Monday, May 08, 2006

Cineclube Unifra


Cineclube Unifra
Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas

Direção: Tim Burton
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 125 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2003

Sinopse

Ed Bloom (Albert Finney) é um grande contador de histórias. Quando jovem Ed saiu de sua pequena cidade-natal, no Alabama, para realizar uma volta ao mundo. A diversão predileta de Ed, já velho, é contar sobre as aventuras que viveu neste período, mesclando realidade com fantasia.

As histórias fascinam todos que as ouvem, com exceção de Will (Billy Crudup), filho de Ed. Até que Sandra (Jessica Lange), mãe de Will, tenta aproximar pai e filho, o que faz com que Ed enfim tenha que separar a ficção da realidade de suas histórias.

Premiações

- Recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Trilha Sonora.

- Recebeu 4 indicações ao Globo de Ouro, nas seguintes categorias: Melhor Filme - Comédia/Musical, Melhor Ator Coadjuvante (Albert Finney), Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original ("Man of the Hour").

- Recebeu 7 indicações ao BAFTA, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Albert Finney), Melhor Roteiro Adaptado, Melhores Efeitos Especiais, Melhor Maquiagem e Melhor Desenho de Produção.

Curiosidades

- Steven Spielberg esteve interessado em levar Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas para o cinema, mas teve que abandonar o projeto devido a sua agenda cheia. A intenção de Spielberg era ter Jack Nicholson como protagonista do filme.

- Ewan McGregor foi contratado para atuar no filme após os produtores notarem as semelhanças físicas que possuía com Albert Finney.

- Este é o 2º de 4 filmes em que o diretor Tim Burton e a atriz Helena Bonham Carter trabalham juntos. Os demais foram Planeta dos Macacos (2001), A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005) e A Noiva-Cadáver (2005).

- Este é o 1º de 2 filmes em que o diretor Tim Burton e o ator Albert Finney trabalharam juntos. O posterior foi A Noiva-Cadáver (2005).

- A máquina de café da manha que Ed Bloom apresenta em uma feira de ciências é a mesma que aparece em As Grandes Aventuras de Pee Wee (1985), filme de estréia do diretor Tim Burton.

- O orçamento de Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas foi de US$ 70 milhões.

Dia: 13/05/2006 - 16 horas
Local: Unifra - Salão Azul
Rua dos Andradas 1614 - Santa Maria - RS

Próximas exibições

- Ed Wood (dia 20)
- Marte Ataca ! (dia 27)

Mais informações pelo e-mail projetocineclube@yahoo.com.br
ou pelo telefone 3025.1202 ramal 245, pela manhã.

No comments: