Monday, April 25, 2011

CONVITE INTEGRAÇÃO Pré-Conferência Estadual para Artistas/Produtores Culturais de Santa Maria _ RS

Com a finalidade de integrar artistas, produtores e conselheiros culturais de Santa Maria, aproveitando o mote da Conferência Estadual de Cultura, segue ata de um reunião realizada com diferentes organizações da cidade, seguido de uma nova proposta de encontro aberto! Confira!

-----

Ata de Conversações sobre Conferência Estadual de Cultura (a ser realizada dias 29 e 30/04 em Santa Maria)

Local:

Boteco do Rosário, dia 25 de Abril de 2011, 20 horas

Presentes:

Art Publica
(Juliano Siqueira, Pablo Fronza, André Marcos)

Thiago Costa da Silva
, articulador cultural independente

Sala Dobradiça (Elias Maroso, Desirée Tibola, Alessandra Giovanella)

Palco Fora do Eixo (Luise Scherer)

Núcleo Visceral de Imagens Técnicas/Macondo Cineclube
(Carolina Berger, Marcelo Cabala)

Macondo Coletivo
(Lúcia Dalmaso)

Rede Universidade Nômade (Leonardo Palma)

Considerações gerais sobre o encontro:


Este encontro foi realizado mediante um convite aberto, disseminado/divulgado via web, tendo como objetivo tratar questões gerais delimitadas na programação da Conferência Estadual de Cultura. A partir de assuntos apontados e discutidos, surge a necessidade de mobilizar novos encontros junto a demais produtores culturais e ao Conselho Municipal de Cultura, tanto para tratar da conferencia em questão como também gerar, posteriormente, maior integração entre agentes culturais.


Principais Assuntos:


1) Primeiramente, houve contextualização/debate sobre a atual gestão do MinC e a marcante mudança da implementação de suas politicas culturais. Houve relato de alguns agentes culturais sobre as dificuldades no repasse de verbas dos editais e concursos já lançados e ainda não cumpridos. Além do interesse em discutir questões referentes às iniciativas federais, propôs-se também o debate sobre assuntos relacionados a iniciativas municiais e estaduais, visto que a conferência está prestes a ser realizada no município.


2) Composição de estratégias para a participação do evento, iniciada por leitura da programação da Conferência Estadual de Cultura, surgindo, no entanto, as seguintes questões:

a) Estrutura e organização do encontro, visto que a disponibilização pública da programação não aclara a dinâmica e os integrantes das mesas, debates e falas;
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO AQUI -> http://marcelocabala.blogspot.com/2011/04/encontros-previos-conferencia-de.html

b) Grau de articulação das organizações culturais de Santa Maria para o evento.

c) A existência de participação/contribuição do Conselho Municipal de Cultura para a conferência, sendo este um grupo de representantes da produção cultural da cidade.

A partir de tais indagações, propõe-se por meio deste relato um movimento de integração diversificada, sendo convidados os próprios agentes/produtores culturais santamarienses como também os conselheiros municiais da cultura, afim de enriquecer a participação no referido evento. Tal ideia vem ao encontro de um anseio - a curto e médio prazo – para concretizar debates, parcerias e interlocuções entre os diferentes focos da cultura em Santa Maria.

Desta maneira, este documento será amplamente disseminado com a finalidade de marcamos outro encontro pré-conferência.

Sugestão inicial de data, horário e local:

28/04, das 18h às 20h no Boteco do Rosário (Rua do Rosário, 400. Fone: 3025-3043)


Sintam-se todos convidados e sigamos construindo nossa rede! Proliferar encontros e espaços de encontro: a melhor resistência cultural é a criação, afirmar a arte do encontro e a existência criativa.

Programação Conferência Cultura para o Rio Grande Crescer

http://culturaparaoriograndecrescer.blogspot.com/p/programacao.html

No comments: