Tuesday, November 09, 2010

DVD Parcerías será lançado em Santa Maria

Documentários produzidos pelo Fórum entre Fronteiras serão lançados,

nesta terça-feira, na CESMA



O Fórum Entre Fronteiras é uma organização que desde 2007 trabalha com políticas para o desenvolvimento do audiovisual na região, cujo objetivo principal é diminuir as assimetrias com os grandes pólos de produção. Seu caráter itinerante e a horizontalidade de tomada de decisões permitem que as 14 organizações que o compõe gerem laços democráticos e plurais. O Fórum é uma organização que reúne realizadores audiovisuais do Nordeste da Argentina, Paraguai e Sul do Brasil.

Nesse sentido o primeiro projeto lançado pelo grupo é o DVD “Parcerias Entre Fronteras, histórias de integração dos nossos povos”, composto por quatro documentários que versam sobre o tema ‘”Entre Fronteiras”. Os documentários tiveram o financiamento do INCAA - Instituto de Cinema e Artes Audiovisuais da Argentina, da SAV - Secretaria do Audiovisual, do Ministério da Cultura do Brasil, assim como o apoio de inúmeras instituições dos três países.



Em setembro de 2010 o projeto foi lançado na Argentina durante a 7ª Semana de cinema de LaPacho.



Agora o projeto será lançado no Brasil. A exibição, com entrada franca, será nesta terça-feira 09 de novembro, às 19h, na CESMA – Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria e contará com a presença de diretores e produtores dos documentários.



A atividade integra a programação do Festival de Cultura da UFSM. O festival integra a programação da Jornada Acadêmica Integrada (JAI) e desenvolve-se em diferentes locais e com acesso gratuito em todas as programações.

A UFSM e a CESMA, desta forma, consolidam a iniciativa na parceria de desenvolvimento de projetos nas áreas de cultura, pesquisa e cooperativismo.

Os documentários que fazem parte do DVD Parcerias são:

Jesarekó, de Gerardo Jara: significa em guarani, entre outras coisas, reflexão. Este documentário, dirigido pelo paraguaio Gerardo Jara, retrata através do relato de seus protagonistas a vida de um paraguaio, que vive na zona portuaria e cruza a fronteira diariamente, e a de um argentino que dedica sua vida a estiva, trabalhando arduamente; há uma reflexão sobre a diversidade e a comunidade da vida na fronteira.



Causos y cuentos de fronteira, de Francieli Rebelatto: é uma aproximação quase antropológica aos contadores de causos da frontera. Em uma região solitaria e rural na frontera entre Argentina, Brasil e Uruguay, estes contadores de historias reviven a mitología popular e o imaginario coletivo.



La fronteira, de Lucho Bernal: a estranheza dos povos que vivem divididos (e unidos) por uma rua. A fronteira seca entre Bernardo de Irigoyen e Dionisio Cerqueira. Através de um relato cheio de humor, tempos rápidos e uma colorida fotografia, vemos o absolutamente naturalizado contrabando, a paixão pelo futebol, e a convivência dos povos em um só.



Riberas, de Arturo Fabiani:a filosofia existencial de Alfonso Lezcano, um músico que ensina as crianças e os jovens de Pilar, Paraguai, a resgatar as origens de sua cultura através da revalorização de sua tradição musical. Pela figura de Alfonso presenciamos a convivência dos países depois da Guerra da Tríplice Aliança, das diferentes realidades e da discriminação.



Os produtores delegados do Fórum Entre Fronteiras para a realização do DVD Parcerías são:

Argentina: Guillermo Elordi (Red de Realizadotes NEA – NOA / Formosa) e Axel Monsú (Coop. de Trabajo “Productora de la Tierra” / Argentina, Misiones)

Paraguai: Juana Miranda (Kino Colectivo Cinematográfico)

Brasil: Luiz Alberto Cassol (CESMA)



Atividade dentro da programação do Festival de Cultura da UFSM:



Serviço:

Lançamento do “DVD Parcerías”, na CESMA

Terça-feira, 09 de novembro de 2010, às 19h.

Entrada franca.



Realização: UFSM – Universidade Federal de Santa Maria

Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Apoio: Santa Maria Vídeo e Cinema / CESMA – Cineclube Lanterninha Aurélio / Fórum Entre Fronteiras



Lançamento do DVD Parcerías no Brasil

Promoção: Fórum Entre Fronteiras / UFSM (Festival de Cultura da UFSM) / CESMA - Cineclube Lanterninha Aurélio

Apoio: Santa Maria Vídeo e Cinema e CNC – Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros

No comments: