Wednesday, August 15, 2007

1º Festival de Curtas de Capão da Canoa/RS

1 - O evento
O 1º Festival de Curtas de Capão da Canoa/RS acontece de 22 a 24 de Novembro de 2007, em Capão da Canoa, Rio Grande do Sul. Seu objetivo é estimular o crescimento e divulgação do cinema gaúcho, tornando Capão da Canoa um dos pontos de encontro dos envolvidos em cinema no Rio Grande do Sul, além de oportunizar para que novos artistas tenham espaço para lançarem seus primeiros trabalhos independentes. O Festival abre espaço para produções alternativas produzidas em qualquer local do Brasil e produções educativas produzidas apenas por estudantes de Capão da Canoa.

2 - Participantes
Podem participar do Festival qualquer vídeo que se enquadre em uma de nossas categorias.

3 – Mostras
O Festival possui duas mostras competitivas: Mostra Estudantil e Mostra Independente. Para participar do Festival o vídeo deve enquadrar-se nas regras gerais do regulamento e nas regras especificas de cada uma das mostras.

I - MOSTRA ESTUDANTIL
O 1º Festival de Curtas de Capão da Canoa/RS irá premiar vídeos produzidos por estudantes de ensino fundamental e ensino médio, sendo premiados o primeiro segundo e terceiro colocados.
O vídeo deverá apresentar, na inscrição, o comprovante de escolaridade e atestado de freqüência do responsável pela direção do curta. Fica vetada a participação de professores na direção do vídeo e de qualquer outra pessoa que não esteja estudando, ou que esteja cursando qualquer curso de ensino superior. Para participar da Mostra Estudantil é necessário ainda que o responsável pela inscrição tenha no mínimo 15 anos, seja estudante da rede escolar de Capão da Canoa e também resida em Capão da Canoa.

II - MOSTRA INDEPENDENTE
Dentro da Mostra Independente, o festival abre espaço para vídeos de qualquer gênero, realizados por pessoas de qualquer parte do Brasil, sendo premiados primeiro, segundo e terceiro colocados além das seguintes categorias:

· Destaque Direção
· Destaque Ator
· Destaque Atriz
· Destaque Roteiro
· Destaque Júri Popular

4 - Inscrições
Para inscrever-se em qualquer uma das mostras competitivas o vídeo precisa respeitar alguns critérios básicos. São eles:
I - O tempo de duração do vídeo não pode exceder 15 minutos, incluindo abertura e créditos.
II - O vídeo deverá ser entregue no seguinte formato: DVD.
III – Curtas inscritos que possuam fotos e/ou outro material de divulgação devem ser enviados juntamente com um CD contendo o material ou para o e-mail do Festival, contendo no assunto o nome do vídeo e do diretor (as imagens devem estar no formato JPEG).
IV - As inscrições são gratuitas e acontecem de 02 de Julho a 28 de Setembro de 2007, sendo dia 28 de setembro a data máxima para a inscrição e entrega do vídeo.
V - Não serão aceitas inscrições cuja ficha não esteja devidamente assinada e preenchida, ou com informações diferentes das apresentadas nos créditos do vídeo.
VI – A ficha de inscrição pode ser retirada neste blog, ou na Casa de Cultura Érico Veríssimo, av. Flávio Boianovski 789, Bairro Zona Nova, em Capão da Canoa/RS.
VII – Para inscrever o vídeo, o responsável pela isncrição deverá entregar na Casa de Cultura Érico Veríssimo, av. Flávio Boianovski 789, Bairro Zona Nova, em Capão da Canoa/Rs, um pacote lacrado contendo:
O dvd do filme inscrito;
Ficha de inscrição, devidamente preenchida e assinada;
Cópia impressa dos créditos, na mesma ordem que é exibida no vídeo, juntamente com um breve resumo de outras experiências áudio visuais do Diretor ou grupo de produção (se houver); Comprovante de escolaridade e atestado de freqüência do responsável pela inscrição, em caso de inscrito na Mostra Estudantil;
Comprovante de residência em Capão da Canoa do responsável pela inscrição, em caso de inscrito na Mostra Estudantil;
Xérox da carteira de identidade ou certidão de nascimento do responsável pela inscrição, comprovando ter 15 anos, ou mais, em caso de inscrito na Mostra Estudantil
VIII - Os vídeos que forem entregues após a data citada no parágrafo IV, serão automaticamente desclassificados.
IX - Cada vídeo poderá ser inscrito em apenas uma mostra.
X - É fundamental a existência de créditos no vídeo, devendo ser enviado uma cópia impressa dos créditos, na mesma ordem que é exibida no vídeo, juntamente com um breve resumo de outras experiências áudio visuais do Diretor ou grupo de produção (se houver).
XI – Para vídeos enviados pelo correio a data limite é dia 18 de setembro, desde que conste no carimbo postal a referida data.

5 - Seleção
I – A comissão organizadora será responsável pela pré-seleção dos Vídeos inscritos. Serão selecionados 10 filmes em cada mostra.
II – Os vídeos pré-selecionados serão analisados por uma comissão julgadora, sendo formada por 5 pessoas de fora de Capão da Canoa, e com algum envolvimento ou conhecimento em cinema e técnicas audiovisuais.
III – Os Vídeos selecionados serão divulgados oficialmente no blog do festival, bem como em jornais, rádios e outros veículos de comunicação, além da Casa de Cultura Érico Veríssimo, av. Flávio Boianovski 789, Bairro Zona Nova, em Capão daCanoa/RS
6 - Premiação
I – A comissão julgadora irá escolher:

MOSTRA ESTUDANTIL
- Destaque Primeiro Lugar
- Destaque Segundo Lugar
- Destaque Terceiro Lugar

MOSTRA INDEPENDENTE
- Destaque Primeiro Lugar
- Destaque Segundo Lugar
- Destaque Terceiro Lugar
- Destaque Direção
- Destaque Ator
- Destaque Atriz
- Destaque Roteiro

II - Os premiados no Festival receberão o Troféu (nome a ser decidido ainda entre a comissão organizadora e um artista plástico caponense após participar de uma seleção).
III – O Júri popular será formada por todas as pessoas que estiverem presentes na exibição dos curtas e tenham preenchido a cédula de voto popular, colocando a mesma na urna presente na entrada do Festival.
IV – A comissão organizadora escolherá uma pessoa com grande destaque no cinema gaúcho para ser o homenageado do ano no Festival.

7 - Disposições gerais
I - Os vídeos não serão devolvidos, pois ficarão para o acervo do Festival.
II - As despesas no envio dos trabalhos ficam por conta dos inscritos.
III - A organização do Festival reserva-se ao direito de divulgar os vídeos selecionados em emissoras de TV e em exibições públicas, como mostras alternativas, para divulgar o evento, sem ônus para os organizadores.
IV - Não serão aceitos trabalhos que apresentarem problemas técnicos/físicos.
V - A organização do Festival não se responsabilizará por qualquer dano ocorrido ao material durante o seu transporte ou em decorrência de seu uso.
VI - Não serão aceitos mais de um vídeo no mesmo DVD. Produtores que pretendam mandar mais de uma produção devem enviar cada trabalho em um DVD diferente.
VII – A participação dos concorrentes não será obrigatória, mas considera-se de extrema importância sua presença para engrandecer o debate de participantes, jurados e público, após a apresentação dos vídeos.
VIII - O Festival irá fornecer 1 certificado de participação por vídeo Classificado.
IX – É expressamente proibida a participação de membros da comissão organizadora em vídeos que estejam concorrendo na mostra competitiva.
X – Não haverá número máximo de inscrições por responsável.
XI - Fica a cargo da comissão organizadora tratar de casos omissos neste regulamento.

No comments: