Tuesday, September 21, 2010

Escola de Cinema Darcy Ribeiro traz curso de audiovisual para Santa Maria

O professor da Escola de Cinema Darcy Ribeiro, Flávio Ramos Tambellini, fará oficina em Santa Maria na próxima semana. Nos dias 25 e 26 de setembro, Tambellini abordará questões referentes ao audiovisual na oficina ”Linguagem Cinematográfica e Projetos e Leis para o Audiovisual‘.

A atividade é promovida pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro, localizada no Rio de Janeiro, em parceria com o Ponto de Cultura Espelho da Comunidade – TV OVO, e busca formar multiplicadores do conhecimento sobre audiovisual.

--

Quem é o oficineiro? Professor da Escola de Cinema Darcy Ribeiro, no Rio de Janeiro, Flávio Ramos Tambellini exerceu diversas funções na área de produção, como produtor, diretor de produção ou produtor executivo. Estreou na direção de longas-metragens com Bufo & Spallanzani (2000), uma adaptação de Rubem Fonseca.

Sua carreira no cinema é diversificada. Como produtor trabalhou em Terra estrangeira (1995), de Walter Salles, A ostra e o vento (1996), de Walter Lima Jr., Gêmeas (2000) e Eu tu eles (2000), ambos de Andrucha Waddington; como produtor executivo em Orfeu (1999), de Carlos Diegues; e como co-produtor em Carandiru (2003), de Hector Babenco. Filho do produtor e diretor Flávio Tambellini, começou trabalhando como assistente de direção em Gabriela (1983), de Bruno Barreto, seguindo na mesma função em O beijo da mulher-aranha (1985), de Hector Babenco, e em produções estrangeiras como Feitiço do Rio (Blame it on Rio /1984), de Stanley Donen, A floresta das esmeraldas (1985), de John Boorman, e Luar sobre Parador (1988), de Paul Mazursky.

Foi diretor de produção de Eu sei que vou te amar (1986), de Arnaldo Jabor. Em 1987 dirigiu o curta-metragem Tim Maia. A partir daí participou da produção de vários filmes brasileiros, entre eles, Ele, o boto (1987), de Walter Lima Jr, Faca de dois gumes (1989), de Murilo Salles, Capitalismo selvagem (1993), de André Klotzel, Jenipapo (1995), de Monique Gardenberg, Um copo de cólera (1999), de Aluízio Abranches, e Traição (1999), filme de episódios da Conspiração Filmes. Em 2001 produziu o documentário Janela da alma, de João Jardim e Walter Carvalho.

Produziu ainda os longa-metragens O homem do ano (2003), de José Henrique Fonseca, e O diabo a quatro (2004), de Alice de Andrade, e foi co-produtor de Cazuza – o tempo não pára, de Sandra Werneck e Walter Carvalho. Em 2005, produziu o documentário Pro dia nascer feliz, de João Jardim, e iniciou a produção de Os desafinados, de Walter Lima Jr., filme de ficção sobre a Bossa Nova, Mutum, de Sandra Kogut, baseado no livro Manuelzão e Miguilim, de Guimarães Rosa, e Trilogia da Barra, de Isabel Jaguaribe. Em 2006, finalizou seu segundo longa-metragem como diretor, O passageiro – Segredo de adultos.

“Malu de Bicicleta”, o terceiro filme de Flávio Tambellini, foi exibido no Festival de Paulínia 2010, onde levou os prêmios de melhor Direção, melhor Ator (Marcelo Serrado) e melhor Atriz (Fernanda de Freitas). Baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, o longa trata da complexidade de uma relação amorosa e equilibra humor e drama na história entre o paulistano interpretado por Marcelo Serrado e a carioca vivida por Fernanda de Freitas. O filme tem previsão de lançamento para dezembro.

--

O que: Curso de Audiovisual com professor Tambellini da Escola de Cinema Darcy Ribeiro

Quando: Inscrições abertas até o dia 24 de setembro via formulário, as aulas ocorrem nos dias 25 e 26 do mesmo mês

Onde: Auditório da Prefeitura Municipal de Santa Maria na Rua Venâncio Aires, 2277

Quanto: De graça; as vagas são limitadas

Horários: 25/09 – 9h às 17h; 26/09 – 9h à 13h

Informações: tvovo@tvovo.org e (55) 3026 – 3039


Faça sua inscrição www.acessa.me/hjp


No comments: