Monday, July 09, 2007

Mostra Cinema Pelo Mundo

Mostra Cinema Pelo Mundo - 6º SANTA MARIA VÍDEO E CINEMA www.smvc.org.br

Terça-feira - 10 de julho - 12h
Cineclube Lanterninha Aurélio - Centro Cultural Cesma


Parceria dos Festivais Oberá/Argentina e Santa Maria/Brasil

Mostra do Festival Internacional de Curtas-Metragens - Oberá en Cortos
Festival Internacional de Curta-Metragens do Nordeste Argentino


Pela Identidade e Diversidade Cultural


"Oberá em Curtas" nasce no ano de 2004, diante da necessidade de fomentar a produção audiovisual no nordeste argentino, buscando o desenvolvimento dos pólos regionais de produção audiovisual, tomando o cinema como ferramenta da construção social, educação, expressão, preservação da liberdade, soberania, identidade e diversidade cultural dos povos. O festival é uma iniciativa da produtora "La Tierra" (Cooperativa de Trabalho de Comunicação), organizado com a Prefeitura de Oberá - Secretária de Cultura da Província de Misiones - Universidade Nacional de Misiones. Tem o patrocínio do Instituto Nacional de Cine e Artes Audiovisuais - Secretaria de Cultura da Presidência da Nação Argentina, RECAM (Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas do Mercosul) e Secretaria do Estado de Cultura do Paraguai.

Curtas que integram a Mostra:

"EMITERIO" (documentário, Argentina, 30 min, dv cam)
Direção: Diego Seppi e José Tabarelli.
Premiado como "melhor curta-metragem pelo voto popular" certame internacional 2006

Sinopse: é um olhar sobre uma das realidades aborígenes que são ignoradas no interior da argentina. Foi filmado em Iruya (Prov. de Salta). Fala do encontro com Emiterio Gutiérrez tecelão e poeta da comunidade de San Isidoro. Possui uma faixa da trilha sonora composta por poesias cantadas pelos proprios moradores de São Isidoro.


"DE MI" (documentário, Misiones - Argentina, 28 minutos, dv cam)
Direção: Roberto Moreno

Sinopse: a vida no campo transcorre calma. Mas desde de cedo a vida de Miguelina e sua familia possui outro valor. A vida desta mulher de 77 anos é um resumo de tanto anos de luta solitária para construir o futuro de sua familia. A situação economica é muito mais difícil de manter e de levar, mas Miguelina mantem-se na luta, humildemente.


"ESNORQUEL" (ficção, Entre Rios - Argentina, 18 minutos, betacam)
Direção: Maximiliano Schondeld

Sinopse: Esnorquel: sistema de respiração que se emprega debaixo d´água durante a prática do mergulho. Composto por um tubo que conecta a boca de uma pessoa com o ar que está por cima da superficie. Em primeiro lugar se coloca o traje de borracha, se submerge na água e começa a nadar. Em águas de rios e arroios a visibilidade é menor e quando o mergulhador submerge a imaginação é que define o meio que o rodeia.


Quarta-Feira - 11 a 14 de julho - 12h
Cineclube Lanterninha Aurélio - Centro Cultural Cesma


CINESUD - CINEMAS DEL SUR
Lançamento do Catálogo / DVD e Mostra Cinesud
Santa Maria Vídeo e Cinema 2007

1. Respeitável Público
2. De rodas
3. Labirintos Urbanos
4. Videoclipes

1. RESPEITÁVEL PÚBLICO
Os espetáculos não são nada sem o olhar e as gargantas que são testemunhas com o grito, os sussurros e os olhos postos na tela de cinema, nas arenas e as quadras desportivas.

Novena (México, 2004, 17 min)
Direção: Demián Flores-Jsi
Este curta é a fusão de talayi de juchitán (beisebol tipo esponja), com interferências e scratch de películas norte-americanas e comentários de cronistas latinos em uma montagem híbrida sobre os extremos de um esporte popular.

El Respetable (México, 2003, 5 min)
Direção: Jsi
Curta que trata sobre o público de la lucha livre que mescla cenas de diversos filmes clássicos. Centra-se nos espectadores que tomam parte ativa no espetáculo.

Por Primera Vez (Cuba, 1967, 10 min)
Direção: Octavio Cortázar
O documentário fala sobre o uso dos cines móveis que levam o cinema aos camponeses desprovidos de cinema na cidade de havana. Retrata as emoções e surpresas dos espectadores que assistem cinema pela primeira vez.

Fragmentos De Una Historia (Brasil, 2005, 13 min)
Direção: Fernando Krum e Marcos Borba
Uma viagem mágica conseguida através da exibições de filmes em 16 mm em diferentes lugares de santa maria, rs. Estes lugares marcam o início das atividades do cineclube lanterninha aurélio, o segundo cineclube mais antigos em funcionamento da região.

Cine Clubes En Brasil (México/Brasil, 2005, 15 min)
Direção: Agustín Martínez
Este documentário recorre ao carisma e a diversidade dos cineclubistas brasileiros contemporâneos. Mostra a diversidade de estilos e práticas que constituem essa tradição brasileira arraigada em quase todas as regiões do país.

Somos El Público (México, 2005, 2 min)
Direção: Gabriel Rodríguez
Afastados do glamour e da indústria os públicos organizados mantêm vivo a cultura cinematográfica servindo como contraponto a oferta do cinema comercial. Cada espaço reflete os temperamentos da sociedade que faz perguntas na tela.

2. DE RODAS
São várias as alternativas que a bicicleta dá aos problemas ambientais e a saúde pública. Dessa mesma forma, a variedade de enfoques e gêneros nos mostram uma gama de possibilidades para abordar o tema das bicicletas.

Pedaleando (Cuba, 2005, 20 min)
Direção: Luís Hereu
Cuba, ano 1997. Crise geral que por arte do realismo mágico, os cubanos chamam eufemísticamente período especial. Há um colapso dos sitemas de transporte. A bicicleta e as carroças substituem os artefatos mecânicos. Se perde tudo menos o humor, a solidariedade e a dignidade. Neste contexto lázaro e pedrinho começam uma viagem que os levará a uma ilusão perdida.

Acción Biciteka (México, 2004, 5 min)
Direção: Fernando Serrrano
Nas grandes cidades, onde a contaminação e tráfego de veículos automotores deterioram a qualidade de vida e o ambiente. Cada vez mais, a bicicleta abre espaço como alternativa de transporte que dinigfica e contribue para a troca de atitude, necessária para transformar o mundo.

Carnaval Bicicletero (México, 2004, 4 min 24 seg)
Direção: Agustín Martínez
Um grupo de ciclistas faz manifestações para garantir a segurança nas rodovias e ruas de uma cidade do méxico.

Trescientos Cincuenta (Argentina, 2004, 40 min)
Direção: Diego Fidalgo
Fernando traverso é um artista plástico de rosário, militante que corre a cidade em busca de suporte para sua obra artística. Poéticas e políticas, as bicicletas de tamanho real que ele pinta nas paredes, desperta a curiosidade de espectadores ocasionais provocando diversas opiniões sobre seu significado.

El Reciclo Del Biciclo (México, 1999, 12 min)
Direção: Agustín Martínez
O tráfico diário alimenta o stress da vida metropolitana. Um passeio de bicicleta pode fazer diferença na rotina dos motoristas.

3. LABIRINTOS URBANOS
As megalópolis supõe uma variedade de signos que se cruzam e tempos em que as imagens confusas estão presentes nas solidões dos indivíduos. O destino confuso da sociedade também permite que se reproduzam metáforas.

Vocéntricas (México, 2005, 3min)
Direção: Jsi
Testemunhos sobre o centro histórico da cidade de méxico. Construção de um coro de opiniões e gostos de personagens que habitam e vivem nesses bairros e cenários antigos.

Last Stop Franga (Austrália, 2005, 5 min)
Direção: Travis Beard
Silenciosos. Os rastros de grafite imprimem nos muros sussuros, códigos e gritos. Uma fotoreportagem com artistas urbanos que usam moldes e aerosol que percorrem e intervem nas paredes de melbourne, austrália.

Annexes (Brasil, 2005, 13 min)
Direção: Gabriel Perrone, Duda Novoaes e Tiago De Luca
Um homem e uma mulher na melancólica atmosfera das cidades. Ambos sugerem histórias que nunca vão acontecer. Dois personagens afim, mas a vida não é um filme.

Una Temporada En Los Reflejos (cuento de hades) (espanha, 2003, 24 min)
Direção: Eduardo Laborda Y Sarah Vaz
inspirado na curiosidade sedutora dos vanguarditas, um road movie digital, rodado no subterrâneo de barcelona, o filme nos transporta a um mundo em que é preciso impor-se frente aos reflexos.

Ñor De Rojo (México, 2005, 50 seg)
Direção: Jsi
A praça da constituição é cenário para o aquele que fala sem dizer nada, no estilo barroco. E a necessidade de um homem vestido de vermelho faz com que o longe e o perto adquiram outra dimensão quando ele explica a geografia de seus gostos pessoais.

Floating Chloe (colômbia, 2004, 3 min)
Direção: Monica Naranjo
Chloe não é a definição, é estar no meio de algo, que tem deixado de ser e começa a ser algo novo, a insatisfação que faz desejar, porém passar por algo que já mesmo sucede. Não sabe para onde se dirige e não sabe para onde se dirige, equanto isso o caminho transcorre.

Transformación De Tiempo (México, 2005, 3 min)
Direção: Jsi
a sabedoria milenar está muito próxima da loucura e das transformações do tempo ensina que não devemos correr detendo a vertigem do verbo e ordenando mansagens de escrituras antigas, reconhecemos que prestar ajuda é muito duro.

Proyecto Langosta (Colômbia, 2000, 17 min)
Direção: Carlos Serna
se você deseja saber um pouco mais sosbre a vida desse crustáceo, o projeto lagosta é a resposta. Em um mercado do centro de bogotá se desenvolve a vida do nosso personagem lagosta que deve transpor todos os obstáculos do ambiente para abrir passagem na selva humana.

4. VIDEOCLIPES
Ritmo e vertigem estão lado a lado quando se juntam a banda sonora e o vídeo para contar histórias, mesclando latitudes e paisagens verbais. Pretexto e suporte, a letra das canções e as imagens para desenvolver-las se fundem ao parodiar e render tributo a música. Uma inesgotável fonte de símbolos que na televisão possue um canal de transmissão e expansão revisada criticamente por nossos autores.

Retrovisor Jsimex70 (México, 2005, 15 min)
Direção: Jsi
ganharam os maus e com os clássicos da infância damos rédea solta ao retrovisor com o ying yang para reconhcer que o lado escuro domina hoje em dia. A memória a bordo de uma avalanche e intervenção de películas familiares em minha d'generation. A mortalha sobre a guerra dos sexos. Samples fazem parte da banda sonora original do sonojacker.

Televice (Austrália, 2005, 3 min)
Direção: Travis Beard
através de um passeio por fotos e uma instalação na lituânia feita com televisores dos anos 50, o autor apresenta um vídeoclipe sobre a televisão sem concessões.

Cerca De La Acción X-Tremo (México, 2003, 24 min)
Direção: Chaquet Films
provando técnicas, formatos e temáticas distintas, sempre nos surpreendendo. Chaquet films contribui com este capítulo com uma paródia de peças cheias de humor e ironia.

Excéntricos (México, 2005, 3min)
Direção: Jsi
o centro histórico da cidade do méxico guarda personagens e segredos que valem a pena a viagem. Em um vídeoclipe estão retratados a combinação de uma metrópole que tem em torno do Zócalo seus símbolos.

Diago (Cuba, 2005, 5 min)
Direção: Santiago Llapur E Rafael Martínez
observação de um trabalho de um artista que tem se aprofundado nas questões da população negra e dos direitos humanos.

Funky Katch Ii (México, 2003, 3 min)
Direção: Jsi
vídeoclipe com a música de vítimas da sorte, no qual se conjungam texturas distintas e épocas na relação dos meios audiovisuais e da luta livre.

No comments: