Monday, March 19, 2007

TVE-RS LANÇA SÉRIE DOCTV III

A TVE/RS e a Associação dos Profissionais e Técnicos Cinematográficos (APTC), com o apoio do SESC-RS, promovem o lançamento da série DOCTV III na próxima segunda-feira, 19 de março. O evento vai acontecer na sede do SESC- RS, na rua Alberto Bins, 665, às 19 horas e marca também o início da programação do 33º aniversário da TVE-RS, comemorado dia 29 de março.



Com o apoio da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, da TV Cultura de São Paulo e da ABEPEC (Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais), a série DOCTV III, resultado do III Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro – DOCTV apresenta ao público telespectador 35 documentários inéditos selecionados entre os 859 projetos inscritos em 27 estados brasileiros, dois deles do Rio Grande do Sul.



Os gaúchos selecionados no III DOCTV foram "BLAU NUNES – O VAQUEANO", produzido e dirigido por André Costantin e "LUTZEMBERGER: FOR EVER GAIA" com direção de Frank Coe e produção de Otto Guerra. No Rio Grande do Sul, a produção também contou com patrocínio da CEEE.

A série DOCTV III estréia neste domingo, 18 de março, com "OS NEGATIVOS", dirigido por Angel Dièz e produzido pela TVE Bahia. Os documentários serão exibidos sempre aos domingos, às 23 horas pela TVE-RS. As produções gaúchas já têm data para ir ao ar:

"LUTZEMBERGER: FOR EVER GAIA" será exibido no dia 13 de maio e "BLAU NUNES – O VAQUEANO", no dia 30 de setembro.



"LUTZEMBERGER: FOR EVER GAIA"

O documentário apresenta as idéias e realizações do ecologista José Lutzenberger através de três linhas de abordagem: as origens, as obras e a reverência à vida. As imagens do documentário são intercaladas com cenas em animação, assinadas pelo animador Otto Guerra. As imagens e depoimentos foram coletados em diversos lugares onde o ecologista atuou, além de entrevistas com o próprio Lutzenberger, filmadas antes de seu falecimento.



"BLAU NUNES – O VAQUEANO",

"Vaqueano" (espanholismo que designa conhecedor dos caminhos, guia) é uma característica do personagem Blau Nunes que, em processo da construção identitária gaúcha, migrou da realidade para as obras de João Simões Lopes Neto, em seus " Contos Gauchescos e Lendas do Sul", publicadas no início do século XX. O documentário identificou Blau Nunes nos relatos e experiências de personagens reais da vida riograndense, revelando sua constituição psicológica e, mesmo, fisionômica, reconstruindo esse personagem real e mítico, não como apresentação do escritor ou da obra literária, mas como diálogo contemporâneo com a cultura gauchesca.

Asscom TVE / FM Cultura
(51) 3230 1558
Corrêa Lima, 2118 - Morro Santa Teresa
www.tve.com. br

No comments: