Tuesday, April 17, 2007

Pró-Música


Aqueles acordes que não saem da sua cabeça: uma melodia que fica se repetindo constantemente, e que o tocam de forma mágica. Não há como descrever a sensação que uma boa música traz a quem a ouve; é magia, pura e inexplicável. E essa magia precisa de palavras? E se pudesse ser transcrita no papel, o que ela diria? A alegria de um amor correspondido, a dor da perda, tristezas, desilusões, sofrimento, esperanças... As músicas seriam verbalizadas, concretizando essa magia incompreensível, tornando-a palpável.

A equipe da Seção Literária da revista virtual Speculum aceitou esse desafio. O projeto, denominado Mojo Books, desde o final de 2006 vem canalizando as mágicas sensações de álbuns marcantes na história da música mundial, e registrando-as em e-books, disponíveis a qualquer internauta interessado em boas leituras e trilhas sonoras.

O Pró-Música, antenado nas novidades da rede, traz alguns desses álbuns transformados em e-books. As melodias soturnas de ‘Black Celebration’, da banda inglesa Depeche Mode, o ritmo contagiante de Michel Jackson e seu antológico álbum ‘Thriller’, dentre outros, estarão no Pró-Música dessa quarta-feira, que é o primeiro programa de rádio do Brasil a abordar os Mojo Books.

Os idealizadores desse projeto, Danilo Corsi e Ricardo Giassetti, são os entrevistados dessa semana, e contarão no programa os detalhes dessas transcrições, em descontraído papo com Jeferson Dornelles.
Se um disco pudesse ser convertido em palavras, que história ele contaria? Encontre essa resposta no Pró-Música! Quarta, às 23 horas, nos 800 AM da Rádio Universidade.

__________________________________________________

No comments: