Tuesday, October 03, 2006

Cineclube Lanterninha Aurélio


Cineclube Lanterninha Aurélio
Projeto Cultural Cesma - desde 1978
Santa Maria/ RS


Ciclo Cyber Punk

Blade Runner
Direção: Ridley Scott
Gênero: Ficção Científica
Tempo de Duração: 118 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1982


Sinopse

No início do século XXI, uma grande corporação desenvolve um robô que é mais forte e ágil que o ser humano e se equiparando em inteligência. São conhecidos como replicantes e utilizados como escravos na colonização e exploração de outros planetas. Mas, quando um grupo dos robôs mais evoluídos provoca um motim, em uma colônia fora da Terra, este incidente faz os replicantes serem considerados ilegais na Terra, sob pena de morte.

A partir de então, policiais de um esquadrão de elite, conhecidos como Blade Runner, têm ordem de atirar para matar em replicantes encontrados na Terra, mas tal ato não é chamado de execução e sim de remoção. Até que, em novembro de 2019, em Los Angeles, quando cinco replicantes chegam à Terra, um ex-Blade Runner (Harrison Ford) é encarregado de caçá-los.

Premiações

- Recebeu 2 indicações ao Oscar: Melhores Efeitos Especiais e Melhor Direção de Arte.

- Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Trilha Sonora.

Apresentação e debate Adriana Amaral

Antes da sessão teremos a apresentação musical de Max Chami
Dia: 04/10/2006 - 19 Horas
Local: Centro Cultural CESMA - Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria LTDA.
Auditório João Miguel de Souza (3º andar)

Entrada Franca

Rua Professor Braga nº 55 - Centro - Santa Maria - RS
Entrada Franca

Informações: Cesma (55) 3221 9165
cineclubelanterninhaaurelio@gmail.com

www.cesma.com.br/cineclube

Apos a sessão teremos o lançamento do livro

Visões Perigosas
Uma arque-genealogia do cyberpunk
(Comunicação e cibercultura)
de Adriana Amaral


Em Visões Perigosas: uma arque-genealogia do cyberpunk Comunicação e Cibercultura, a jornalista e doutora em comunicação, Adriana Amaral investiga as transformações dos diversos conceitos de cyberpunk dos anos 80 até os a metade dos anos 2000, apresentando a Ficção Científica em sua disseminação estética na comunicação e na cibercultura. A autora traça a evolução do movimento literário de gueto nos anos 80 até a sua reverberação e a presente influência nas múltiplas subculturas da sociedade contemporânea.

O livro faz um mergulho na estética cyberpunk e em seus elementos, tecendo uma trama de articulações em suas ordens distintas: literária, tecnológica, cultural, sociológica, musical e cinematográfica, através da análise das características dos diferentes períodos e correntes da Ficção Científica, do Período Clássico até o Pós-Cyberpunk. O romantismo gótico aparece como uma das forças originais que participam da gênese desse subgênero, herdeiro das distopias obscuras e da relação homem-máquina que emergiram com a Revolução Industrial.

Para além do lado “cyber”, Amaral penetra nas variadas concepções da chamada atitude “punk”, a partir da sua influência nas mais diferentes mídias e tecnologias de comunicação, seja na filosofia de vida e ética de compartilhamento hacker ou no estilo visual-sonoro do rock industrial e da música eletrônica soturna. Visões Perigosas apresenta um competente mapeamento do legado do cyberpunk na cultura eletrônica, conduzindo os leitores por momentos ilustrativos desse imaginário feito de carne e silício.

Capa: Vitor Hugo Turuga/Foto da capa: Wandeclayt M.
Preço de Capa: R$ 29,00
ISBN: 85-205-0434-5
Nº de páginas: 239

Adriana Amaral é doutora em Comunicao Social pela Famecos\PUCRS 2005, com Estágio de Doutorando em Sociologia da Communicacao pelo Boston College, EUA BOLSA CNPq, Atualmente é professora e pesquisadora do mestrado em Comunicacao e Linguagens da UiversidadeTuiuti do Paraná, em Curitiba, onde liderá o GP Cibercultura.

Também é tradutora, jornalista, darkwaver, colunista e crítica de música eletronica e rock em portais e fanzines, além de blogueira www.palavrasecoisas.blogspot .com , escritora de contos Neovitorianos de horror e de Ficcao Científica e, nas noites vagas DJ 'sound colcator'' de EBM\industrial\electrodark \gothicrock\deathrock.

Seu imaginário é envolto em comunicacao, tecnologia, filosofia da técnica, estética, cultura pop e trash, som e fúria.

No comments: