Thursday, September 30, 2010

A MISTERIOSA PARIS DE POLANSKI NO CINECLUBE UNIFRA

O cinema sempre teve gênios incontestáveis atrás das câmeras. Cineastas visionários, criativos e talentosos. Em outubro, o Cineclube UNIFRA apresenta cinco desses ícones no Ciclo Grandes Diretores. O primeiro é o polonês Roman Polanski, com o intenso Busca Frenética, neste sábado, dia 2, a partir das 4 da tarde.

Diretor de vários filmes cultuados (Chinatown, O Bebê de Rosemary), Polanski oferece aqui, uma de suas mais intrigantes tramas. Em Paris, o renomado cardiologista Richard Walker (Harrison Ford) mergulha em uma misteriosa jornada após o desaparecimento de sua esposa. Sem dominar o idioma local, o doutor deposita todas suas confianças em uma estranha – e atraente – jovem francesa, cujas motivações são as mais suspeitas possíveis.

Apesar de ser um filme de pouco impacto nas carreiras de Polanski e Ford, impressiona a maneira como ambos se empenharam na construção do longa. Enquanto o diretor constrói com imenso cuidado uma narrativa carregada de símbolos, o ator compõe um de seus personagens mais fascinantes, diferente dos heróis aos quais sua imagem sempre fora ligada.

Não bastasse ser impecável visualmente, o filme ainda é um espetáculo aos ouvidos: ninguém menos que Ennio Morricone assina a trilha sonora. Polanski mostra uma Paris pouco conhecida, sombria e cheia de ruelas. Busca Frenética vai tirar seu fôlego no Cineclube UNIFRA.


BUSCA FRENÉTICA (EUA/FRANÇA 1988, 120 MIN)

DIREÇÃO: ROMAN POLANSKI

SÁBADO, 2 DE OUTUBRO, 16 HORAS NO CINECLUBE UNIFRA

SALÃO AZUL DO CONJUNTO I (ANDRADAS, 1614)

ENTRADA FRANCA



Próximas atrações do ciclo Grandes Diretores

Dia 09, A Fonte da Donzela, direção Ingmar Bergman

Dia 16, Meu tio, direção Jacques Tati

Dia 23, Rashomon, direção Akira Kurosawa

Dia 30, Janela Indiscreta, direção Alfred Hitchcock



Texto elaborado pelo acadêmico de Jornalismo Giulianno Olivar


O Cineclube UNIFRA é uma atividade acadêmica, sem fins lucrativos, que existe desde 2003 no Centro Universitário Franciscano. Os temas e respectivos filmes são discutidos e selecionados pelos alunos. Também é de sua responsabilidade a criação de cartazes e material de divulgação para a imprensa. A finalidade deste espaço cultural é discutir cinema, contribuir para a formação de um público crítico e estreitar os laços com a comunidade.


Divulgação:

LINC - Laboratório Integrado de Comunicação da UNIFRA (linc.unifra@hotmail.com)

Professor responsável: Jornalista Bebeto Badke (MTb 5498) Fone: 9979.6532 (ca.badke@terra.com.br)

Acadêmica Monitora: Joyce Noronha / fones: 9131.1419 – 9628.4082 (joy.jornal@gmail.com)


Até sábado,
Equipe do Cineclube Unifra
Acadêmicos de Jornalismo & Publicidade e Propaganda
Professor responsável: Bebeto Badke

No comments: