Wednesday, October 25, 2006

Márcio Grings lança terceiro livro

Literatura
A luz vem dos gigantes
Márcio Grings lança terceiro livro, 'Vivendo à Sombra dos Gigantes' Jornal Diário de Santa Maria
25/10/2006


FRANCISCO DALCOL

Quem se alimenta da arte dos grandes filmes, livros e músicas reconhece uma superior genialidade das mentes criadoras. Mergulhada na busca de significados no universo desses artistas, muita gente passa a escrever sobre cinema, literatura e música. É isso o que entrega o livro Vivendo à Sombra dos Gigantes, de Márcio Grings. A terceira obra do autor santa-mariense será lançada hoje, no 3º Spaço Cult, que terá apresentações musicais inspiradas no cinema.

Vivendo à Sombra dos Gigantes traz 15 textos, em tom de ensaio e crônica, sobre cinema e mais dois que falam de James Dean e do primeiro volume da autobiografia de Bob Dylan. Nas suas 104 páginas, estão retratadas as referências e as idéias que Grings, 36 anos, fermentou como fã, músico e nos 10 anos de empregos entre lojas de discos e locadoras de vídeo.

- Foi algo que começou sem pretensões. Passei a escrever, colocando minhas impressões. Com o tom pessoal, acabei falando de mim. Foi extremamente divertido. E o nome do livro passa um pouco da sensação de se sentir pequeno diante dessas obras - diz.

Uma passada rápida pelo índice do livro mostra que os filmes comentados são, na maioria, recentes. O que sugere que há vida inteligente no cinema atual?

- Acho que, como qualquer coisa no mundo, é preciso garimpar. Há muitas coisas boas, o cinema se renova. Há novos diretores, atores... Acredito que existe vida inteligente no cinema atual - responde.

Os 17 textos foram escritos entre maio de 2005 e março deste ano e publicados no site Contraponto (hoje fora do ar). Para o leitor que já viu os filmes comentados, o convite é compartilhar referências ou discordar de idéias. E para os que não assistiram aos títulos, fica o convite do autor para correr às locadoras.

- A gente sempre é levado a um filme por alguma referência de diretor, ator, comentários... O livro reúne as minhas paixões, que são literatura, cinema e música - diz.

Márcio Grings é integrante da banda Red House e trabalha na rádio Itapema FM. Já lançou os livros Saindo da Linha (poesia, em 2002) e Rock & Roll (conto e poesia, em 2004) e participou da coletânea de autores locais Santa Invasão Poética (poesia, em 2003). Vivendo À Sombra dos Gigantes foi feito com vários colaboradores e apoiadores e marca a estréia da Barco a Vapor, espécie de editora coletiva e independente que apresentará obras de novos autores.

O lançamento do livro ocorre na terceira edição do Spaço Cult, o projeto da locadora Spaço Vídeo que promove eventos culturais. As outras edições foram dos lançamentos dos DVDs do filme Sideways - Entre Umas e Outras e da série The Blues, de Martin Scorsese.

Junto com a sessão de autógrafos de Grings, haverá apresentações musicais inspiradas no cinema, com a dupla Isa e Luiz Martins e os músicos Rodrigo Tranqüilo e Maxx Chami.

Em resumo

O QUÊ: 3º Spaço Cult, com lançamento de 'Vivendo à Sombra dos Gigantes'
QUANDO: hoje, 19h
ONDE: Spaço Vídeo (Av. Medianeira, 1.321)
QUANTO: de graça
Sobre filmes, livros e música
'Vivendo à Sombra dos Gigantes'

- Ensaio/crônica
- 17 textos
- 104 páginas
- Lançamento Barco a Vapor
- R$ 20. Depois do lançamento, estará à venda na Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma)
Fala sobre
FILMES
- Uma Canção de Amor para Bobby Long, de Shainee Gabel (drama, EUA, 2004)
- O Solitário Jim, de Steve Buscemi (drama, EUA, 2005)
- Cowboy Junkies - Live in Liverpool (musical, 2005)
- Boa Noite e Boa Sorte, de George Clooney (drama, EUA, 2005)
- Tudo Acontece em Elizabethtown, de Cameron Crowe (comédia romântica, EUA, 2005)
- A Proposta, de John Hillcoat (faroeste, Austrália/Inglaterra, 2005)
- O Segredo de Brokeback Mountain, de Ang Lee (drama, EUA, 2005)
- Hair, de Milos Forman (musical, EUA, 1979)
- Johnny & June, de James Mangold (drama, EUA, 2005)
- Sin City, de Frank Miller e Robert Rodriguez (aventura/policial, EUA, 2005)
- Terra Estrangeira, de Walter Salles (drama, Brasil, 1995)
- Crash - No Limite, de Paul Haggis (drama, EUA, 2005)
- Flores Partidas, de Jim Jarmusch (comédia, EUA/França, 2005)
- Bob Dylan: No Direction Home, de Martin Scorsese (documentário musical, EUA, 2005)
- Tom Petty & The Heartbreakers - Live at Soundstage (musical, EUA, 2003)
GENTE
- James Dean, em memória aos 50 anos de sua morte
LIVROS
- Crônicas - Volume 1, o primeiro volume dos três que ainda virão da autobiografia de Bob Dylan

No comments: