terça-feira, julho 07, 2009

agenda bunker




Mostra Fragmentos

quinta - 09/07/2009 21 h

Mostra Fragmentos 9 a 31 de julho por Mônica Spohn
abertura às 21 h - entrada franca - após discotecagem bunker -

Mostra Autosucessão Corporal 6 a 31 de julho - por Mônica Spohn (Cesma Café )

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sábado - 11/07/2009

Tributo ao dia mundial do Rock

Show com a banda Strange
Tocando : Rolling Stones, Creedence, Eric Clapton , Oasis e muitos mais ..........

Ingresso : 5 r$


agenda macondo


Quarta 08/07 - Noite Especial Musiartes & Desenho Industrial da Unifra

No palco, alunos da Musiartes executam clássicos do rock. Na discotecagem, o pessoal do curso de Desenho Industrial da Unifra passeia pelas 5 décadas do rock n'roll.

Início: 21h
Ingresso: R$ 5
Entrada franca para estudantes do curso de Desenho Industrial da Unifra

Quinta 09/07 - Rock Esquema Novo apresenta Candy

A banda Candy homenageia o rock britânico, de Beatles a Oasis.

Início: 23h
Ingressos: R$ 6
Free para estudantes até 1 hora

Sexta 10/07 - Tributo à Rita Lee

A banda Casa da Zorra revisita os sucessos da Tia do Rock brazuca.

Início: 23h
Ingressos: R$ 7
Entrada franca para estudantes até a meia-noite

Sábado 11/07 - Daniel Rosa & Saturno Experiment e The Raves (Pelotas)

Circuito Fora do Eixo RS apresenta rock em dose dupla em homenagem ao dia mundial do rock! A psicodelia da Saturno Experiment e o indie rock da The Raves de Pelotas tomam conta do palco do Macondo.

Início: 23h
Ingressos: R$ 6

Woodstock 2º parte Cineclube Lanterninha Aurélio

Dia 13 de julho é o Dia Mundial do Rock. Ele é comemorado desde 1985, quando ocorreu o Live Aid, festival realizado simultaneamente na Filadélfia (EUA) e em Londres (Inglaterra) pelo fim da fome na Etiópia, que reuniu diversos e famosos nomes do mundo do rock. O Cineclube Lanterninha Aurélio, é claro, mais uma vez não vai ficar fora desta festa. Para isso, ele afina seus acordes e entra no embalo promovendo o Ciclo Rock’n Roll não se aprende nem se ensina. Para dar continuidade ao ciclo, nesta quarta será apresentada segunda parte do folme Woodstock.

Lançado em 1969, o documentário original retrata o maior festival de música no período da contra-cultura americana. A festa, ao ar livre, durou três dias e três noites, em Woodstock, uma fazenda localizada aos arredores de Nova York. Ela reuniu cerca de 500 mil pessoas sob o tão conhecido lema "sexo, drogas e rock"n"roll". O filme exibido no Cineclube é uma nova versão remasterizada do Woodstock - Onde tudo começou, chamada Woodstock - 3 Days of Peace and Music, lançado recentemente em comemoração ao 40º aniversário do festival. O documentário se propõe a mostrar quase tudo que aconteceu durante aqueles dias em Woodstock, por isso essa nova versão é apresentada em 225 minutos, por isso da exibição em 2 partes, como se fosse um seriado.

A curadoria desse ciclo foi escolhida pelo apresentador da Rádio Itapema FM, Márcio Grings, e está incluída na programação da emissora do Grupo RBS, Mês do Rock. Para incrementar o ciclo, rola um exposição fotográfica no hall do auditório rélio. A mostra é um apanhado de imagens da cena roqueira de Santa Maria capturadas por Marcelo Cabala e Estela Fonseca

Direção de Michael Wadleigh
EUA, 1969, 225’

O que: Woodstock - 3 Days of Peace and Music
Onde: Cineclube Lanterninha Aurélio
Quando: 08/07/09 – às 19 horas
Quanto: de graça

Confira as próximas atrações:

15/07 – Hair – Direção Milos Forman, 1979
22/07 – Control – Direção Anton Korbijn, 2007
29/07 – Show com a banda OutHouse com intervenções audiovisuais projetadas no telão (imagens ligadas ao Rock’n’Roll)

O Cineclube Lanterninha Aurélio exibe sessões regulares todas as quartas-feiras, às 19 horas, no Auditório da Cesma – Rua Professor Braga, 55. Acesse o blog do Lanterninha.

Assessoria de Comunicação da Cesma




quarta-feira, julho 01, 2009

Cineclube Lanterninha mês do rock

Cineclube Lanterninha

Projeto Cultural CESMA -Santa Maria/RS - desde 1978
Filiado ao CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros


01/07 – Woodstock – Direção Michael Wadleigh, 1969 parte 1

Woodstock é um documentário, lançado em 1970, sobre o lendário festival de mesmo nome, que aconteceu em 69 e se tornou ícone do movimento hippie e da contracultura. Dirigido por Michael Wadleigh, editado por Martin Scorsese e Thelma Schoonmaker, entre outros, Woodstock venceu o Oscar de “Melhor Documentário” e foi indicado ao Oscar de "Melhor Trilha-Sonora" e "Melhor Edição". Em 1994, foi lançada a versão oficial do diretor, expandida para 225 minutos.



08/07 – Woodstock – Direção Michael Wadleigh, 1969 parte 2

15/07 – Hair – Direção Milos Forman, 1979

Recriada por Milos Forman, diretor vencedor do Oscar, e pelo roteirista Michael Weller, esta versão para o cinema do fenômeno da Broadway se classifica "entre os melhores musicais de todos os tempos" (The Hollywood Reporter). Recém-chegado do interior, Claude Bukowski (John Savage) chega à Nova Iorque onde pretende se alistar para a guerra do Vietnã. Lá ele conhece um grupo de hippies no Central Park e se apaixona pela bela Sheila (Beverly D'Angelo). Claude fica amigo de Berger, o líder pacifista dos hippies (Treat Williams), que o convida para irem de penetras à festa de Sheila e lá declarar seu amor. Claude vai parar na cadeia, depois no lago do Central Park e por fim no exército. Mas o esforço final de Berger para salvar o amigo do Vietnã acaba dando margem a uma surpresa do destino com conseqüências chocantes.


22/07 – Control – Direção Anton Korbijn, 2007

A vida de Ian Curtis, o genial vocalista e líder de uma das maiores bandas dos anos 80, Joy Division, virou filme, nas mãos do diretor Anton Corbijn. O longa-metragem é baseado no livro “Touching From a Distance”, da viúva de Ian, Deborah Curtis e conta uma versão particular tanto na carreira quanto na vida pessoal do músico. O filme mostra que Curtis (Sam Riley) teve uma trajetória curta e intensa. Ficou famoso por seu talento de letrista e por suas performances épicas à frente da banda. Sofrendo com os ataques de epilepsia, sem saber como lidar com o seu talento e dividido entre o amor por sua mulher Debbie (Samantha Morton) e sua filha, e um caso extraconjugal com a jornalista belga Annik Honoré (Alexandra Maria Lara), se enforcou.

29/07 – Show com a banda OutHouse com
interveções audiovisuais projetadas no telão (imagens ligadas ao Rock’n’Roll)

+ exposição fotográfica : estela fonseca e marcelo cabala
+ banca de camisetas e cds ( cesma in blues ) no hall do Auditório
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Cineclubismo

Debates e sessões - quartas-feiras - 19 horas - entrada gratuita
Auditório João Miguel de Souza - Centro Cultural Cesma – 3º andar
Rua Professor Braga, 55 - Centro - Santa Maria / RS
cineclubelanterninhaurelio@gmail.com

www.cineclubelanterninhaaurelio.blogspot.com
Telefone - 55 3221 9165 - 3222 8544

quinta-feira, junho 25, 2009

Banda de Vitória-ES se apresenta na Cesma




A banda capixaba Sol na Garganta do Futuro se apresenta no Auditório da Cesma dia 29/06, segunda-feira, às 19h30min. A banda trabalha com a junção de música e texto falado, poemas, notícias de jornais, diálogos de filmes. Tem um formato experimental, ligado à performance no palco, e se utiliza de elementos diversos. Sol na Garganta do Futuro surgiu em 2001, e tem uma formação bem diversa, desde jornalista,s produtores audiovisuais à escritores. Ela passeia pelo samba, rock, funk carioca, bossa, blues e pelo jazz.

A banda atua no movimento MPB (Música para Baixar), ou seja, defende a licença e estimula outros artistas a permitirem a livre circulação de suas obras. Todo o material produzido pela Sol na Garganta do Futuro é por meio de softwares livres, licenciado e disponibilizado para download gratuito na internet.

A atividade que encerra a comemoração de aniversário da Cooperativa tem entrada franca e é promovida em conjunto com o DCE da UFSM e com o Macondo Lugar. Quem puder doar alimentos ou roupas, haverá arrecadação na entrada do auditório. Os itens arrecadados serão doados à entidades de Santa Maria.

Para conhecer o trabalho da banda acesse os links abaixo.

www.myspace.com/solnagarganta

http://www.youtube.com/solnagarganta

www.fotolog.net/solnagarganta

Contatos:

solnagarganta@yahoo.com.br

27 32220433 / 99396176 / 92932158

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Cesma

Rua Professor Braga, 55 - Centro - Santa Maria / RS
Auditório João Miguel de Souza - Centro Cultural Cesma – 3º andarTelefone -

55 3221 9165 - 3222 8544

www.cesma.com.br

terça-feira, junho 23, 2009

bunker >> eletrônica/metal core/rock alternativo

Quinta-feira 25/06/2009

Mondo Cane - Radio Show vol 2

Repetindo o sucesso de quinta - feira passada retornamos a excelente discotecagem com o nosso querido e amigo dj Wandeclayt M. Noite eletrônica e anos 80.

23h
R$ 1,99
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Sexta-feira 26/06/2009

Show com a banda Alive (Metal / Hardcore / Industrial ) - Santiago - RS

ALIVE mostrará no Bunker as músicas que estarão no seu primeiro EP (Cd com 6 faixas) a ser lançado em julho intitulado "The Other Side".

E mais releituras de

Killswitch Engage
Shadows Fall
Bullet For My Valentine
In Flames
Pantera
Sepultura

23h R$ 5,00
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Sábado - 26/06/2009

Show com a banda Sonnets (Rock) - Santa Maria - RS

Sonnets mostrará suas novas músicas no Bunker

E mais releituras de

Echo and the bunnymen
The Beatles
Rolling Stones
Oasis

+ discotecagem de rock alternativo a cargo da banda

23h

Ingressos a R$ 4,00 com a banda e no Bunker
e R$ 6,00 na hora





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bunker

Floriano Peixoto, 1592
santa Maria - RS
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www.obunker.com
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perfil no orkut

http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=2837827440185046637&pcy=3&t=0

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perfil no twitter

https://twitter.com/obunker

perfil no território independente

http://territorioindependente.ning.com/profile/obunker

Encerramento do ciclo allons au cinèma Cineclube Lanterninha Aurélio


Cineclube Lanterninha Aurélio
Projeto Cultural CESMA -Santa Maria/RS - desde 1978
Filiado ao CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros


allons au cinèma
vamos ao cinema
junho 2009 - O ano da França no Brasil

24/0/06/2009 - A regra do Jogo
Direção e Roteiro: Jean Renoir
França , Drama e Comédia , 110 min , 1939

O aviador André Jurieux bateu recordes de vôo, mas só consegue pensar em sua amada Christine, mulher do aristocrata Robert de la Cheyniest. Jurieux consegue com um amigo um convite para a casa de campo em que o casal está dando uma grande festa de caça. Os sorrisos cordiais dos convidados escondem, porém, segredos e sentimentos, e o resultado disso é um assassinato.


Cineclubismo

Debates e sessões - quartas-feiras - 19 horas - entrada gratuita
Auditório João Miguel de Souza - Centro Cultural Cesma – 3º andar

Rua Professor Braga, 55 - Centro - Santa Maria / RS
Telefone - 55 3221 9165 - 3222 8544

cineclubelanterninhaurelio@gmail.com
www.cineclubelanterninhaaurelio.blogspot.com
www.cesma.com.br

agenda macondo



Quinta 25/06 - A La La Party

As garotas do Bazar Las Chicas de Ayer põem todo mundo pra dançar ao som das canções mais cool do rock, do indie, do pop e do eletro. Na pista: Yelle, The Kills, CSS, Lady Gaga, Klaxons, Ting Tings, Copacabana Club e muiiito mais.

Hostess – Decoração – Neon Sticks – Jello Shots - Bazar Las Chicas de Ayer - Exposição Fernanda Bona - Produções Emmanuel Hair Style

Início: 23h
Ingresso: R$ 6
Free para estudantes até a 1h

Sexta 26/06 - Tributo às Velhas Virgens

A banda Cadillac 69 homenageia o rock desaforado das Velhas Virgens. Discotecagem Rock até a medula!

Início:23h
Ingresso: R$ 7
Entrada franca para estudantes até a meia-noite



Sábado 27/07 - Sálvia

Comemorando 6 anos de atividade, a Sálvia toma de assalto o palco do Macondo para instalar o reino da alegria! Entre clássicos do reggae, do rock e do samba-rock, aprecie também as novas músicas da banda

Início: 23h
Ingresso: R$ 7






www.macondolugar.com.br

“Dispositivos de Memória”.




Prefeitura Municipal de Santa Maria

Secretaria de Município da Cultura




A Prefeitura Municipal de Santa Maria, através da Secretaria de Município da Cultura, tem o prazer de convidá-los para a vernissage, na sala Monet Plaza Arte, para apreciar instalação artística realizada por Janaína Falcão, intitulada “Dispositivos de Memória”.



Data: 23 de junho de 2009

Local: sala de exposições Monet Plaza Arte

Hora: 18h30min

quinta-feira, junho 18, 2009

Sala Dobradiça

Data: 19/06/2009


Local: Sala Dobradiça - subsolo Macondo Lugar - 22:15

A Sala Dobradiça, na Programação do 2º FETISM apresenta o trabalho site specific:

"SD/2 +"


Mariana Sesma, Alinne Zucolotto e Daniel Oliveira

Como acontece com trabalhos Site Specific, “SD/2 +” foi concebido a partir de um diálogo com o próprio espaço. O espaço em questão, a Sala Dobradiça, chama atenção por sua configuração espacial – poucos m², paredes escuras e teto muito baixo - que confere uma sensação de sufocamento ao visitante.

A partir dos ambientes externo e interno da sala, os três estudantes de Artes Visuais buscam evidenciar as características do local, afim de que os espectadores percebam mais conscientemente o ambiente pequeno e fechado do interior e o ambiente aparentemente mais 'livre', no entanto, cercado de grades do exterior.

Abertura dia 19 de junho às 22:15, depois do espetáculo e debate caloroso, mais aconchego e arte no nosso buraco quente!

Mais informações sobre o trio podem ser encontradas no blog do Atelier Objeto-arte e Multimeios: www.objetomultimeios.wordpress.com

quarta-feira, junho 17, 2009

Fim da exigência do Diploma de jornalista abre novas formas de lutas pós mídias digitais

Os Pré-Cogs estão chegando!

(Ivana Bentes para Carta Capital)

Finalmente caiu o diploma de jornalista! Em votação histórica no Supremo Tribunal Federal.

O fim da exigência do diploma para se exercer o jornalismo no Brasil (como em tantos paises do mundo inteiro) abre uma série de novas questões e debates sobre o campo da Comunicação pós-midias digitais, bem mais interessantes que o velho muro das lamentações corporativas. Agora, será necessário constituir novos “direitos” para jornalistas e não-jornalistas, free-lancers, blogueiros e midialivristas terão que inventar novas formas de lutas, comuns.

O fim do diploma tira da “invisibilidade” a nova força do capitalismo cognitivo, as centenas e milhares de jovens free-lancers, autônomos, midialivristas, inclusive formados em outras habilitações de Comunicação, que eram impedidos por lei de fazer jornalismo e exercer a profissão e que, ao lado de qualquer jovem formado em Comunicação, constituem hoje os novos produtores simbólicos, a nova força de trabalho “vivo”.

Vamos finalmente sair do piloto automático dos argumentos prontos “de defesa do diploma” que sempre escamotearam alguns pontos decisivos:

1. O fim da exigência de diploma para trabalhar em jornalismo não significa o fim do Ensino Superior em Jornalismo, nem o fim dos Cursos de Comunicação que nunca foram tão valorizados. Outros cursos, extremamente bem sucedidos e disputados no campo da Comunicação (como Publicidade) não tem exigência de diploma para exercer a profissão e são um sucesso com enorme demanda. A qualidade dos cursos e da formação sempre teve a ver diretamente com projetos pedagógicos desengessados, com consistência acadêmica, professores de formação múltipla e aberta, diversidade subjetiva e não com “especificidade” ou exigência corporativa de diploma.

2. As empresas de jornalismo e comunicação são as primeiros a contratarem os jornalistas com formação superior. NA UFRJ, por exemplo, os estudantes de Comunicação e Jornalismo são “caçados” pelas empresas que dão preferência aos formados, com nível superior em Comunicação, por que mudariam?

3. Esse papo de “quem é contra o diploma faz o jogo do patrões”, é uma velha ladainha, repetida no piloto automático da frases feitas. Raciocínio que é bem mais conservador e retrógrado que o próprio discurso das empresas/mercado que precisa empregar quem tem formação de qualidade. Que precisa de profissionais qualificados,capazes de entender os novos ambientes pós-digitais, capazes de fazer redes e de inovar em diferentes campos.

4. Os jornais já burlam a exigência de diploma pagando os MAIORES salários da Redação aos não-jornalistas, cronistas, articulistas, editorialistas, muitos SEM diploma (a exigência de diploma nunca alterou esse quadro!). As Universidades não precisam formar os “peões” diplomados, mas jovens capazes de exercer sua autonomia, liberdade e singularidade, dentro e fora das corporações, não profissionais “para o mercado”, mas capazes de “criar” novos mercados, jornalismo público, pós-corporações.

5. Nada justificava a “excepcionalidade” do diploma para os jornalistas que criou uma “reserva de mercado” para um pequeno grupo e que diminuía a empregabilidade de jovens formados em cinema, rádio e TV, audiovisual, publicidade, produção editorial, etc. proibidos pelo diploma de exercer…..jornalismo.

Até agora, nenhuma entidade corporativa defendeu nem pensou em uma SEGURIDADE NOVA para os free-lancers, os precários, os que não tem e nunca terão carteira assinada. É hora das associações, federações, sindicatos mudarem o discurso do século XIX e entrarem no século XXI buscando uma nova forma de SEGURIDADE PARA OS PRECÁRIOS, OS NÃO DIPLOMADOS, OS MIDIALIVRISTAS, o fim do diploma aponta para essas novas lutas.

O raciocínio corporativo constituiu até hoje uma espécie de “vanguarda da retaguarda”, discurso, fabril, estanque, de defesa da “carteira assinada” e “postos de trabalho “, quando no capitalismo cognitivo, no capitalismo dos fluxos e da informação o que interessa é qualificar não para “postos” ou especialidades (o operário substituível, o salário mais baixo da redação!), mas para CAMPOS DO CONHECIMENTO, para a produção de conhecimento de forma autônoma e livre, não o assujeitamento do assalariado, paradigma do capitalismo fordista.

A idéia de que para ter “direitos” é preciso se ‘assujeitar” a uma relação de patrão/empregado, de “assalariamento”, é uma idéia francamente conservadora!

O precariado cognitivo, os jovens precários das economias criativas estão reinventando as relações de trabalho, os desafios são enormes, a economia pós-Google não é a Globo fordista, não vamos combater as novas assimetrias e desigualdades com discursos e instrumentos da revolução industrial.

Devemos lutar não por cartórios do século XIX, mas pelos novos movimentos sociais de organização e defesa do precariado, lutar pela AUTONOMIA fora das corporações, para novas formas de organização e seguridade do trabalhador livre do PATRÃO E DA CORPORAÇÃO.

A General Motors nos EUA e as fábricas fordistas não vão falir sozinhas, levarão juntos o capitalismo fabril, patronal, corporativo e o arsenal conceitual, os discursos, que não conseguem mais dar conta, nem explicar, as mudanças.

Acabou o diploma de Jornalismo, mas o diploma/formação de Comunicação nunca foi tão importante! Vamos agora pensar o jornalismo público, o jornalismo do comum! E, antes que eu me esqueça: isso não tem nada a ver com “neoliberalismo”, vamos parar de repetir duas ou três frases clichês!

Existem hoje “revoluções do capitalismo” (titulo do belo livro de Mauricio Lazaratto, inspirado em Antonio Negri e Gilles Deleuze).

Não é a toa que a garotada prefere ir para as Lan Houses ao invés de entrarem para as corporações.

A Comunicação e o jornalismo são importantes demais para serem “exclusivas” de um grupo de “profissionais”. A Comunicação e o jornalismo hoje são um “direito” de todos, que será exercido por qualquer brasileiro, com ou sem diploma.

O capitalismo cognitivo está constituindo um novo processo de acumulação globalizado, que tem como base o conhecimento, as redes sociais, a comunicação, o “trabalho vivo” (Negri. Lazaratto. Cocco), existem, claro, novas formas de exploração e assujeitamento, mas também novas formas de luta!

Adeus ao proletariado fabril, diplomado ou não, viva o precariado cognitivo, os Pré-Cogs que estão chegando e são a base da comunicação, base das tecnologias da informação, base da economia do conhecimento, que alimenta a inovação e as novas lutas.

Viva a formação superior em Comunicação, em Jornalismo, viva as Escola Livres de Jornalismo e as novas dinâmicas mundanas de ensino/aprendizado e trabalho “vivo”.

Ivana Bentes é professora e diretora da Escola de Comunicação da UFRJ, é formada em Comunicação com habilitação em jornalismo.

Twitter @ivanabentes

terça-feira, junho 16, 2009

Projeto Antropologia e Cinema III

NECON( Núcleo de Estudos Contemporâneos)

CONVIDA

Nesta quinta-feira, dia 18/06 ocorre a sessão do filme O Capitão Corelli, Ciclo : Entre Homens e Guerras do Projeto Antropologia e Cinema III.


Exibição e debate sobre o filme O Capitão Corelli (EUA-FRA-ING, 2001), um filme de John Madden. Dia 18/06/2009 às 14:30 na Sala de Vídeo da Biblioteca Central (campus – UFSM). A atividade e gratuita e fornecerá certificado de 4 horas por cada exibição.



Debatedores convidados:

André Fertig (Prof. UFSM)

Neiva Rosa Garcia (Prof. UFSM)

Márcia Chiaulera (Mestranda em Ciências Sociais - UFSM)



Sinopse: Em Plena Segunda Guerra Mundial a Grécia é invadida pela Itália, que envia pra a região legiões e soldados. O capitão do exército apaixona-se por uma jovem habitante de uma ilha grega. Envolvido com os moradores da ilha, ele começa a questionar suas razões de estar na guerra.

segunda-feira, junho 15, 2009

Cineclube Lanterninha Aurélio

Cineclube Lanterninha Aurélio
Projeto Cultural CESMA -Santa Maria/RS - desde 1978
Filiado ao CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros

allons au cinèma ?
vamos ao cinema ?
junho 2009 - O ano da França no Brasil


17/06/2009 - Os Incompreendidos
Direção e Roteiro : François Truffaut
França , Drama , 99 min , 1959

Antoine Doinel (Jean-Pierre Léaud) é o filho negligenciado de Gilberte Doinel (Claire Maurier), que parece ter tempo para tudo menos o bem-estar da criança. Julien Doinel (Albert Rémy) não é o pai biológico, mas cria o menino como se fosse seu filho. Gilberte está tendo um caso e não se surpreende quando, por acaso, Julien fica sabendo que Antoine não está indo à aula, pois ela sabia que na hora do colégio o filho a tinha visto com seu amante.

A situação se agrava quando Antoine, para justificar sua ausência no colégio, "mata" a mãe. Quando seus pais aparecem na escola, a verdade é descoberta e Julien o esbofeteia na frente de seus colegas. Após isto ele foge de casa e arruma um lugar para dormir. Paralelamente seus pais culpam um ao outro pelo comportamento dele, após lerem a carta na qual ele se despede. No outro dia Antoine vai à escola normalmente.

Lá sua mãe o encontra e se mostra preocupada por ele ter passado a noite em uma gráfica. Ela alegremente o aceita de volta, mas os problemas não acabam.
Antoine se desentende com um professor, que o acusa de plagiar Balzac. Como ele odeia a escola, sai de casa de novo e para viver é obrigado a fazer pequenos roubos.

Recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Roteiro Original.

- Recebeu 2 indicações ao BAFTA, nas categorias de Melhor Filme e Melhor Revelação (Jean-Pierre Léaud).

- Ganhou o Prêmio Bodil de Melhor Filme Europeu.

- Ganhou o prêmio de Melhor Diretor e o Prêmio OCIC, no Festival de Cannes.

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Cineclubismo

Debates e sessões - quartas-feiras - 19 horas - entrada gratuita
Auditório João Miguel de Souza - Centro Cultural Cesma – 3º andar

Rua Professor Braga, 55 - Centro - Santa Maria / RS
Telefone - 55 3221 9165 - 3222 8544

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segunda feira das 14h às 20 h
terça à sexta feira 9 h às 12 h
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sábado das 9h30min às 13 h