Friday, July 06, 2007

3 Encontro Ibero Americano de Cineclubes

3 Encontro Ibero Americano de Cineclubes

O Encontro será realizado entre os dias 11 e 14 de julho em Santa Maria, RS e reunirá representantes de mais de 8 países iberoamericanos. CNC comemorará 60 anos da Federação Internacional de Cineclubes.

O encontro abordará, dentre outras questões, os aspectos legais da atividade cineclubista nos diferentes países, o desenvolvimento do Censo Básico sôbre Cineclubismo e Leis de Cinema nos países Ibero Americanos, a organização do movimento na América Latina, o desenvolvimento do catálogo CineSud, e terá como ponto culminante a celebração dos 60 anos de criação da Federação Internacional de Cineclubes.

O evento contará com as presenças do Presidente e do Vice Presidente da FICC, Paolo Minuto e Claudino de Jesus, da Secretária Latino-americana de Cineclubes, Cristina Marchese, que também é Presidente da Federação Argentina de Cineclubes, e de representantes confirmados de vários outros países (Uruguai, México, República Dominicana, Equador, Bolívia, Argentina, Portugal.

Outro evento importante que ocorrerá será a outorga do Troféu "Cineclube", do CNC, e do Prêmio Especial "Don Quixote", da FICC, que será entregue pela segunda vez em um festival na América do Sul ( a primeira foi no 2º Festival Internacional de Atibaia-SP, janeiro passado).

Segundo o Presidente do CNC, Antonio Claudino de Jesus "Esta será mais uma oportunidade de intercâmbio entre os países ibero-americanos, especialmente os latino-americanos, e um momento de reflexão e aprofundamento de questões relevantes para o cinelcubismo em nossa região".

O evento conta com o apoio do Ministério da Cultura através da SAV - Secretaria do Audiovisual, do Santa Maria Cinema e Vídeo, da CESMA - Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria, dos cinelcubes Lanterninha Aurélio e UNIFRA, do Secretariado Latino-Americano de Cinelcubes-FICC e da FICC - Federação Internacional de Cineclubes. Patrocínio do Fundo Nacional de Cultura - MINC.

Visite:
www.cineclubes.org.br
www.pec.utopia.com.br

No comments: