Thursday, April 15, 2010

BRIZOLA – TEMPOS DE LUTA - NO CINECLUBE UNIFRA



Ele é um brasileiro visionário e legalista que se doa por inteiro aos seus ideais. Brizola – Tempos de Luta é mais uma atração do ciclo Olhares que fazem política neste sábado, dia 17, a partir das 4 da tarde no Cineclube UNIFRA.
Dirigido por Tabajara Ruas, o documentário retrata a trajetória política de Leonel de Moura Brizola, mostrando a sua participação como protagonista de períodos da história do nosso país. O Gurizinho, como era chamado, adotou para si o nome do maragato Leonel Rocha. De engraxate à governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, Brizola é considerado um mito para muitos. Foi dele o primeiro grande governo popular de um estado no Brasil. Formado em engenharia civil, colocou a educação sempre em primeiro plano, foi resistente ao Golpe de 1964 e passou 15 anos exilado.
O filme recebeu o Prêmio de Melhor Montagem na categoria Filme-Documentário de Longa metragem, realizado pelo CINE-PE 2008 Festival do Audiovisual de Recife. O documentário conta com depoimentos de Luis Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff, Pedro Simon, Alceu Collares, entre outros.
Bravo Leonel, brasileiro. Longe foi, temor servil. Como não conseguiu alcançar seus ideais e ver nossa pátria livre, morreu pelo Brasil, em 2004. Uma personalidade forte, que irá ressurgir mais forte ainda no cineclube deste sábado.

O ciclo deste mês é em parceria com o curso de História da Unifra.

BRIZOLA – TEMPOS DE LUTA (BRA,2008, 92 MIN)
DIREÇÃO: TABAJARA RUAS

SÁBADO, 17 DE ABRIIL 16 HORAS NO CINECLUBE UNIFRA
SALÃO AZUL DO CONJUNTO I(ANDRADAS, 1614)
ENTRADA FRANCA


Próxima atração do Ciclo Olhares Que Fazem Política:
A Rainha – 24/04

No comments: