Tuesday, December 09, 2008

Cultura na SEDUFSM encerra 2008 com documentário e debate sobre a vida de Cartola



Atividade acontece na quarta, 10 de dezembro, a partir das 19h

De pedreiro a maior poeta popular do país, a história de um talento nato do samba brasileiro. Este é o mote para a sessão de cinema do Cultura na SEDUFSM do mês de dezembro. O evento acontece na quarta, 10, às 19 h. O documentário Cartola, música para os olhos lançado em 2006, com duração de 85 minutos, é dirigido por Lírio Ferreira e Hilton Lacerda e permite discutir a formação cultural brasileira.

Os comentários, após a exibição do filme, são do escritor e professor do departamento de Letras da UFSM, Orlando Fonseca, do professor de música da Unicruz e UNISC, Edu Pacheco, e do músico e coordenador do projeto Cuíca, Zé Everton. A coordenação é do professor do departamento de História e diretor da SEDUFSM, Júlio Quevedo. O Cultura na SEDUFSM acontece no auditório do sindicato, na Rua André Marques, 665.

O longa-metragem que será apresentado narra a história de Cartola, um dos compositores mais importantes da música brasileira e um dos maiores expoentes do samba. Cartola foi responsável por clássicos como ''As rosas não falam'', ''Tive Sim'' e ''Quem me vê sorrindo'', entre outras composições. O documentário tem como base entrevistas com amigos, parceiros e pessoas que conviveram com o compositor.

No comments: