Tuesday, February 01, 2011

"Do it Together” – Fevereiro 2011 – @macondocine hoje no @botecodorosario

"Do it Together"
Produções Coletivas
DF5 - Distribuidora de filmes Fora do Eixo


Nesta terça-feira o Macondo Cineclube traz uma pequena mostra da produção audiovisual desenvolvida pelo Circuito Fora do Eixo.

Na cena independente nacional o modo "do it together" (faça junto) é uma expressão bastante usual que vem marcando o fazer cultural de agentes, produtores, bandas, artistas tanto na organização de Festivais de música como em uma gama de eventos de artes integradas realizadas em rede. Alusão ao termo "do it yourself" (faça você mesmo), lema do movimento anarco-punk nos anos 70, o sentido da expressão amplia-se ao potencializar o caráter colaborativo cada vez mais evidenciado na movimentação das dezenas de coletivos que integram o Circuito.


O Macondo Cineclube também faz parte do Clube de Cinema Fora do Eixo, composto pelos diversos cineclubes e agentes ligados ao audiovisual. Esta frente vem investindo em inúmeras ações que envolvem distribuição, circulação, sustentabilidade e acesso. Entre outras coisas desenvolve uma plataforma de distribuição de filmes a Df5 - Distribuidora de Filmes Fora do Eixo, que disponibiliza seu acervo para download e exibições não comerciais cineclubistas, divulgando também indicadores de público, o que contribui para o mapeamento das exibições realizadas em todo o país.


O acervo da Df5 está sempre em crescimento e aberto para que realizadores também possam contribuir, com vídeos que vão do experimental ao documentário, passando também pela produção de clipes. Como as opções são vastas o Macondo Cineclube teve como foco para esta sessão as produções realizadas colaborativamente, resultados de oficinas e ações coletivas.


Sessão "Do it Together" Produções Coletivas DF5 - Distribuidora de filmes Fora do Eixo


Data: 1º de fevereiro, 20h
Local: Boteco do Rosário


Bro Mc's



Filme produzido durante a oficina de cinema do projeto Ava Marandu – Os Guarani Convidam


Ficha técnica:


AVA MARANDU “os guarani convidam” realizadores: Jaqueline Daniel Gonçalves, Liane Daniel, Gonçalves, Elaine Juca da Silva, Sandreli Porto, Geocani Porto, Ivanio Porto, Devanildo Claudio,

Luciano Fernandez, Aldineia Oliveira, Célia Batista Cabreira, Getúlio Juca de Oliveira, Alda Silva,

Daiane Vaes Gomes.


Equipe de oficina: Iván Molina, Gilmar Galache, Bianca Freire, Paulo Bragantini

Duração: 08´47´´


São Paulo Fora do Eixo



Documentário sobre a ocupação da maior cidade do Brasil pelo Circuito Fora do Eixo. Entre os dias 06 e 11 de abril aconteceu na capital paulista o Festival Fora do Eixo. Vários artistas de todo o país circularam pelos palcos paulistanos, trazendo um pouco da música e cultura independente produzidas hoje.


Realização: Circuito Fora do Eixo

Realização Audiovisual: Filmes para Bailar

Duração: 10´01´´


Suarged Mes


Grupo de Estudos, Experimentações e produção de vídeodança

Direção: Michelle Andrews

Acervo Difusão Digit@l

Duração: 06´18´´



Vídeo clipe da música Chaves e Segredos da banda Rinoceronte de Santa Maria-RS.

Produzido pelo núcleo de comunicação do Macondo Coletivo.

Direção: Rodrigo Ricordi

Imagens captadas pelo público durante o show Rastro no Theatro Treze de Maio em Santa Maria - RS no dia 21 de Julho de 2010.

Duração: 05´02´´



"No doy más" - Proyecto Gomez


Video clipe da música “No doy más” – Proyecto Gomez produzido nas Oficinas de Produção Audiovisual Experimental “Faça você mesmo I e II”. O músico Rodrigo Gomez é inserido numa realidade cotidiana de letárgica hipnose. O videoclipe é uma obra de fronteira com a videoarte e busca trabalhar uma estética do cotidiano através da utilização de câmeras pessoais de fotografia, video e celulares. 2010.


Duração: 07´58´´



Texto: Alessandra Giovanella ( Macondo Cineclube )


--

Macondo Cineclube ( Santa Maria - RS )

01/02/11 - Terça - Feira - 20 H

Local: Boteco do Rosário

Rua do Rosário, número 400

Entrada Franca


--

Cartaz by @paulonoronha

1 comment:

Adam M said...

Great bloog you have