sexta-feira, outubro 08, 2010

Drama de Ingmar Bergman é destaque do Cineclube UNIFRA

O mês de outubro é dedicado aos grandes diretores do cinema mundial no Cineclube UNIFRA. O sueco Ingmar Bergman dá continuidade com o vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1961, A Fonte da Donzela, neste sábado, dia 9, às 4 horas da tarde.

A Suécia do século XIV dividida entre o cristianismo e o paganismo, é o cenário desta trágica história. Durante as comemorações da sexta-feira santa, a família cristã devota do fazendeiro Herr Töre (Max von Sydow) pede que a filha adolescente cumpra uma tradição: uma moça virgem deve levar velas à igreja, no vilarejo mais próximo. No caminho, a jovem é estuprada e morta por dois pastores.

O questionamento da fé, vingança e redenção são alguns temas que Bergman aborda neste drama, com destaque para a belíssima fotografia em preto e branco, na perfeita utilização de luzes e sombras. E também, para a atuação do ator-fetiche Max Von Sydon em conflito com Deus.

Inspirado em uma fábula sueca medieval, A Fonte da Donzela é indispensável para quem deseja compreender melhor a obra de Ingmar Bergman e o por que ele é considerado um dos mestres da sétima arte.



A FONTE DA DONZELA (SUÉCIA, 1960, 89 MIN)

DIREÇÃO: INGMAR BERGMAN

SÁBADO, 9 DE OUTUBRO, 16 HORAS NO CINECLUBE UNIFRA

SALÃO AZUL DO CONJUNTO I (ANDRADAS, 1614)

ENTRADA FRANCA

Nenhum comentário: