Thursday, July 08, 2010

"Aumenta que isso aí é Rock and Roll" Ciclo: Mês do Rock - Cineclube Lanterninha Aurélio

Cineclube Lanterninha Aurélio
Projeto Cultural CESMA - Santa Maria/RS - Desde 1978
Filiado ao CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros

Ciclo Mês do Rock
"O Rock 'n' Roll retarda o envelhecimento!"

Realização: Cesma /Cineclube Lanterninha Aurélio /Diário de Santa Maria e Itapema FM 105.7

07/07/2010

Alta Fidelidade [ High Fidelity ]
Direção: Stephen Frears
2000 / 107 min / EUA


Rob Gordon é dono da Championship Vinyl, uma pequena e quase sempre vazia loja de discos de vinil, Rob é o maior adepto das "cinco mais". Barry é um dos seus empregados e vive espantando os poucos clientes que aparecem por lá, principalmente os que não compartilham seu gosto musical. Já Dick é tímido, inofensivo, curte as baladas do Belle and Sebastian. Rob acabou de levar um fora da sua namorada, Laura e tenta entender como isso foi acontecer. Para ele, nada mais óbvio do que fazer a lista com as cinco piores vezes em que uma de suas namoradas o largou.

Baseado no livro High Fidelity, de Nick Hornby.






14/07/2010

Quase Famosos [ Almost Famous ]
Direção: Cameron Crowe
2000 / 122 min / EUA


William Miller (o alterego de Cameron Crowe) um garoto que teve a vida transformada pelos álbuns de rock que sua irmã deixou quando foi embora de casa aos 15 anos de idade. Enquanto escrevia para pequenas publicações de sua cidade, ao mesmo tempo Miller enviava textos sobre rock para a revista Rolling Stone e não demora muito ele é chamado para uma colaboração. O garoto sugere uma matéria sobre o Stillwater, uma banda a caminho do estrelato. Tema da primeira matéria de William para a Rolling Stone, a fictícia banda Stillwater e sua trajetória no filme são, na verdade, uma mistura do que Cameron Crowe viveu ao lado de Led Zeppelin, Allman Brothers, Lynyrd Skynard, The Eagles e The Who.





21/07/2010

A Todo Volume [ It Might Get Loud ]
Direção: Davis Guggenhein
2008 / 97 min / EUA



É raro que um filme consiga penetrar na superfície glamorosa das figuras lendárias do rock´n´roll. A Todo Volume mostra as histórias pessoais, contadas por eles próprios, de três gerações de virtuosos da guitarra - The Edge (U2), Jimmy Page (Led Zeppelin) e Jack White (The White Stripes). O filme revela como cada um deles desenvolveu o som e estilo excepcionais de tocar os seus instrumentos favoritos, as guitarras. O filme se passa no dia em que Jimmy Page, Jack White e The Edge se encontram pela primeira vez, para compartilhar suas histórias, ensinar e tocar.

O documentário conta também com as participações de Bono Vox , Larry Mullen Jr., Robert Plant e Meg White.





28/07/2010

Apresentação e estréia da banda Volunteers.

+ interveções audiovisuais projetadas no telão (imagens ligadas ao Rock’n’Roll)

Novo grupo santa-mariense imerso no universo do rock do final dos anos 60, início dos 70.

Com Juliane Bortolotto (voz)
Alex da Rosa (guitarra / voz)
César Marqueri (baixo)
Ricardo Nicoloso (bateria)


VOLUNTEERS, quatro amigos, uma banda. Empunhando suas armas na cidade santa. Boca do Monte. Penetrando com seus passos gastos - e velhas fantasias - no sonho em que a cidade dorme, com a velha esperança de que no amanhã novamente o sol nascerá ( GOOD DAY SUNSHINE). E por que não? Insistindo fielmente em suas trépidas freqüências, sombras esquecidas de qualquer coisa cósmica, flama das nossas verdades tão contraditórias como nossos sonhos, ou as folhas, a relva. Sabemos que em qualquer canto pode brotar o sonho do homem. Quatro doidos, com suas armas melódicas para o hoje e o amanhã. Só nos interessa o amor e onde podemos alvejá-lo. A cidade dorme e, hoje, ou em qualquer outra noite de qualquer passado, certas coisas não adormecem. A relva, a noite, os sonhos, as canções. É nessa atmosfera, por uma fresta de um vermelho doido escarlate, que construímos essa estrada com novos passos gastos e sonhos, encharcados de noite e de nossas canções

Os quatro integrantes já se conheciam dos mesmos lugares, das mesmas ruas, dos mesmos bares e, por vezes, das mesmas bandas. Na verdade eram amigos de longa data. Alex da Rosa já havia tocado com César Marqueri na banda Tranze, em seu bem sucedido tributo ao Pink Floyd, que estreou em diversos palcos de Santa Maria e também em cidades vizinhas. Ricardo Nicoloso também já havia tocado com Alex no embrião da Outhouse Birinight Band e, futuramente, chegou a substituir o baterista em alguns shows. Juliane Bortolotto, irmã de Alex, a caçula da banda, também já havia estreado em alguns projetos, inclusive acompanhando Shirle de Moraes em alguns shows pelo interior do estado. Ricardo e César estavam planejando um novo voo, e foi numa noite no bar Shelter que encontraram Juliane e propuseram algo. Alex topou de cara. Logo trataram de colocar a mão na massa, ou melhor, nas caixas.







--

Cineclube Lanterninha Aurélio

Debates e sessões - quartas-feiras - 19 horas - Entrada Franca
Auditório João Miguel de Souza
Rua: Professor Braga, 55 - 3º andar - Centro - Santa Maria / RS

55 3221 9165
55 3222 8544

www.cineclubelanterninhaaurelio.blogspot.com

No comments: