Wednesday, October 06, 2010

OFICINA DE MICROCINEMA EM SANTA MARIA

OFICINA DE MICROCINEMA EM SANTA MARIA

Microcinema é um termo que reflete as narrativas de curtíssima duração, formatos de baixo custo e/ou obras exibidas em novos espaços como internet e celulares. Estas narrativas, advindas da revolução digital, ganham espaço nos circuitos de cinema, vídeo e arte contemporânea.

Para melhor explicar e praticar isto o artista, pesquisador e professor Rodrigo Minelli minitrará a Oficina de Microcinema promovida pela Alecrim Produções Culturais, juntamente com a Filmes de Junho Produtora e o apoio da CESMA e do Santa Maria Vídeo e Cinema. A iniciativa é uma contrapartida sócio-cultural do projeto "arte.mov - festival internacional de artes em mídias móveis (1ª edição), financiado pela Lei de Incentivo à Cultura do RS com patrocínio da VIVO.

Durante a oficina serão discutidas questões como:

- a historia da linguagem audiovisual, seu surgimento, em qual contexto, seu desenvolvimento, e as experiências já realizadas em "micro-cinema".

Serão trabalhados conceitos básicos como:
- linguagem audiovisual: enquadramentos, movimentos de câmera, cortes e efeitos adequados à esta tecnologia.

A oficina tem duração de 06 horas e será realizada em 18 de outubro, no auditório João Miguel e Souza, da CESMA – Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria, das 14h30min às 20h30min.


Os interessados devem fazer suas inscrições na sede da Filmes de Junho Produtora (R. Venâncio Aires, 2035, sala 701 – Prédio da CACISM, Centro, Santa Maria, RS) até 15 de outubro, entre 14h e 18h e, ainda, obter telefone celular com câmera de vídeo ou câmera fotográfica digital.


Sobre Rodrigo Minelli

Mestre em Sociologia da Cultura pela UFMG e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. É professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG na área de vídeo e novas tecnologias. Dedica-se à pesquisa e experimentação em arte eletrônica.

Realizador audiovisual com atuação em diversas áreas - documentários, publicidade, filmes, videoclipes, videoarte, instalações, museografia e eventos ao vivo realizados no Brasil e exterior. Um dos fundadores do FAQ/feitoamaos, projeto coletivo de live images que se apresentou em performances no Brasil, França, Holanda e África do Sul.


SERVIÇO

Oficina de Microcinema:


– 18 de outubro, das 14h30min, às 20h30min, no Centro Cultural CESMA


Inscrições e Informações:


- Filmes de Junho Produtora / Fone: + 55 (55) 3028-0181 (até 15 de outubro de 2010) Rua: Venâncio Aires, 2035, sala 701 – Prédio da CACISM, Centro, Santa Maria, RS.


Professor ministrante:


- Rodrigo Minelli


Realização: Alecrim Produções Culturais

Promoção: Alecrim Produções Culturais e Filmes de Junho Produtora
Financiamento: Lei de Incentivo à Cultura (LIC-RS)
Patrocínio: VIVO

Apoio: CESMA e SMVC

No comments: