Tuesday, June 06, 2006

A Redonda no Retangular - Mostra internacional de filmes sobre futebol

A Redonda no Retangular
Mostra internacional de filmes sobre futebol
"Shoot goals! Shoot movies!"

05 de junho a 09 de junho
Hall do Centro Cultural Cesma - Santa Maria - RS
de segunda a sexta-feira

Entrada franca
55 3221 9165 cesma.sm@uol.com.br

Promoção:
CESMA/ Instituto Cultural Brasileiro Alemão de Sta Maria & Instituto Goethe POA
Realização: Cineclube Lanterninha Aurélio

Os filmes sobre futebol falam da beleza do esporte, do espírito combativo, mas também da vida cotidiana. Partindo do lendário jogo com a bola, eles abordam, entre outras coisas, temas como o espírito de equipe, a cultura das torcidas, família, religião e diferenças culturais. Sep Herberger, crianças de rua em Honduras, garotas turcas em Berlim, ou monges tibetanos: todos nos fazem compartilhar do entusiasmo e descobrir interesses comuns que desconhecem fronteiras.


05/06 – 16:00 - Befreite Zone (Território liberto), de Norbert Baumgarten, Alemanha, 2002, 93 min., cor, alemão, leg. port.
Micha trai Sylvia com Kerstin. Kerstin trai Micha com Sven. Sylvia trai Micha com Ade. Ade se chama "Blondi", é negro, joga no time local e faz tantos gols que torna famosa a pequena cidade de Sässlen e seus moradores para muito além das fronteiras de Brandenburg. De vez em quando ele trai Sylvia com Heidi. E ainda existe Bärbel: ela trai Rolf. Rolf sai perdendo. Benny não arranja namorada. Timo não consegue cigarros... No final, tudo dá certo.

05/06 - 18:00h - Das Wunder von Bern (O Milagre de Berna), de Sönke Wortmann, Alemanha, 2003, 118 min., cor, alemão, leg. port.

Verão de 1954: o pai do menino Matthias retorna amargurado para sua pequena aldeia de mineiros depois de anos como prisioneiro de guerra. Matthias quer muito ver seu ídolo Helmut Rahn jogar na final da copa em Berna, mas seu pai não tem muita paciência para com os sonhos do filho.

06/06 - 9:00h - Die Champions (Os campeões), de Christoph Hübner & Gabriele Voss, Alemanha, 2003, 129 min., cor, alemão, leg. port.
O filme acompanha a escalada rumo ao sucesso de quatro jogadores do Borussia dortmund. Eles sonham com a carreira e trabalham duro para isso. Raramente, um filme lançou um olhar tão paciente e dedicado sobre os bastidores do futebol profissional. O resultado é decepcionanante.


06/06 – 11:00 - Die elf Teufel (Os onze diabos), de Zoltan Corda, Alemanha, 1927, 98 min., filme mudo com subtextos em alemão/port.
No início o clichê: os pobres e os ricos, os honestos e os suspeitos. No final, o filme elogia o "espírito de união pelo esporte". Mas o subtexto deixa entrever um laivo de cinismo. Um filem atual ainda hoje. No papel principal, gustav Fröhlich, o "Freder" em Metrópolis de Fritz Lang.

6/06 - 14:00h - Fimpen, der Knirps (O moleque Fimpen), de Bo Widerberg, 1973, 89 min., cor, sueco, leg. port.
A história de um gênio do futebol. O artilheiro da seleção nacional sueca, que descobre Fimpen em um parque infantil, é hipnotizado por este e perde a memória. Fimpen toma seu lugar e com seus gols garante a participação da Suécia na copa do mundo. Mas sua vida passa a sofrer a interferência da fama. O esporte cobra seu tributo. A comédia de Bo Widerberg é uma variação de um tema conhecido e pode ser considerado um clássico do filme infantil.

06/06 – 15h30 - Fußball wie noch nie (Futebol como nunca), de Helmuth Costard, Alemanha, 1970/71, 100 min., cor, alemão, leg. port.
Helmut Costard, um dos mais destacados diretores do cinema experimental alemão dos anos 60 e 70, acompanhou, com oito câmeras, os movimentos do legendário jogador Geoge Best, recentemente falecido, durante o jogo Manchester United contra Coventry.

06/06 – 17:00 - One day in Europe (Um dia na Europa), de Hannes Stöhr, Alemanha/Espanha, 2005, 93 min., vários idiomas.
O é que poderia unir a Europa toda em um único dia? Um jogo de futebol, naturalmente! No dia de uma final fictícia da Liga dos Campeões, entre o Deportivo La Coruña e o Galtasaray Istambul no estádio Luschniki em Moscou, foram rodados episódios divertidos em Moscou, Istambul, Berlim e Santiago de Compostela.


07/06 - 9:00h - Aus der Tiefe des Raumes (Das profundezas do espaço), de Gil Mehner, Alemanha, 2004, 88 min., alemão, leg. port.
O futebol também tem seus mitos e lendas, que são tanto mais bonitos, quanto mais se distanciam da realidade. Emocionante, mas complicado, foi o amor do qual Hans Günter Korte se lembra em suas últimas horas. Se a história, que o paciente terminal conta à enfermeira do turno da noite no hospital é verdadeira, não importa. A questão decisiva - também para o filme - é somente saber se estamos dispostos a admitir tal fato.

07/06 – 10h30 - Bando und der goldene Fußball (Bando e a bola de ouro), de Cheik Doukouré, Guiné, 1993, 90 min., cor, francês, leg. port.
Bando, um menino de 10 anos, que vive em uma pequena aldeia em Guiné, não é bom em fazer contats mas entende muito bem de futebol!. Ele quer se tornar um jogador como roger Milla, que atuou na Copa de 1990. Mas onde mora, não é possível sequer encontrar uma bola de futebol de couro legítimo. Assim, ele dribla com a bola que ele mesmo confeccionou. Certo dia, a médica Madame Aspirina, dá-lhe de presente uma bola legítima.


07/06 – 14:00 - Befreite Zone (Território liberto), de Norbert Baumgarten, Alemanha, 2002, 93 min., cor, alemão, leg. port.
Micha trai Sylvia com Kerstin. Kerstin trai Micha com Sven. Sylvia trai Micha com Ade. Ade se chama "Blondi", é negro, joga no time local e faz tantos gols que torna famosa a pequena cidade de Sässlen e seus moradores para muito além das fronteiras de Brandenburg. De vez em quando ele trai Sylvia com Heidi. E ainda existe Bärbel: ela trai Rolf. Rolf sai perdendo. Benny não arranja namorada. Timo não consegue cigarros... No final, tudo dá certo.


07/06 – 15:45 - The other final (A outra final), de Johan Kramer, Holanda, 2003, 87 min., inglês, cor, leg. port.
No dia da decisão da Copa do Mundo de 2002, teve lugar na Ásia uma outra final. Em Thimphu (Butão) os dois lanternas da FIFA, Butão e Montserrat, lutavam pelo penúltimo lugar no ranking mundial. Os cinegrafistas holandeses tiveram a idéia de tornar a "outra final" um encontro de culturas. O resultado foi um documentário divertido com detalhes e histórias maravilhosas sobre a paixão pela bola. Os atores: o time negro da ilha caribenha de Montserrat (colônia imperial britânica) e o time do Himalaia, do Reino do Butão.


07/06 - 17:30h - Boleiros, de Urgo Giorgetti, Brasil, 1998, 93 min., cor
Um filme melancólico em seis episódios sobre jogadores mais velhos que se encontram nos cafés de São Paulo para relembrar os "bons velhos tempos" e falar sobre o amor pelo esporte, bem como de seu lado obscuro.

08/06 – 9:00 - Adelante muchachas!, de Erika Harzer e Kalle Stayman, Alemanha/Honduras, 2004, 60 min., cor, espanhol, leg. port.
A história de quatro jovens de Tegucigalpa, capital de Honduras, provenientes de classes sociais totalmente diferentes. O filme acompanha as jovens em suas diferentes facetas de vida. Quando seus clubes se confrontam na liga feminina, predomina o entusiasmo pelo esporte que, no melhor dos casos, pode contribuir para derrubar barreiras sociais.

08/06 – 10:00 h - Shoot goals! Shoot movies! - 44 curtas de 29 países, 129 min. (legendas em inglês)
Em 2004, foi lançado em Berlim, pelo Talent Campus, um concurso mundial para jovens diretores com o tema "Futebol". Participaram 611 diretores de 75 países e foram selecionados 44 curtas. As contribuições reunidas neste programa apresentam uma atração peculiar, porque ultrapassam a seriedade dos resultados exigidos e a alegria forçada dos produtores de televisão querendo ser satíricos. As celebridades do futebol mundial, tanto as históricas quanto as atuais, aparecem nestes filmes apenas como adorno. Contam do jogo na base, de crianças e suas saudades, de fãs e de seus sonhos, do dia-a-dia das pessoas e das sombras que a política lança sobre elas e sobre o esporte. Às vezes, o campo de futebol parece um campo de guerra, na maioria das vezes um playground de paixões compreensíveis. Tudo isto longe das convenções do cinema comercial e de suas dramaturgias estabelecidas.

Lista dos curtas:

 Your studies first, de Sylvain A. Adjahossi (Benin)
 Penalty, de Felipe Aguilar (Colômbia)
 Cascabel Soccer, de José Manuel Cravioto Aguillón (México)
 Ten millions, de Sebastian Alfie (Espanha)
 Hardline, de Yusuf Andibachtiar (Indonésia)
 Way to go, de Marlene Assmann (Alemanha)
 What football for me is?, de Manuel Bickenbach (Alemanha)
 Reason is a name given to collective thought / Ballad of the flag, de Abouleo Caraballo-Farman (EUA)
 Village Football, de Sainath Choudhury (Índia)
 Morenas goal, de Nicolas Ciganda (Uruguai)
 1 minute of silence, de Ramon Coelho (Holanda)
 Halftime, de Alejo Crisóstomo (Guatemala)
 The addict, de Stephen Curley (Estados Unidos)
 Can and slippers, de Khavn La Cruz (Filipinas)
 We love football – Please stop the war, de Aruna De Silva Lokuliyana (Sri Lanka)
 Joy run, de Debaina Majumder (Índia)
 Two minutes of football, de Ninian Dunett (Reino Unido)
 It´s all in te game, de Jaannete Ehlers (Dinamarca)
 Kicker, de Marc Hermann (Alemanha)
 Who plays soccer here?, de Andrea Elaine Hoff (Canadá)
 Handling football, de Nicolas Horyath (Hungria)
 Rolling, de Jerrit John (Índia)
 One country, one game, de Kenneth Kigua (Quênia)
 Bare, de Ankur Khanna (Índia)
 Kickback, de Leo Khasin (Alemanha)
 Only Hertha, de Sören Lang (Alemanha)
 Sacred turf, de Holger Mohaupt (Reino Unido)
 Move it, de Ayat Najafi (Irã)
 Feelings, de Lale Nalpantoglu (Alemanha)
 It can be around, de Tecla Nambi (Uganda)
 Fanatics, de Sebastian Nesu (Romênia)
 The/le/der ball, de Chris Niemeyer (Suíça)
 Fair play, de Gustav Olden (Suíça)
 Goal, de Ixtlil Axil Parra (Colômbia)
 My African queen, de Ayelotan Princess (Nigéria)
 Blow, de Llewelyn Roderick (África do Sul)
 Goalie, de Robin Sander (Alemanha)
 Hope, de Jeffrey Saunders (Reino Unido)
 Tactics with Udo, de Jean Schillomöller (Alemanha)
 As it were yesterday, de Roberto Seba (Brasil)
 Rules 18, de Alejandro Solar (México)
 Africa united, de Barbara Tolevsky (Iugoslávia)
 Fase futbol, de Leandro Wausbord (Argentina)
 Yellow love, de Amir Yaniv (Israel)

Programação sujeita a alterações
Confirmação de horários e eventos: tel. 55 3221 9165

No comments: