Saturday, July 21, 2007

“A revolução não será televisionada”


Cultura na SEDUFSM

“A revolução não será televisionada”



Evento ocorre na segunda, 23 de julho, a partir das 19h
O Cultura na SEDUFSM, edição de julho, faz uma sessão de cinema na qual apresentará o documentário “A revolução não será televisionada”, dos jornalistas irlandeses Kim Bartley e Donnacha O’briain.

Logo após a exibição do filme, que tem duração de 76 minutos, haverá um debate com a participação dos professores Elvandir José da Costa (Direito da UFSM), Márcia Franz Amaral, do curso de Jornalismo da UFSM e do editor do Jornal A Razão, José Mauro Batista. O evento acontece na segunda, 23 de julho. O início está previsto para as 19h, no auditório da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (André Marques, 665) e é aberto ao público.

A revolução não será televisionada é um documentário de 2003, que recebeu diversos prêmios internacionais, e tem entre seus méritos o fato de ter registrado os bastidores do golpe que retirou o presidente Hugo Chávez do poder durante 48 horas, em 2002.

Sobretudo, o filme registra as “ligações perigosas” entre parte da mídia venezuelana e os setores golpistas, levando a um tensionamento que culminou na polêmica recente da não-renovação da concessão do canal RCTV pelo governo. Esse, certamente, será o pano de fundo para análise da relação mídia X governo, a partir da visão expressada pelos documentaristas irlandeses.

No comments: