Friday, August 03, 2007

A LOUCURA NOSSA DE CADA SÁBADO

A LOUCURA NOSSA DE CADA SÁBADO


O Ciclo (a)normalidades é a atração de agosto do Cineclube UNIFRA. A proposta é questionar a tênue linha da sanidade mental. Paranóicos, impulsivos, neuróticos ou doidos varridos... estes são os destaques do mês nas sessões dos sábados à tarde. Junte-se à turma e reflita: Você é tão diferente dessas pessoas?

A abertura da programação traz um filme com título sugestivo e um roteiro envolvente: Louca Obsessão. O escritor Paul Sheldon (James Caan) se acidenta em uma localidade isolada e tem a sorte (ou não) de ser salvo por uma enfermeira (Kathy Bates). A suposta fã oferece a própria casa e cuidados até que Paul se recupere. A opção do autor por matar um de seus personagens vai aflorar o lado obscuro da personalidade da admiradora. Adaptado da obra de Stephen King, rendeu o Oscar de Melhor Atriz para Bates.

Na seqüência do ciclo, o cineclube presta homenagem a um gênio do cinema, o diretor italiano Michelangelo Antonioni, falecido no mês passado. O Passageiro - Profissão: Repórter mostra o que um homem entediado pela rotina é capaz de fazer em busca de uma nova vida. Apesar do sucesso na carreira, jornalista enviado à África assume a identidade de um desconhecido morto. Embarque numa jornada psicológica pela mente do personagem interpretado por Jack Nicholson, sob o comando da lente de Antonioni.

Nesse ambiente de (a)normalidade, quem deveria marcar presença? Lógico, Woody Allen, que dá as caras com Zelig. O filme classificado como pseudo-documentário aborda a trajetória de Leonard Zelig (Allen), um homem que tinha a capacidade de modificar a própria personalidade para agradar as pessoas à sua volta. Mais uma vez o cineasta contracena ao lado de sua ex-mulher Mia Farrow e assume as funções de protagonista e diretor.

Para fechar, o cinema brasileiro apresenta a dura realidade dos manicômios no longa-metragem Bicho de Sete Cabeças, dirigido por Laís Bodanzky. Na trama, Neto (Rodrigo Santoro) é um jovem que tem uma relação complicada com o pai. Por causa disso é mandado para uma clínica e se depara com o dia-a-dia cheio de remédios, maus-tratos e torturas. Premiado em vários festivais, o filme é baseado no livro Canto dos Malditos, de Astregésilo Carrano.

De cinéfilo e louco, todo mundo tem um pouco. Por isso, venha assistir às mais variadas interpretações e faces da (a)normalidade no Cineclube UNIFRA.

Louca Obsessão (Misery, EUA, 1990, 107min)

Sábado, 4 de agosto, 16 h

Cineclube UNIFRA – Salão Azul do Conjunto I (Andradas, 1614)

ENTRADA FRANCA
PRÓXIMAS ATRAÇÕES
Dia 11 de agosto

O Passageiro - Profissão: Repórter

(Professione: Reporter / The Passenger, ITA/FRA/ESP, 1975)

Direção: Michelangelo Antonioni

Duração: 125 min

Sinopse:

Em meio ao deserto do Saara, um jornalista desiludido da vida (Jack Nicholson), decide trocar de identidade com outra pessoa, mesmo que seja um morto desconhecido. No elenco, a francesa Maria Schneider. Obra-prima dirigida pelo italiano Michelangelo Antonioni, falecido em 30 de julho aos 94 anos.
Dia 18 de agosto

Zelig

(Zelig, EUA, 1983)

Direção: Woody Allen

Duração: 79 min

Sinopse:

Produzido em forma de "pseudo-documentário", esse filme narra a história do "homem camaleão" conhecido como Leonard Zelig (Woody Allen), um sujeito que tem a estranha característica de se transformar nas pessoas que estão ao seu redor. O diretor alterna cenas em preto-e-branco com depoimentos de pessoas. Recebeu duas indicações ao Oscar: Fotografia e Figurino
Dia 25 de agosto

Bicho de Sete Cabeças

(Brasil, 2000)

Direção: Laís Bodanzky

Duração: 80 min

Sinopse:

Jovem (Rodrigo Santoro) tem um relacionamento conturbado com o pai (Othon Bastos). O ápice dos desentendimentos resulta na internação do filho, que será submetido ao terror da vida em um manicômio. Premiada produção brasileira, dirigida por Laís Bodanzky.

EM SETEMBRO:

Brasil, mostra a tua cara. O lado B do Cinema Brasileiro.

O Cineclube UNIFRA é uma atividade acadêmica, sem fins lucrativos que existe desde 2003 no Centro Universitário Franciscano, em Santa Maria, RS..Os temas e respectivos filmes são discutidas e selecionadas pelos alunos.Também é de sua responsabilidade a criação de cartazes e material de divulgação para a imprensa. A finalidade deste espaço cultural é discutir cinema e contribuir para a formação de um público crítico.

Texto elaborado pelos acadêmicos de jornalismo Bianca Zasso e Vinícius Dias

Professor responsável: Bebeto Badke (9979 6532) ca.badke@terra.com.br

No comments: