Friday, March 07, 2008

retorno cineclube unifra 2008

fonte. jornal diario de santa maria. 07/03/08

caderno diário 2 . por TATIANA PY DUTRA

--
A mulherada no set
Cineclube mostra o talento feminino atrás das câmeras


Houve um tempo em que só homens dirigiam cinema e que mulheres que se dedicavam à arte de interpretar eram consideradas prostitutas. Felizmente, esses tempos ficaram para trás. Por puro talento e batalha, atrizes e diretoras conquistaram merecido
espaço no Olimpo da sétima arte - e ainda devem ir muito longe.

É para lembrar as glórias conquistadas, e comemorar o Mês da Mulher, que o Cineclube Unifra retorna às atividades com o ciclo Mulheres Também Sabem Fazer Cinema. Na mostra, quatro filmes expressivos: A Hora da Estrela (1985), Carlota Joaquina (1995), Maria Antonieta (2006) e A Encantadora de Baleias (2003). Todos se passam em épocas distintas, mas têm em comum o fato de serem dirigidos por mulheres e, coincidentemente, terem protagonistas femininas.

Conforme o coordenador do cineclube, Bebeto Badke, o tema da mostra foi definido, ainda no ano passado, pela maioria feminina que compõe a equipe do cineclube. Já a lista de filmes a serem exibidos demandou muita reflexão e conversa entre os cineclubistas.

- A dificuldade em escolher está no fato de que todos os integrantes do cineclube enviam uma lista de sugestões. As escolhas têm de ser devidamente justificadas e defendidas por todos. Mas ao fim, sempre chegamos a um consenso - conta a cineclubista e estudante de Jornalismo Bianca Zasso.

Alguns filmes sugeridos ficaram de fora, como Gaijin - Caminhos da Liberdade (1980), de Tizuka Yamakaki. A ausência do título se dá por um único motivo: não há uma boa cópia disponível na cidade. Mas uma parceria com a Cesma permitiu que outra obra-prima integrasse a mostra. A Hora da Estrela foi copiada em DVD pelo Programadora Brasil, uma organização que repassa filmes fora de catálogo para cineclubes, e a cooperativa cedeu a cópia ao Cineclube Unifra. Segundo Badke, o longa - que abrirá o ciclo, amanhã, às 16h - é fundamental para a nova geração:

- Muitos jovens não o conhecem porque foi feito em 1985. É um filme muito comovente e perturbador, baseado na obra de Clarice Lispector, que não é fácil de adaptar. Também porque é o primeiro filme da Suzana Amaral, que começou a dirigir com uns 60 anos, e deu um olhar diferente para aquela menina (Macabéa, a personagem principal).

--

O quê: ciclo Mulheres Também Sabem Fazer Cinema

Quando: todos os sábados de março, às 16h

Onde: Cineclube Unifra, no Salão Azul do campus 1 (Andradas, 1.614)

Quanto: de graça

--

08/03/2008 - A Hora Da Estrela

A Hora da Estrela
Brasil Brasil

1985 cor 96 min
Dirigido por: Suzana Amaral

Macabéa, uma nordestina de dezenove anos, orfã de pai, mãe e da tia que a criou, vai para São Paulo ser datilógrafa. Ela vai morar numa pensão e tem uma vida sem muitas emoções, pois é indiferente a elas. Conhece Olímpico de Jesus e os dois começam a namorar. Porém a relação não se sustenta e Olímpico acaba trocando Macabéa, a quem chama de “cabelo na sopa”, por Glória, colega de trabalho da ex-namorada, que, por recomendação de sua cartomante, rouba o namorado de Macabéa. Glória, então, recomenda-lhe sua cartomante, para que se sinta melhor, e Macabéa decide ir. A cartomante diz à garota que sua vida irá mudar repentinamente: seu ex-namorado a pedirá de volta, ela ganhará uma grande fortuna e se casará com um gringo lindo que se apaixonará por ela. Macabéa fica entusiasmada, mas quando sai na rua é atropelada por uma Mercedes e morre


--

15/03/2008 - Carlota Joaquina

22/03/2008 - Maria Antonieta

29/03/2008 - A Encantadora de Baleias

No comments: