Tuesday, September 29, 2009

Cineclube Lanterninha Aurélio

Cineclube Lanterninha Aurélio
Projeto Cultural CESMA -Santa Maria/RS - desde 1978
Filiado ao CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros


O ciclo Cidade Grande do Cineclube Lanterninha Aurélio termina nesta quarta-feira. O último filme a ser exibido é Edifício Master, do mestre em fazer documentários, Eduardo Coutinho. O filme foi gravado em 2002, no edifício Máster, prédio que se localiza em Copacabana, região nobre do Rio de Janeiro. Lá moram cerca de 500 pessoas oriundas de diversos lugares, de todas as idades, com diferentes histórias para contar. Embora vivam no mesmo local, essas pessoas não se conhecem ou raramente se vêem.

Para produzir o filme, o cineasta e sua equipe alugaram um apartamento no prédio e ficaram lá por três semanas, estudando o hábito dos moradores e se ambientando com eles. As gravações foram realizadas em 7 dias. A composição do documentário é feita de 37 depoimentos filmados com câmera parada. O objetivo de Coutinho era colher a história dos moradores do prédio e retratar a solidão nas metrópoles. É um filme emocionante, que traz relatos interessantíssimos.

Edifício Master ganhou o prêmio de melhor documentário no Festival de Gramado de 2002 , no Festival de Havana de 2003, no Margarida de Prata de 2003 e no Troféu APCA 2003; ganhou, ainda, o prêmio da crítica de melhor documentário na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo em 2002 e foi indicado ao Grande Prêmio Cinema Brasil de 2003 nas categorias d-e- m-e-lh-o-r- d-oc-umentário, melhor diretor e melhor- roteiro original

Direção e Roteiro de Eduardo Coutinho

BRA, 2002, 110’





----------
Cineclubismo

Debates e sessões - quartas-feiras - 19 horas - entrada gratuita

Auditório João Miguel de Souza - Centro Cultural Cesma – 3º andar

Rua Professor Braga, 55 - Centro - Santa Maria / RS

cineclubelanterninhaaurelio@gmail.com
www.cineclubelanterninhaaurelio.blogspot.com

Telefone - 55 3221 9165 - 3222 8544
-

twitter.com/cinelanterninha

No comments: