Padro Veppo, nesta segunda-feira, no auditório do CCSH


O Conselho Municipal de Cultura de Santa Maria e a Universidade Federal de Santa apresentam nesta segunda-feira, dia 11 de dezembro, às 17 horas, no auditório do Centro de Ciências Sociais e Humanas, no prédio da antiga Reitoria, na Rua Floriano Peixoto, o documentário sobre Prado Veppo, em DVD, com duração de 35min.

O CMC-SM criou o Projeto “Construtores da Cultura de Santa Maria” com o objetivo de apresentar a vida e a obra dos que edificaram a Cultura de Santa Maria, resgatando a sua memória. Em convênio com a UFSM/TV Campus foi editado O DVD sobre Prado Veppo, sob a supervisão de Sérgio de Assis Brasil, em trabalho elaborado por Carolina Abelin Willeker, Danuza Facco Matiazzi e equipe.


O Projeto “Construtores da Cultura de Santa Maria” pretende ter continuidade com a vida e a obra do artista plástico Eduardo Trevisan.


O Conselho Municipal de Cultura e a UFSM convidam as autoridades, os meios de comunicação, a comunidade cultural e o povo em geral para o lançamento do documentário sobre Prado Veppo.


O Conselho Municipal de Cultura de Santa Maria criou o Projeto “Cultura em Sacolas” com o objetivo de divulgar, inicialmente através de sacolas de supermercados, o nome da Cidade Cultura. Com o total apoio da Secretaria de Turismo e Eventos de Santa Maria e ART Meio Propaganda, o projeto recebeu o apoio integral da Rede de Supermercados Dois Irmãos e da Rede Vivo. As sacolas trarão textos poéticos de autores santa-marienses, bem como registrarão paisagens, obras de arte, prédios históricos, procurando divulgar o nosso patrimônio literário, artístico e cultural, valorizando o talento santa-mariense, assim como a Cidade Cultura.


O lançamento das sacolas das duas redes está previsto para o mês de dezembro de 2006.


Nesta segunda-feira, também, o Conselho Municipal de Cultura de Santa Maria promove a criação do Fórum das Entidades Culturais de Santa Maria, que terá como objetivo essencial congregar as organizações que estão comprometidas com a construção da Cultura na cidade.


O Fórum das Entidades Culturais não pretende ser mais uma entidade, mas uma organização das entidades existentes, que terão assim vez e voz para tratar dos relevantes assuntos pertinentes à Cultura em Santa Maria, discutir os seus problemas, propor soluções, reivindicar verbas e medidas que julga imprescindíveis à sua construção em nossa cidade.


O Conselho Municipal de Cultura de Santa Maria entende que somente a união das entidades culturais poderá contribuir, de maneira forte e eficaz, para obter os espaços e as verbas que a Cultura precisa ter na comunidade.


A união entre pessoas e organizações, entre os agentes culturais, entre aqueles que são os responsáveis pela Cultura, na cidade, criarão a necessária sinergia para dinamizar a área cultural e obter as respostas que não vêm, os recursos que a cada dia escasseiam, as verbas cada vez menores nos orçamentos públicos.


O Fórum das Entidades Culturais de Santa Maria quer agregar os diversos segmentos da área cultural em torno de objetivos comuns, aceitando as divergências como naturais, apostando em pontos convergentes como compromisso de todos.


Mais informações sobre os Projetos do CMC-SM e o Fórum das Entidades Culturais de Santa Maria podem ser obtidas com Máximo José Trevisan (presidente do CMC-SM), através dos telefones 3221-7572 ou 9972-5513 ou pelo e-mail maximotrevisan@uol.com.br .

Ciclo de Cinema Histórico


Literatura nas telas em discussão

A obra clássica de Truman Capote é um convite irrecusável para os fãs de um policial de qualidade. O filme A Sangue Frio abre a semana do Ciclo de Cinema Histórico dos Tomos às Telas, do curso de História da UFSM.

O longa-metragem, dirigido por Jonathan Kaplan, é inspirado em fatos reais. Na década de 50, um próspero e respeitado fazendeiro do Kansas, nos Estados Unidos, sua mulher e seus dois filhos são assassinados de forma brutal na própria casa. Os bandidos são dois ex-condenados desleixados: Perry Smith (Robert Blake) e Dick Hickock (Scott Wilson). Nenhum dos dois homens se arrepende do crime e a trama mergulha nas mentes dos criminosos enquanto seguem a viagem tortuosa pelo México e Estados Unidos para tentar fugir da lei.

Após mais de um ano de fuga, os homens caçados são finalmente presos, julgados e condenados à forca em uma seqüência de ações que deixam o espectador no centro de tensões e dúvidas. O filme foi dirigido por Richard Brooks e foi lançado em 1967.

Ciclo de Cinema Histórico ‘Dos Tomos às Telas’
Auditório do Centro de Ciências Sociais e Humanas (prédio da antiga reitoria, no Centro), às 19h. 11/12/2006
De graça.


Fonte: Jornal Diário De Santa Maria -

Festival de Cultura Popular





A Universidade Federal de Santa Maria promove a primeira edição do Festival de Cultura Popular dias 13 e 14 de dezembro, quarta e quinta-feira desta semana. A programação integra o calendário dos 46 anos da UFSM.
Com o tema "Alçando Vôo", o festival vai destacar rock, música nativista, folclore, canto coral, jazz, presença de representações de estudantes estrangeiros, gêneros e tendências musicais diversos, mostrando um panorama da arte popular na UFSM.


Na primeira noite, dia 13 de dezembro, quarta-feira, a abertura será com a Oficina de Percussão de Camobi, coordenada pelo prof. Zé Ewerton. Na segunda noite, dia 14 de dezembro, quinta-feira, abertura com a Orquestra Sinfônica de Santa Maria, com regência do maestro Ênio Guerra. As apresentações iniciam às 20h.


A primeira edição "Alçando Vôo", do Festival de Cultura Popular da UFSM, acontecerá em frente a União Universitária, campus da UFSM. Entrada franca.

Fonte: http://www.ufsm.br/

Agenda Extra da Semana


Irmãos de sangue e música
Eles são irmãos e emprestam seu talento para a música. Mas com tanta proximidade, nunca apresentaram um espetáculo juntos. Até agora.

Deborah e Daniel Rosa estréiam dia 15, no bar Habeas Corpus, um show que terá três edições até fevereiro, em diferentes espaços. As apresentações antecipam a criação de um espetáculo que será apresentado em 2007 no Theatro Treze de Maio.

- Os três shows nos ajudarão a perceber a recepção do público e também a definir o que iremos apresentar no Theatro - conta Deborah.

O trabalho começou com um repertório inicial de 108 canções, que acabou afunilado nas 45 que ainda estão na briga para as canções que serão apresentadas no show definitivo, no Theatro.

As músicas fazem parte do universo da MPB. Será um desafio para Daniel, que é reconhecido por seu talento como guitarrista de blues, e também para Deborah, que costuma emprestar seu vozeirão também para o estilo.


Fonte: Jornal Diário De Santa Maria (11/12/2006
ZOOM. Francisco Dalcol

Sunday, December 10, 2006

Cultura na SEDUFSM

Segunda-feira, dia 11

Música e transformação social no Cultura na SEDUFSM


No mês de dezembro a SEDUFSM realiza em duas etapas a edição do projeto Cultura na SEDUFSM. O tema "Música e transformação social" será debatido nos dias 11 e 18, no auditório da seção sindical. A programação prevê no dia 11 de dezembro uma discussão sobre a música Black Gospel, com Orlando Fonseca, professor de Letras da UFSM; Rock and Roll, com Hugo Vela, professor do departamento de Extensão Rural da UFSM; Samba, com Candido Otto da Luz, jornalista da Rádio Universidade e Rap, com Elias Soares, o "Lili Carabina", pesquisador da Cultura Hip Hop. A noite também contará com uma apresentação musical do grupo de chorinho "Revendo o passado" e do rapper "Lili Carabina".

No dia 18 estarão em debate a Música Clássica, com Vera Vianna, professora de Música da UFSM; Latino-americana, com Oscar Daniel Morales, também professor de Música da UFSM e Gaúcha, com Chico Sosa, jornalista e pesquisador. A apresentação musical da noite será de Oscar Daniel Morales e convidados. Todos os debates iniciam às 19h30min e tem entrada franca. A SEDUFSM fica na rua André Marques, 665.

Fonte: Ass. de Impr. da SEDUFSM

Cultura em discussão

Cultura em discussão
Já está confirmada a quarta edição do Spaço Cult. O evento cultural da locadora Spaço Video rola no dia 12, às 20h.

Desta vez, o tema será Conversando sobre a cultura na Cidade Cultura. Vários nomes ligados ao cenário cultural da cidade serão convidados a promover um debate aberto ao público. Isso envolve cinema, teatro, literatura, artes plásticas, músicas e outras manifestações culturais existentes na cidade.

O objetivo é relembrar o passado, registar o presente e fazer o exercício de apontar o futuro da cultura local.
-------------
Fonte: Jornal Diário de Santa Maria

Pró-Música: Conhecimento e boa música ao seu alcance

O programa Pró-Música apresenta algumas bandas do cenário mundial que sofreram forte influência do Beatles. Dentre as bandas, estão: Oasis, Kula Shaker, Skank, Jet e White Stripes. O programa traz como novidade a produção de montagens das respectivas bandas acima com os Beatles, demonstrando a forte presença dos "Quatro de Liverpool"(foto) na produção musical de outras bandas.

Na entrevista, o guitarrista da banda cover dos Beatles "Band On The Run", Guilherme Zanini (foto) traz uma visão em relação ao forma de fazer música pós-Beatles.

O Pró-Música e transmitido pelos 800 AM da Rádio Universidade todas as quartas-feiras, às 23:00 e todos os domingos, às 15:00.

Para escutar ou baixar o programa:
http://www.4shared.com/file/7028123/fbc62329/Pro-musica_beatles_06-12_e_10-06.html

O e-mail é: promusica800am@yahoo.com.br
www.promusica800am.blogspot.com
---------------------------------------

Pró-Música: Conhecimento e boa música ao seu alcance
Programa musical da Rádio Universidade de Santa Maria (800AM), que vai ao ar toda quarta feira, das 11 à meia-noite. No blog, você poderá escutar na íntegra os programas e/ou fazer o download. Este é um espaço para de interação, sugerindo pautas, enviando comentários, felicitações ou críticas. Os links dos programas estão ao final do texto que trata de cada um deles. A Produção é dos acadêmicos de jornalismo da UFSM, Jeferson Dornelles, Raero Monteiro e Willian Araújo.

Cineclube Lanterninha Aurélio

Cineclube Lanterninha Aurélio
A sessão do dia 13/12, será informada em breve...

Editora da UFSM lança obras na Cesma

Literatura

No dia 14, a Editora da UFSM, em parceria com a Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma), faz uma sessão de lançamento de oito obras publicadas pela editora em 2006. O evento começa às 18h, na sede da Cesma, na Rua Professor Braga, 55. Confira abaixo a relação das obras que serão lançadas.


Os livros

- Educação e Altas Habilidades/Superdotação: A Ousadia de Rever Conceitos e Práticas, organizado por Soraia Napoleão Freitas

- Equações Algébricas, de Paulo Sérgio Guimarães

- Esta Terra Tem Dono - Representações do Passado Missioneiro no Rio Grande do Sul, de Ceres Karam Brum

- Guia Prático de Propriedade Intelectual para Universidades, Empresas e Inventores, de Nádia Suzana Henriques Scheneider

- Italianidade no Brasil Meridional - A Construção da Identidade Étnica na Região de Santa Maria - RS, de Maria Catarina Chitolina Zanini

- Informática e Educação Inclusiva: Discutindo Limites e Possibilidades, de Eliana da Costa Pereira de Menezes

- Minivocabulário de Física, de Paulo Sérgio Guimarães

- Procedimentos Técnicos de Enfermagem, de Anamarta Sbeghen Cervo, Arilene Aparecida Scherer Ribeiro, Beatriz Panciera, Helena Carolina Noal, Márcia Poerschke, Noeli Landerdhal, Tânia Dubou Hansel e Tânia Solange Bosi de Souza Magnago

----------------

Fonte: Jornal Diário de Santa Maria

agenda bar macondo

Semana de despedida do Bar Macondo de sua clássica casa verde da Floriano!

A nova sede do macondo será na Rua Serafim Valandro, entre a as ruas Venâncio Aires e Andradas


Quarta-feira, 13 de dezembro.
ROCK BRASIL>>>>>DISCOTECAGEM DE DESPEDIDA DA FLORIANO



Quinta-feira, 14 de dezembro.
::GALO PRETO VII::
A última MACONDO EM PERFORMANCE na casa verde da Floriano.
Música boa do Brasil, performances, prazeres...
::23 horas, 3 pila::



Sexta-feira, 15 de dezembro.
::THE LAST PARTY!::

último encontro na floriano... despedida sem direitos nostálgicos...

releembrando pequenos quadros e cicratizes, traços e ranhuras !



MACONDO CIRCUS 2


MACONDO CIRCUS 2
Data: 16/12/2006


shows>>>

BADCOCK(S.P.)+

VOODOO+

SÁLVIA+

CREMA+

SCARPAST+

EXUMADOS+

SAPATO VERMELHO+

TRANZE+

JOKERS+

TSF+

RED HOUSE+

PALO+

DANIEL ROSA



tenda review>>>
reunindo as melhores festas do macondo:
FETISH FEST + CLUBE DA CRIANÇA JUNKIE + BELA LUGOSI IS DEAD + 60'S AND 70'S + GALO PRETO + MUSIQUE NON STOP

ingressos>>>
ANTECIPADOS NA EXCLUSIVE + GALERIA DO DVD + MACONDO POR 8 REAIS

Wednesday, December 06, 2006

Projeto Antropologia e Cinema I

Projeto Antropologia e Cinema I
07/12/2006

Módulo II - Etnicidade e Cinema


Exibição e debate do filme REI DOS CIGANOS (King Of The Gypsies, EUA, 112 min., 1978) de Frank Pierson dia 07/12 às 14:30 na Sala de Vídeo da Biblioteca Central (campus – UFSM)
O filme narra sobre o modo de vida de uma família de ciganos nos EUA. Mostra a cultura cigana, seus costumes e rituais, principalmente na sucessão do líder da família.

Debatedores:
Jane Dias Torri
Drª. Maria Catarina Chitolina Zanini (Profª Curso de Ciências Sociais / UFSM)

O projeto de extensão "Antropologia e Cinema I" é coordenado pela professora do curso de Ciências Sociais, Dr. Maria Catarina C. Zanini e faz parte das atividades do NECON (Núcleo de Estudos Contemporâneos). As exibições ocorrem quinzenalmente nas quintas-feiras na Sala de Vídeo da Biblioteca Central (campus – UFSM) e contam sempre com a presença de um debatedor convidado.

A entrada é gratuita e fornece certificado de 04 horas por sessão para os interessados. Projeto premiado em 2006 pela ABA (Associação Brasileira de Antropologia) e Fundação FORD, como um projeto inovador no ensino de Antropologia.

Próxima exibição:

Dia 18/01/2007 – Bem-vindos ao paraíso
(Come See the Paradise, EUA, 133 min., 1990) de Alan Parker. excluir

Tuesday, December 05, 2006

Cineclube Lanterninha Aurélio


Cineclube Lanterninha Aurélio
Projeto Cultural Cesma - desde 1978
Santa Maria/ RS


Apresenta o documentário: The Soul of a Man

The (The Blues: The Soul of a Man)

Direção: Wim Wenders

Duração: 127 minutos
País/Ano de Produção: EUA / 2003
Gênero: Documentário
Ano: 2003
Elenco: Laurence Fishburne [Narração], Keith B. Brown, Chris Thomas King
Sinopse

Wenders diz: "Estas músicas significam o mundo para mim. Eu senti que existia mais verdade nelas do que em qualquer livro que li sobre a América, ou em qualquer filme que eu tenha visto. Eu tentei descrever o que mexeu muito comigo em suas músicas e vozes, mais como um poema do que um 'documentário'".
-- ---------------------------
Dia: 06/12/2006 - 19 Horas

Local: Centro Cultural CESMA - Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria LTDA.
Auditório João Miguel de Souza (3º andar)
Rua Professor Braga nº 55 - Centro - Santa Maria - RS


Entrada Franca

Informações: Cesma (55) 3221 9165
cineclubelanterninhaaurelio@gmail.com
www.cesma.com.br/cineclube

Monday, December 04, 2006

Sala de Exposição Cesma


Inscrições para a Sala de Exposição

As inscrições para os interessados em expor seus trabalhos na sala de exposição do Centro Cultural Cesma, ao longo de 2007, estarão abertas de 01 de dezembro de 2006 até o dia 05 de janeiro de 2007 e deverão ser feitas junto à Assessoria de Comunicação da CESMA em horários de funcionamento da Cooperativa. Serão aceitas propostas individuais, coletivas e institucionais de artistas, curadores e produtores culturais, através de obras bidimensionais, esculturas, instalações, fotografias, objeto-arte, vídeo-arte e vídeo-instalações.

Todas as inscrições deverão ser acompanhadas de um texto explicativo da obra, um dossiê do artista com currículo resumido, e cinco imagens coloridas da produção a ser exposta.

Este material será encaminhado para o Conselho Curatorial, formado por professores do Centro de Artes e Letras da UFSM e representantes da Cesma, que irão promover a seleção das obras e planejar a agenda da sala de exposição para o restante do ano de 2007. A divulgação dos selecionados será feita no dia 26 de janeiro de 2007 e a primeira exposição deverá acontecer no dia 05 de fevereiro. Cada exposição deverá ocupar o espaço pelo período de 20 dias.

Horário de funcionamento da Cesma:

segunda-feira - das 14h às 21h; terça / sexta-feira: das 9h às 12h e das 14h às 18h50min; sábado: das 9 às 12h20min.

Informações: 55 3221 9165 ou 3222 8544

macondo.............

Jorge Ben e Tim Maia - Clube do Balanço Samba Soul

Data: 06/12/2006

Clube do Balanço Samba Soul toca Tim Maia e Jorge Ben.
Discotecagem Samba rock, funk e musica brasileira!



-----------------
DESAFIO ROCKKK HORRÍVEL

Data: 07/12/2006


----------------
MUSIQUE NON STOP 6 --- FRONT LINE EDITION

Data: 08/12/2006



-----------------
superguidis (poa)

Data: 09/12/2006



----------------------------------------------

Macondo Circus 2, em Itaara, no Balneário Parque Serrano:

Bandas

TSF
REDHOUSE
DANIELROSA
PALO
JOKERS
TRANZE
SAPATO VERMELHO
CREMA
SCARPAST
EXUMADOS
SÁLVIA
VOODOO
BADCOCK(SP)

Tenda Review:REUNINDO AS MELHORES FESTAS DO MACONDO
FESTISH FEST
CLUBE DA CRIANÇA JUNKIE
BELLA LUGOSIS IS DEAD
60´S AND 70´S
GALO PRETO
MUSIQUE NON STOP

Ingressos: Macondo
Exclusive
Galeria do Dvd
Marcelo Cabala (marcelocabala@gmail.com / 9121 7445)

Antecipados: 8 pilas
Na hora: 12 pilas

Serviços:
Início: Sábado 16/12 15hs
Ônibus: Linhas de serviço - jardim da serra e lourenci
Placas sinalizando a localização.. 300 metros da faixa!!!

Bebida de fora não rola!


Apoio:
prefeitura de itaara ---- cvi bebidas

Saturday, December 02, 2006

IMOK


Cesma In Cultura Apresenta:
IMOK

IMOK é um Duo de musica Instrumental formado por Kauê Gindri e Daniel Piá.
A banda se expressa através de criações espontâneas de musicas instrumentais,estruturadas intuitivamente no universo do livre improviso.Não se prendendo a estilos ou moldes já pré-estabelecidos.

Mesmo com o descompromisso com estilos musicais,é impossível não deixar
transparecer influências sonoras e talvez prestando um pouco de atenção,seja
possível,em meio aos ruídos,acordes desconexos e batucadas quebradas,perceber influências de ritmos brasileiros à sonic youth e free jazz flutuando pelo ar.

IMOK é bateira e guitarra,é um monte de coisas, é MúSICA!Ou não.
Ou talvez tudo isso escrito acima não quer dizer nada.
------------------------------
E mais, exposição de camisetas, da marca bandeide
www.bandeidecamisetas.com

Dia: 05/12/2006 - 19 Horas
Local: Centro Cultural CESMA - Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria LTDA.
Auditório João Miguel de Souza (3º andar)

Rua Professor Braga nº 55 - Centro - Santa Maria - RS
Entrada Franca


Informações: Cesma (55) 3221- 9165

Promoção: Cesma
Apoio: Cineclube Lanterninha Aurélio
Incentivo: Cidade Cultura - Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria - RS - Brasil