Monday, June 04, 2007

No cerne do afeto



Cineclube Lanterninha Aurélio

Projeto Cultural CESMA -Santa Maria/RS - desde 1978
Filiado ao CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros

Ciclo No cerne do afeto


06/06/2007 - 19 horas


Timor Leste - O Massacre que o Mundo Não Viu

Documentário - 75 minutos - Brasil - 2001
Direção: Lucélia Santos
Roteiro: Pedro Henrique Neschling e Lucélia Santos
Produção: Lucélia Santos


Documentário sobre a história recente do Timor Leste, ex-colônia portuguesa na Ásia. Após se livrar do domínio português, em 1975, o país foi invadido pela vizinha Indonésia, que durante os 25 anos seguintes promoveu o massacre de cerca de um terço da população local. O drama do povo timorense nunca recebeu a devida atenção da comunidade internacional. Em 1999, após um plebiscito supervisionado pela ONU, foi confirmada a autonomia da região. Ao deixarem o novo Estado, as tropas indonésias vandalizaram 99% do território. A diretora e sua equipe chegaram ao Timor Leste um ano depois e registraram por um mês a nova realidade.


--
Cineclubismo

Debates e sessões - quartas-feiras - 19 horas - entrada gratuita

Auditório João Miguel de Souza - Centro Cultural Cesma - 3º andar

Rua Professor Braga, 55 - Centro - Santa Maria / RS
--
www.cesma.com.br/cineclube
cineclubelanterninhaaurelio@gmail.com

Telefone - 55 3221 9165 - 3222 8544.

--------------


No cerne do afeto


Durante os meses de junho e julho, o Cineclube Lanterninha Aurélio propõe este ciclo explicitando a relação de parceria com o Santa Maria Vídeo e Cinema. O SMVC deixou sob responsabilidade do Lanterninha, desde 2003, a mostra "Cinema pelo mundo". Realizamos junto com o 5º SMVC e o CNC – Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, a 26ª Jornada Nacional de Cineclubes e o 3º Encontro Ibero-Americano de Cineclubes. Este ano rola novamente outro Encontro com os companheiros latino-americanos. Mostras de curtas-metragens e oficinas feitas em parceria foram várias. Dividimos curadorias e preocupações, copos e telas, alegrias e decepções, quartos de hotéis espalhados pelo Brasil e refeições baratas na beira das estradas. E assim seguimos... NO CERNE DO AFETO, parafraseando Gilberto Gil. Porque é assim que entendemos esse processo audiovisual que se completa somente quando chega ao público. Sem exibidores, sem festivais, sem CINECLUBES os filmes não teriam sentido de existência. E estamos brigando por um CINEMA PARA TODOS. Estamos brigando pelo acesso ao audiovisual, principalmente o brasileiro que não tem espaço nas salas comerciais e que vê sua produção aumentar cada vez mais. Entendemos que somente os cineclubes ocuparão este espaço para dar vazão à produção brasileira, assim como outras menos digeríveis financeiramente.

Começamos exibindo alguns filmes de realizadores homenageados pelo festival e seguimos com a pré-estréia do Jorge Furtado, "Saneamento Básico – o filme", numa sexta-feira, com a presença do próprio e de outras figuras da Casa de Cinema de POA. O Circuito Cineclubista de Estréias vem de novo, nas últimas quartas. Exibiremos "Demência" do Carlão, "Esses moços" do José Araripe Jr – Secretário do Centro Técnico Audiovisual, que esteve na cidade durante a última Jornada Nacional de Cineclubes e nos brindou com uma cópia autografada do seu primeiro longa-metragem. Esse filme está sendo exibido em algumas pouquíssimas salas de cinema no centro do país e simultaneamente no Canal Brasil, numa inédita tentativa de alcançar um número maior de expectadores. A mostra "Cinema pelo Mundo" será realizada, como já de costume, a partir das 12h aqui no auditório da CESMA, com curtas da América-Latina, Europa e Ásia, realizada em parceria com o MUNDO KINO do México, através do catálogo CINESUD.

Venha dividir o cerne de seu afeto pela tela grande com a gente.
--------------

--------------

No comments: