Monday, January 23, 2006

Filme Pollock - 25/01/2006 No Cineclube Lanterninha Aurélio


Cineclube Lanterninha Aurélio
Projeto Cultural Cesma - desde 1978
Santa Maria/RS

Ciclo " tintas na tela "

Pollock

Gênero: Drama
Produção: EUA, 2000
Duração: 117 min
Direção: Ed Harris

Sinpose

Ed Harris como o artista plástico Jackson Pollock Projeto pessoal de Ed Harris, "Pollock"
foi protagonizado, dirigido e produzido pelo ator, que já vinha de uma carreira consagrada, com atuação e inúmeros filmes e quatro indicações ao Oscar. Harris se interessou em interpretar a vida de Jackson Pollock devido à grande semelhança física entre ele e o pintor.

Para contar a história de um dos maiores pintores dos EUA, o ator teve de recorrer a uma série de estúdios e produtores. Várias edições diferentes foram feitas cada vez que o financiador era trocado.

Lançado finalmente pela Sony, o filme recebeu críticas positivas e as delicadas atuações do próprio Harris (indicado ao Oscar de Melhor Ator) e de Marcia Gay Harden (Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante) não passaram em branco.

Cinebiografia de Jackson Pollock (1912-1956) -um dos maiores artistas plásticos norte-americanos do século 20-, o filme mostra a trajetória da fama à decadência do pintor ao longo da vida, partindo de sua revelação para o mundo das artes como principal expoente do expressionismo abstrato até sua morte prematura e trágica em um acidente de carro.

Da descoberta da técnica que o consagraria --a "action painting", que trazia a seus quadros furiosos borrões e pingos de tinta-- ao jugo imposto por sua mulher, a também artista plástica Lee Krasner, e sua mecenas, Peggy Guggenheim, o filme expõe a realidade não menos torturada que seus quadros transmitiam.

É um retrato comovente do primeiro pintor norte-americano a se tornar uma celebridade
das artes plásticas e que foi consumido por esse universo.

Dia: 25/01/2006 às 19 horas

Local: Auditório João Miguel de Souza

Centro Cultural Cesma
Rua: Professor Braga nº 55 (em frente ao Senac) -
Santa Maria-RS

Entrada Franca

Maiores informações:

Cesma: 3221 9165

cineclubelanterninhaaurelio@yahoo.com.br

No comments: