terça-feira, outubro 27, 2009

Mamãe Faz 100 Anos no Cineclube




Nesta semana encerra-se o ciclo yo soy yo e mis circunstancias do Cineclube Lanterninha Aurélio. O nome do ciclo é a famosa sentença do filósofo e jornalista Ortega y Gasset, que faz referência ao jeito hispânico de ser. O último filme a ser apresentado no ciclo é Mamãe Faz 100 Anos (Mamá Cumple cumple cien años). Dirigido por Carlos Saura, o longa metragem faz uma análise da sociedade espanhola durante o regime de Franco. Uma família aproveita a reunião de aniversário de 100 anos da matriarca para planejar sua morte e para ficar com a herança. No entanto, mesmo fraca e doente, a Mamá (Rafaela Aparício) ainda possui um caráter forte de forma a impor sua presença e sua autoridade frente aos filhos individualistas e gananciosos.

O filme ganhou o prêmio Especial do Júri do Festival de San Sebastián e Melhor Roteiro do Festival de Chicago em 1979. Ainda neste mesmo ano, foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Em 1980, foi indicado ao prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante (Amparo Muñoz) e recebeu o prêmio Especial da Crítica no Festival de Bruxelas.



Direção de Carlos Saura

Espanha, 1979, 92’



O que: Mamãe Faz 100 Anos

Onde: Cineclube Lanterninha Aurélio

Quando: 28/10/09 – às 19 horas

Quanto: de graça

O Cineclube Lanterninha Aurélio exibe sessões regulares todas as quartas-feiras, às 19 horas, no Auditório da Cesma – Rua Professor Braga, 55, sempre com entrada franca. Acesse o Blog do Cineclube.

Assessoria de Comunicação da Cesma

Paulo Teixeira e Neli Mombelli

(55) 3222 8544

Um comentário:

André Borges disse...

Muito legal seu blog Marcelo, bem cultural e diferente!
Gostaria que você ouvisse meu trabalho experimental que elaborei esse ano com várias influências cinematográficas. Está no endereço abaixo:

www.myspace.com/funcionaface

Se possível dê a sua opinião
funcionaface@hotmail.com

Abraços e muita luz pra vc.