Tuesday, October 24, 2006

Projeto Antropologia e Cinema I

Projeto Antropologia e Cinema I
Módulo II: Etnicidade e Cinema


DIA 26/10/2006 - Brincando nos campos do Senhor
(At Play in the Fields of the Lord, EUA, 1991) de Hector Babenco.


Apresentação e debate: Luciana Hartmann (Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina e professora no Centro de Artes e Letras - UFSM)

Convidamos a todos para participarem nesta quinta-feira, 26 de outubro, da exibição e debate do filme Brincando nos campos do Senhor (At Play in the Fields of the Lord, EUA, 1991) do diretor Hector Babenco às 14:30 na Sala de Vídeo da Biblioteca Central (campus - UFSM).

O projeto de extensão “Antropologia e Cinema I” é coordenado pela professora do curso de Ciências Sociais, Dr. Maria Catarina C. Zanini e faz parte das atividades do NECON (Núcleo de Estudos Contemporâneos). As exibições ocorrem quinzenalmente e contam sempre com a presença de um debatedor que orienta a discussão de temáticas sociais pertinentes ao filme proposto no dia. A entrada é gratuita e fornece certificado de 04 horas para quem assistir ao filme e ao debate. Projeto premiado pela ABA (Associação Brasileira de Antropologia) e Fundação FORD, como um projeto inovador no ensino de Antropologia.

Sinopse:

Dois aventureiros pousam seu avião monomotor em plena floresta Amazônica. O funcionário do governo no vilarejo recusa o pedido de gasolina e confisca os passaportes dos pilotos e os documentos do avião, que só devolveria mediante à realização de um serviço: os aventureiros teriam de bombardear os niarunas, uma tribo indígena cujas terras são cobiçadas por razões econômicas. A história se desenrola principalmente com a chegada no local de missionários presbiterianos que pretendem levar sua religião aos índios da Amazônia. Além da cobiça dos homens, narra também a história de um renegado índio cheyenne, que descobre que as mesmas forças que exterminaram seu povo estão presentes na América do Sul.




Próximo filme:

DIA 09/11 – A COZINHA DE TOTO
(The Kitchen Toto, EUA/Quênia, 87 min., 1990) de Harry Hook.


No comments: