Sunday, May 01, 2011

Semana literária no Macondo Cineclube

Para compartilhar o toque da literatura

Um romance, um poema, uma letra de música ou mesmo uma palavra podem nos tocar de várias maneiras. Com a proposta de compartilhar um pouco da literatura que toca nossa alma, e aproveitando o clima da Feira do Livro 2011 de Santa Maria, o Macondo Cineclube e o Boteco do Rosário realizam A literatura que toca, uma noite que vai unir literatura, música e vídeo.

O encontro ocorre na próxima terça-feira, dia três de maio, às 21h, no Boteco do Rosário, e vai contar com a participação da equipe de psicólogos da Prévôté Espaço Psicanalítico, que irão fazer a leitura de diferentes textos literários. Além disso, haverá intervenções musicais e a apresentação do curta “O Poeta do Castelo” , de Joaquim Pedro de Andrade.



A proposta dos profissionais da Prévôté é provocar um encontro para falar e cantar poemas. Uma literatura tocada pela voz, pelo violão, pelas mãos; um convite para compartilhar os segredos guardados na cabeceira da cama. A influência e a importância da literatura para o grupo de psicólogos resultaram, inclusive, no Seminário Psicanálise e Literatura que ocorreu em outubro de 2009.

A programação videoliterária do Macondo Cineclube tem continuidade no dia 10 de maio com o evento “Da cidade sua própria lábia” em que autores locais irão fazer a leitura de suas produções, além da apresentação dos videopoemas “Do chão ao corpo”, do Projeto “só por um mar sem orla”, e do curta “Assaltaram a Gramática” (RJ, 1983). O evento também ocorre no Boteco do Rosário a partir das 21h.

As duas atividades contam com o apoio do Projeto Circuito Elétrico e Fora do Eixo Letras, frente literária do Circuito Fora do Eixo.



03 de maio
A literatura que toca
Leitura de textos e poemas musicados


Apresentação do documentário O Poeta do Castelo (RJ, 1959), de Joaquim Pedro de Andrade. Versos de Manuel Bandeira, lidos pelo poeta, acompanham e transfiguram os gestos banais de sua rotina em seu pequeno apartamento no centro do Rio; a modéstia do seu lar, a solidão, o encontro provocado por um telefonema, o passeio matinal pelas ruas de seu bairro.


Local: Boteco do Rosário (rua do Rosário, 400)
Horário: 21h
Entrada Franca


10 de maio
Da cidade sua própria lábia


Leitura de textos locais por autores locais. Exibição dos videopoemas “Ao chão do corpo”, “Só por um mar sem orla” e do curta “Assaltaram a Gramática”.

Local: Boteco do Rosário (rua do Rosário, 400)
Horário: 21h
Entrada Franca



No comments: