Friday, July 22, 2011

Noite Fora do Eixo Com Yanto Laitano _ 30.7 no Macondo Lugar

Macondo Coletivo e Bar Macondo Lugar realizam neste sábado, dia 30 de julho, a 2ª Noite Fora do Eixo, trazendo a Santa Maria, pela primeira vez, o cantor, compositor e instrumentista porto-alegrense Yanto Laitano e e banda. A apresentação ocorre no Macondo Lugar, a partir das 23h, com ingresso a oito reais.

Depois de passar por 11 cidades divulgando o CD, “Horizontes e Precipícios”, Yanto Laitano mostra seu trabalho ao público santa-mariense. Além de Laitano (voz, piano e órgão hammond), formam o trio Filipe Narcizo (voz e baixo) e Duda Cunha (voz, bateria e percurssão).

As Noites Fora do Eixo são um projeto do Circuito Fora do Eixo, realizado pelos 80 coletivos que integram a rede, promovendo a circulação de músicos e bandas independentes. Parte do trabalho destes artistas estará à venda na Banquinha FDE, no dia do show, no Macondo Lugar.

Sobre Yanto Laitano e o "Horizontes e Precipícios" - Yanto Laitano teve 5 indicações no Prêmio Açorianos de Música de Porto Alegre 2011 como Compositor Gênero pop/rock, Instrumentista, Melhor Disco e Intérprete, e levou o troféu de melhor Instrumentista Rock. Já passou por onze cidades, com o CD "Horizontes e Princípios: São Paulo (SP), Joinville, Blumenau, Lages, Chapecó (SC), Bento Gonçalves, Porto Alegre, Farroupilha, Montenegro, Gravataí e São Leopoldo (RS).

Este é o primeiro álbum de rock de Yanto Laitano depois de um longo período. O cantor e pianista esteve envolvido com música de vanguarda no mestrado em música da UFRGS e no notório IRCAM (Institut de Recherche et Coordination Acoustique/Musique) em Paris, ou criando trilhas sonoras para filmes e documentários, algumas delas premiadas. Toda essa bagagem musical que Yanto adquiriu pode ser ouvida ao longo do álbum, sejam nos arranjos sofisticados, seja na busca minimalista pela simplicidade, seja na elaboração de uma concepção original baseada no rock sem o seu instrumento mais característico: a guitarra. Esses elementos somados à poderosa bateria de Gustavo "Prego" Telles, às criativas linhas de baixo, às vezes com distorção, do experiente Luciano Albo, o piano e a voz suave de Yanto fazem com que a sonoridade de "Horizontes e Precipícios" seja muito coesa.

As letras das doze canções do disco remetem tanto à leveza e melancolia dos largos horizontes dos pampas, quanto à força e fúria dos precipícios. Dos precipícios que dividem o Rio Grande do Sul do resto do país, dos precipícios das grandes construções urbanas e dos precipícios de idéias que nos separam a todos. O tema central das canções desse álbum é o existencialismo, um existencialismo que explora conflitos internos como em "Meus Inimigos Caíram", que explora o sentimento de não fazer parte de um determinado lugar ou de nunca estar onde se quer estar, como nas faixas "Eu Não Sou Daqui" e "À Beira de Um Precipício".

Fonte: http://www.yantolaitano.com.br


2ª Noite Fora do Eixo 2011
Data: 30/07
Horário: a partir das 23h
Local: Bar Macondo Lugar
Ingresso: R$ 8,00
Realização: Macondo Coletivo (FDE) e Macondo Lugar

Mais sobre Yanto Laitano:
Twitter: @yantolaitano
Site oficial: http://www.yantolaitano.com.br
"Meu Amor" (video clipe): http://bit.ly/qRvB7P

http://www.youtube.com/watch?v=oz5zfqlnEoo

http://www.youtube.com/watch?v=WJgEc389S_Y





No comments: