Saturday, January 06, 2007

Texto e programação dos filmes. Cineclube Lanterninha Aurélio

NÓS ESTAMOS DE VOLTA... E NÃO ESTAMOS FELIZES!!


Ao final de 2006 nossa avaliação é muito positiva, sediamos a 26ªA Jornada Nacional de Cineclubes e o 2º Encontro Ibero-Americano de Cineclubes, com mais de 100 cineclubistas de todo o país e mais convidados de outros sete países. Isso é um marco para Santa Maria e para o movimento cineclubista brasileiro.

Reafirmamos as exibições regulares das quartas-feiras com mais de 50 sessões,
contabilizando um público de 1.651 espectadores (levando em conta somente assinaturas de nosso livro), ainda outras 18 sessões itinerantes em pontos diversos da cidade. Some a isso, o acompanhamento de algumas atividades do Cineclube Vaga-Lume de Caçapava, do Alvorada de São Sepé, e o auxílio à formação do Cineclube Irmão Ademar de Faxinal do Soturno. Também destacamos nossa parceria com o Cineclube UNIFRA, na realização da Jornada, onde também foi eleita a nova Diretoria do CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros e que coube ao Lanterninha Aurélio e a CESMA, a Vice-Presidência do Conselho, com mandato de dois anos.

Foi em Santa Maria ainda, que vários cineclubistas do país criaram o Circuito Cineclubista de Estréias - CCE, que exibe curtas-metragens em vários estados brasileiros, dividindo as curadorias por cineclubes, como, por exemplo, os célebres críticos e cinéfilos franceses que, de seus encontros, fizeram surgir uma das principais publicações sobre a arte cinematográfica, a revista Cahiers du Cinema, a bíblia dos cinéfilos, criada em 1951.

Os cineclubes formam cidadãos mais críticos, formam também grandes cinéfilos, críticos de cinema e cineastas. Mas, acima de tudo, o que vale é a afirmação de um espaço democrático e plural para se discutir cinema, arte, vida, mundo!

Desde 1978 o Lanterninha arma seu projetor e exibe filmes. Então, venha para o
debate! Venha para o filme! Venha fazer cineclubismo conosco! Venha construir.

Na primeira curadoria de 2007 propomos clássicos políticos e.... vamos ao que
interessa: o debate e a exibição. Vamos de filmes com lágrimas, injustiças e torturas. Vamos ver e rever histórias que calam fundo nas vidas marcadas por guerras, exílios, torturas e ditaduras. Filmes densos e outros que revelam humor para encarar o que parece inverossímil.

Cineclube está aí para rever injustiças. Para debater a história. Para emocionar quem programa os filmes e quem os assiste. SOMOS responsáveis por organizar o circuito em suas regiões. Aqui no sul o Lanterninha Aurélio tem feito este trabalho e o circuito, em cinco meses, atingiu um público estimado de duas mil pessoas/mês. A curadoria do Lanterninha levou dez produções santa-marienses para serem debatidas e assistidas em várias cidades brasileiras. Hoje, Santa Maria é considerada um pólo cineclubista no país.

No entanto, ao final do ano também foi veiculada uma entrevista em jornal local que
insinua que nossa prática pode ser pirata ou até mesmo ilegal.
Isso não é verdadeiro. Em julho passado, esse mesmo jornal veiculou uma longa
entrevista com o cineclubista e cineasta, Antônio Claudino de Jesus, Presidente do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros e Vice-Presidente da Federação Internacional de Cineclubes, que pontuou de forma clara e objetiva o conceito da atividade cineclubista e atual situação política do movimento. Também esclarece nossa forma de atuação e as atividades que promovemos, bem como a importância
dos cineclubes para o cinema brasileiro e mundial.

É válido lembrar que o Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros foi convidado para ser membro do Congresso Brasileiro de Cinema, tamanha sua valorização. Cineastas de todo o mundo reconhecem nesses locais a verdadeira idéia de cinema, enquanto expressão artística e transformadora. Então, uma boa lida na matéria
do mesmo jornal de cinco meses atrás poderia ter dado o contraponto à entrevista veiculada em dezembro, mas preferem polemizar. Que seja!

Mas, vamos lá. Continuamos nosso trabalho. Sabemos da importância do movimento cineclubista para a formação da cidadania, para nosso censo de indignação, para a luta por uma sociedade mais justa, sem preconceitos ou "verdades" estabelecidas
sabe-se lá por quem, sem nenhum tipo de contestação. Então, vamos contestar,discutir, exibir.

Desde o Chaplin Club, criado em 1928 no Rio de Janeiro, passando pela Cinemateca e o Clube de Cinema de São Paulo e de Porto Alegre, nos anos quarenta, chegando ao Clube de Cinema de Santa Maria, nos anos cinqüenta, sabemos o quanto esses espaços
são vitais para as cidades.

Devemos lembrar dos cineclubes espalhados pelo mundo TODOS CINECLUBISTAS! Acima de tudo para romper barreiras e mostrar coisas que, na vida real, aconteceram e acontecem, mas que devemos fazer de tudo para que não aconteçam mais.

Utopia? Pode ser. Mas como não acreditar nela. É ela que faz abrirmos a tela, ajeitarmos o foco e mandar ver cenas. Milhares de frames e fotogramas. Sim, estamos aqui e é assim que continuaremos. O cineclubismo está em nosso sangue, em nossas
vidas, e por ele estamos aqui: Vivos!!!

Isso é um divisor de águas. Estamos aqui para fazer compartilhar, dividir,cooperativar. Estamos aqui porque acreditamos em formas associativas. Em formas de nos completar. De fazer acontecer!

Bom debate sobre cinema e boas sessões para todos. Para todos vocês, cineclubistas, críticos, realizadores, jornalistas e interessados na arte cinematográfica e sempre prontos a manifestar seu repúdio contra injustiças!!!

Texto:
Luiz Alberto Cassol e Paulo Henrique Teixeira

Coordenação do Cineclube Lanterninha Aurélio

Equipe:
fernando krum, francele cocco, marcelo cabala, marcos borba,
maurício canterle, luis fernando rodrigues, luiz alberto cassol e paulo
henrique teixeira.


Projeto cultural CESMA -Santa Maria/RS -desde 1978

Filiado ao CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros


CENTRO CULTURAL CESMA

Rua Professor Braga, 55 - Centro - Santa Maria - RS - Brasil

Debates e sessões todas quartas-feiras, às 19h. Entrada franca

www.cesma.com.br/cineclube
cineclubelanterninhaaurelio@gmail.com
Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=197704

-----------------------------
Ciclo Janeiro

Guerras, Ditadores, Políticas, Exílios, Injustiças...

3 de Janeiro de 2007 - A História Oficial
Diretor: Luis Puenzo
Gênero: Drama
País de Origem: Argentina
Duração: 112 min

Sinopse: Na Buenos Aires de 83 , o casal Roberto e Alicia vive em paz com Gaby , sua filha adotiva.A chegada de uma amiga do exilio revela o absurdo do regime militar argentino.Alicia começa a tomar conhecimento da cruel realidade do regime militar argentino , passando a questionar todas as suas certezas e o que considerava como verdade. Uma realidade para a qual a Alicia não estava preparada, mas que agora terá de enfrentar com todas as suas consequencias.

-----------------------

10 de Janeiro de 2007 - A Noite de São Lourenço

Diretor: Paolo Taviani, Vittorio Taviani
Gênero: Drama
País de Origem: Itália
Duração: 106 min

Sinopse: Durante a II Guerra Mundial , os humildes habitantes da aldeia na Toscana enfrentam os invasores alemães com solidariedade, amor e vontade de viver.
--------------------
Cultura na SEDUFSM apresenta documentário sobre ' versões' do Fórum Social Mundial

Neste dia 17 de janeiro, às 19h30min o Cineclube Lanterninha Aurélio se transfere para o auditório da SEDUSFSM, por isso, não teremos sessão no auditório da CESMA. Voltamos na proxima quarta, dia 24, como o filme "Terra Estrangeira".

Em janeiro, o Cultura na SEDUFSM apresenta a temática "Versões - olhares sobre o Fórum Social Mundial". Haverá sessão de cinema, com o documentário intitulado "Versões", que tem a direção de Luiz Alberto Cassol e Carolina Berger e será exibido no dia 17, às 19h30min no auditório da seção sindical.

O vídeo trata sobre jornalistas de todo o mundo que cobrem o FSM. Foram 16 entrevistados, de veículos de comunicação do Brasil, Holanda, Suíça, Alemanha, Chile, Espanha, Canadá, EUA e também comunicadores da imprensa independente. Idéias diferentes, recortes diferentes de um mesmo lugar, o Fórum Social Mundial.

Após a exibição será realizado um debate dos olhares sobre o Fórum Social Mundial com Luciano Ribas, Secretário de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria e Rondon de Castro , professor do curso de Jornalismo da UFSM, tendo a coordenação do próprio diretor do vídeo, Luiz Alberto Cassol.
A entrada é franca.

A SEDUFSM fica na rua André Marques, 665.
Fone: 3222 5765


---------------------------

24 de Janeiro de 2007 - Terra Estrangeira

Diretor: Walter Salles
Gênero: Drama
País de Origem: Brasil
Duração: 100 min

Sinopse: O plano econômico do governo Collor projeta o país no caos. A vida de Paco, um jovem estudante paulista, desmorona com a morte da mãe e o fim de um sonho de ser ator. Paco decide deixar o Brasil. Para isso, aceita levar um objeto contrabandeado para Lisboa. Lá, conhece Alex, o amor e o perigo da morte...

----------------------

31 de Janeiro de 2007 - Estado de Sitio

Diretor: Costa-Gavras
Gênero: Drama
País de Origem: Alemanha
Duração: 119 min

Sinopse: Um colaborador dos regimes militares na América do Sul é encontrado morto em um carro. A partir de um fato politico real - o sequestro e assassinato do diplomata-espiâo norte-americano Dan Mitrione, por grupos de esquerda no Uruguai- o diretor retrata o cenário tenso e de medo vivido por vários países a América Latina , como sequestros, torturas assassinatos e intimidações.
--------------------
Fevereiro

Dia 7 - Sacco e Vanzetti (drama, Itália, 1971), de Giuliano Montaldo
- Dois Imigrantes italianos, Nicola Sacco e Bartolomeo Vanzetti, são acusados de assassinato em 1921, condenados a morte e executados em 1927 nos EUA, no famoso erro da justiça norte-americana

Dia 14 - Dr. Fantástico (comédia, Inglaterra, 1964), de Stanley Kubrick
- General americano paranóico coloca em risco a paz mundial ao ordenar ataque nuclear à União Soviética. Narra as possíveis conseqüências, caso um anticomunista e louco general americano tivesse o objetivo de se livrar dos "vermelhos", sem se dar conta de que esse ato poderia dar início à Terceira Guerra Mundial

Dia 21 - O Grande Ditador (comédia, EUA, 1940), de Charles Chaplin
- Sósia judeu toma o lugar de um violento e belicoso ditador. Primeiro filme sonoro de Carlitos, que parodia o racismo dos nazistas, a política hitlerista e faz um apelo à paz. Com o filme, Charles Chaplin passa a uma nova fase do cinema que envolve o uso de som

Dia 28 - Pra Frente Brasil (drama, Brasil, 1983), de Roberto Farias
- Em 1970, o Brasil vibra com a seleção de futebol, enquanto prisioneiros políticos são torturados nos porões da ditadura militar. Mostra uma família tem um de seus integrantes confundido com um ativista político. O inocente desaparece

Lanterninha Aurélio
Sempre às quartas-feiras, às 19h
Rua Professor Braga, 55
Telefone (55) 3222-8544

No comments: