Saturday, October 07, 2006

CINECLUBE UNIFRA

CINECLUBE UNIFRA CANTA E DANÇA
O Cineclube UNIFRA vai cantar e dançar em outubro. O ciclo deste mês é consagrado aos musicais, gênero de filme muitas vezes desprezado. A idéia é mostrar elementos musicais e coreografados enquanto componentes da narrativa cinematográfica.

Mary Poppins

Direção: Robert Stevenson
Gênero: Musical
Tempo de Duração: 139 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1964
Música: Richard M. Sherman e Robert B. Sherman

Sinopse

Londres, 1910. Um banqueiro, George Banks (David Tomlinson), resolve redigir um anúncio pedindo uma babá, após Michael (Matthew Garber) e Jane (Karen Dotrice), seus filhos, mais uma vez sumirem e fazerem Katie Nanna (Elsa Lanchester), a babá, pedir demissão. Tentando controlar a situação Winifred (Glynis Johns), a mulher de George, faz tudo para acalmar o marido, mas sua cabeça está voltada para a defesa dos direitos da mulher. As crianças também escreveram um anúncio, que difere bastante da babá que George pensa em contratar, tanto que depois de lê-lo o rasga em oito pedaços e joga na lareira, por tê-lo achadofantasioso demais. Porém, os pedaços de papel milagrosamente voam juntos até uma nuvem próxima, onde está uma pessoa muito especial: Mary Poppins (Julie Andrews). No outro dia chegam muitas candidatas para o cargo de babá, mas um vento misterioso as carrega antes de serem entrevistadas. Chega então Mary Poppins, que desce das nuvens até a casa dos Banks, usando um guarda-chuva mágico como pára-quedas. Ela conhece Mr. Banks e concorda em ficar com o trabalho. Michael e Jane ficam fascinados com Mary Poppins, pois ela é exatamente a babá que sempre sonharam.


Premiações

- Ganhou 5 Oscars, nas seguintes categorias: Melhor Atriz (Julie Andrews), Melhor Edição, Melhores Efeitos Especiais, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Canção Original ("Chim Chim Cher-ee"). Foi ainda indicado em outras 8 categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Direção de Arte - Colorida, Melhor Fotografia - Colorida, Melhor Figurino - Colorida, Melhor Som e Melhor Trilha Sonora Adaptada.

- Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz - Comédia/Musical (Julie Andrews), além de ter sido indicado em outras 3 categorias: Melhor Filme - Comédia/Musical, Melhor Ator - Comédia/Musical (Dick Van Dyke) e Melhor Trilha Sonora.

- Ganhou o BAFTA de Melhor Revelação (Julie Andrews).

- Ganhou o Grammy de Melhor Trilha Sonora - Filme/Programa de TV.


Curiosidades

- Walt Disney escolheu Julie Andrews para protagonizar Mary Poppins após vê-la atuando na peça teatral "Camelot", em exibição na Broadway. Na época Andrews disse que não poderia atuar no filme, pois estava grávida. Disney propôs então o adiamento das filmagens até após o parto, além de oferecer o emprego de figurinista do filme a Tony Walton, marido de Julie Andrews. Além disto Disney ainda proporcionou ao casal um passeio acompanhado por ele pela Disneylândia e pelo estúdio de filmagens, como incentivo a convencê-los a aceitar a proposta.

- O autor do livro o qual Mary Poppins foi baseado, P.L. Travers, aprovou a escolha de Julie Andrews para ser protagonista do filme após conversar com ela ao telefone. A atriz fora entrevistada pelo escritor quando ainda estava de cama, devido ao parto recente de sua filha Emma Walton.

- Mary Poppins foi inteiramente rodado em estúdio.

- Último filme da atriz Jane Darwell.

- O personagem Bert é na verdade uma combinação de vários amigos de Mary Poppins no livro de P.L. Travers.

- As personagens Mary Poppins e Sra. Banks não conversam em momento algum do filme.

- Ao ganhar 5 dos 11 Oscars aos quais estava competindo, Mary Poppins se tornou o filme mais premiado da história da Disney até aquele momento.


Sábado, 14 de outubro, 16 horas
Salão Azul do Campus I, Andradas 1614 - Santa Maria
ENTRADA FRANCA


As próximas atrações de outubro:

Dia 21 - Cats
Dia 28 – Vítor ou Vitória ?

No comments: