Tuesday, October 13, 2009

Morango e Chocolate - Cineclube Lanterninha Aurélio


Morango e Chocolate no Cineclube Lanterninha



O Cineclube Lanterninha Aurélio faz uma homenagem à cultura hispânica neste mês. Para dar sequência ao ciclo yo soy yo e mis circunstancias, será exibido nesta quarta, dia 14/10, Morango e Chocolate. O filme cubano de Tomás Gutiérrez Alea e Juan Carlos Tabió é baseado no conto El bosque, el lobo y el hombre nuevo do roteirista Senal Paz. A apresentação do filme será feita pela Ana Paula Cantarelli, assim como Angelise, que fez a excelente apresentação na semana passada, também é estudiosa da literatura espanhola.


A história remete à Havana de 1979, onde dois personagens antagônicos se cruzam: David (Vladimir Cruz), estudante universitário que acredita na essência da Revolução Cubana e nas suas grandes realizações, e Diego (Jorge Perugorria), um artista dissidente que luta contra o preconceito a que são submetidos os homossexuais em Cuba e que exige o direito da liberdade de expressão num governo autoritário. A discussão travada entre ambos revela os dois lados da Revolução Cubana. David, filho de camponês que teve acesso à universidade pública, vê nessas conquistas o verdadeiro sentido da Revolução, enquanto Diego, homossexual que sofre discriminação em seu país, contesta, a todo o momento, a visão unilateral da Revolução que David defende. O conflito pessoal que se estabelece entre eles propicia reflexões sobre o regime comunista e sobre as condições de liberdade do povo cubano.


O longa metragem ganhou o prêmio de melhor filme no Festival de Havana e no Festival de Gramado, além de premiações em Berlim (1994). Foi o primeiro filme a cruzar os limites de Cuba e entrar no grande circuito comercial, sendo indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Direção de Tomás Gutiérrez Alea e Juan Carlos Tabió
Cuba, 1994, 105’

O que: Morango e Chocolate
Onde: Cineclube Lanterninha Aurélio
Quando: 14/10/09 – às 19 horas
Quanto: de graça

Confira a programação das próximas semanas:
21/10 – Segunda-feira ao Sol (França, Espanha, Itália, 2002)
28/10 – Mamá Cumple 100 Años (Espanha, França, 1979)

O Cineclube Lanterninha Aurélio exibe sessões regulares todas as quartas-feiras, às 19 horas, no Auditório da Cesma – Rua Professor Braga, 55, sempre com entrada franca.

No comments: