Tuesday, March 01, 2011

GRITO ROCK SANTA MARIA 2011 - Macondo Coletivo - Santa Maria - RS

GRITO ROCK SANTA MARIA 2011

O Grito Rock, um dos maiores festivais integrados na America Latina, ocorre em Santa Maria de 9 a 12 de março, com realização do Macondo Coletivo. Sediado em diversas cidades do continente, o festival apresenta, em Santa Maria, shows, artes visuais, audiovisual e teatro, espelhando a proposta do Macondo Coletivo de integração das artes.

Adotado pelo Circuito Fora do Eixo (CFE) como um de seus projetos, o Grito Rock cresceu exponencialmente em seus nove anos de existência. O festival espalhou-se, saindo de Cuiabá, onde surgiu, e alcançando diversas cidades do Brasil e de outros países da America Latina, como Argentina, Uruguai, Bolívia, Chile, Panamá, Costa Rica, Honduras e El Salvador. Em 2011, são mais de 130 cidades que promovem o festival no período de 19 de fevereiro a 28 de março.

Encerrando as comemorações de carnaval, a terceira edição do Grito Rock Santa Maria começa com energias renovadas em uma festa de abertura permeada de arte, que ocorre no Boteco do Rosário. Iniciativas do Circuito Fora do Eixo são apresentadas, como a Exposição Virtual Grito Rock, organizada pelo Núcleo de Poéticas Visuais do FdE, com trabalhos em suporte digital, e o lançamento do Zine OrFEL, do Fora do Eixo Letras. A 1ª Exposição Livre do Núcleo Vísceral de Imagens Técnicas, mostra fotográfica de membros do Macondo Coletivo, também faz parte da programação da festa de abertura do festival, além do espetáculo “Maria Metade”, integrante da programação do Grito EnCena, ação promovida pelo Palco Fora do Eixo no Grito Rock 2011.

A programação segue na quinta-feira, 10, com shows da banda Rinoceronte, no Moto Garage, e da banda Efervescentes (Porto Alegre), no Macondo Lugar – o passaporte para entrar nos dois bares custa 12,00. Além da música, a quinta-feira também conta com duas exposições no bar Macondo Lugar. Deus ex Machina, do grafiteiro e designer Braziliano e Rock the Scream, performance audiovisual de Moisés Lopes que faz parte da Exposição Virtual Grito Rock. A sexta-feira, 11, é dia de mais música, com as bandas Chá das Cinco (Santa Cruz do Sul), Tapete Persa (Porto Alegre) e Marujo Cogumelo (Xanxerê - SC), no Macondo Lugar. A noite também conta com a vídeo instalação do Núcleo Visceral do Macondo Coletivo, VVV, Vídeo Viscera VHS, na Sala Dobradiça. Para encerrar a programação de 2011 do Grito Rock, as bandas Ventores (Santa Maria), Brazilian Cajuns (Londrina - PR) e Os Vespas (Cachoeirinha) sobem ao palco do Macondo Lugar no sábado, 12.

PROGRAMAÇÃO

Macondo Cineclube Pré-Grito Rock


Sessão de videoclipes no Macondo Cineclube anuncia o Grito Rock 2011
A dez dias do Grito Rock, maior festival em rede da América Latina organizado pelo Circuito Fora do Eixo, o Macondo Cineclube entra na programação deste evento que além de Rock apresenta também Artes Visuais, Teatro e Audiovisual, característica já conhecida dos eventos realizados pelo Macondo Coletivo , responsável pelo Grito em Santa Maria.

Neste dia o Macondo Cineclube mostra um pouco da importância da arte audiovisual enquanto imagem potencialmente criadora de significados para a música e seu contexto. Os vídeoclipes escolhidos pela curadoria trazem produções locais como o clipe da Banda Rinoceronte, Anda no Ar (Menção Honrosa pelo Incentivo a Produção Independente no SMVC - Santa Maria Vídeo e Cinema 2010) e com lançamento também na MTV Brasil; vídeoclipe de bandas participantes do Grito Rock Santa Maria, como Os Efervescentes, Tapete Persa e Marujo Cogumelo; produções que fazem parte do acervo da Df5 - distribuidora de Filmes Fora do Eixo, como o clipe da Macaco Bong e mais duas produções argentinas realizadas pelo Projecto Gomez Casa. Fecham a sessão musical o lançamento em rede do vídeoclipe "Um Brinde" do Grupo Inquérito, grupo de Rap de SP e o Clipe oficial da música "Um Rei e O Zé" da banda porto-alegrense Apanhador Só, lançado este mês.

Macondo Cineclube Pré-Grito Rock
01/03/2011
20h - Boteco do Rosário



Videoclipes que serão exibidos:

Macaco Bong _ Vamodahmaisuma (07:53)
Realização e edição: Thaïs Dahas
Cuiabá/ MT
www.filmesparabailar.com/distribuidora/2010/11/vamodahmaisuma


Cabocrioulo _ Ar Mais Puro (04:43)
Roteiro e Produção: Banda Cabocrioulo e Coletivo Difusão
Direção: Coletivo Difusão
Manaus - Amazonas
www.filmesparabailar.com/distribuidora/2010/10/ar-mais-puro


Rhox _ Erga a Cabeça (04:07)
Vídeo realizado na SEDA – Semana do Audiovisual Cuiabá pelos alunos da oficina de realização audiovisual 2009
Direção: Coletiva
Cuiabá/ MT
www.filmesparabailar.com/distribuidora/2010/10/rhox-erga-a-cabeca



Coreografia do avesso (04:05)
Direção: Keila Serruya
Coletivo Difusão
Foco principal o figurino das personagens, ou na verdade o look dos modelos.
Usando músicas sobreposta, e transformando isso em uma quase anti-música.
www.filmesparabailar.com/distribuidora/2010/09/coreografia-do-avesso



Rinoceronte _ Anda no Ar (03:40)
2010 - Santa Maria - RS
Direção: Ariane Nogueira
www.
youtube.com/watch?v=kZ3S7I541W0


Katia Dotto _ Rua de Tras (03:04)
Ao Vivo no Cinematheque - RJ
Direção:Ana Cecilia
www.youtube.com/watch?v=X6R97YYSBsM

Proyecto Gomez Casa _ De chiquitito (05:32)
Buenos Aires - Argentina
www.youtube.com/watch?v=_XanfPeB1bM

Proyecto Gomez Casa _ Rockero (04:17)
Buenos Aires - Argentina
www.youtube.com/watch?v=fcBtmgyt3Vg&feature=related



Os Efervescentes _ Volte Logo (03:31)
Poa - RS
Algumas taças, uma bela quantidade de vinho, uma câmera e uns cigarros ajudaram a criar o que vocês estão prestes a ver, Os Efervescentes no Jardim. Uma produção de Os Efervescentes.
www.youtube.com/watch?v=-nhf5hueefI



Os Efervescentes _ Escute Minha Canção (03:29)
Direção: Pedro Maron
Poa - RS
www.youtube.com/watch?v=jRhUnzEvIwQ



Tapete Persa _ Não Tenha Medo (02:26)
Poa - RS
www.youtube.com/watch?v=-8hiToUXJ2g



Marujo Cogumelo _ Nova Manhã (06:12)
Chapecó - SC
www.youtube.com/watch?v=sEwCuJ3JITM



Apanhador Só _ Um Rei e O Zé (05:19) - Lançamento
Clipe oficial da música "Um Rei e O Zé" da banda porto-alegrense Apanhador Só. Produzido pela Sofá Verde Filmes.
www.youtube.com/apanhadorso#p/a/u/0/PLgYc5rIW6o



Grupo Inquérito _ Um Brinde (03:20) - Lançamento
www.youtube.com/watch?v=ZAaQlpwRgeo&feature=related


Videoclipe do grupo Inquérito vira campanha mundial contra alcoolismo

Rap feito no Brasil passa a fronteira europeia, ganha emissora na Inglaterra e exibição em mais quatro países
Pensando em fazer Mudança – título do terceiro álbum – o grupo Inquérito lançou, no dia 18/02, o videoclipe Um Brinde, da música de mesmo nome e o que seria apenas um lançamento de audiovisual para entretenimento transformou-se numa campanha com o alcoolismo.

Passando pela indústria da cana-de-açúcar, os senhores de engenho, os problemas sociais decorrentes da substância como bebida, ambientais por conta do combustível e da degradação geral em nome do lucro, o grupo tece versos que duram três minutos e apresentam filmagens numa usina de cana no interior de São Paulo, num pátio de carros batidos e em bares.

A pouco dias para o início do carnaval, período em que as pessoas costumam ingerir doses excessivas de bebidas alcoólicas e é, justamente, nesses dias em que a Organização Mundial da Saúde divulga dados assustadores sobre alcoolismo.

Cerca de 2,5 milhões de pessoas morrem por ano, em todo o mundo, em conseqüência do consumo de álcool. Para se ter uma idéia da gravidade da situação, a OMS considera que o álcool mata mais que a AIDS e a violência.

A solução determinada pela OMS é a maior divulgação dos problemas causados pelo uso exagerado de bebidas alcoólicas. E é exatamente isso que o Grupo Inquérito tem feito: levar informação.

Com mais de 120 pontos de exibição em todo país, de norte a sul, e cinco pontos no exterior, nos países: Guiné Bissau, Cuba, Estados Unidos, Portugal e Londres, o grupo faz a própria campanha, que se tornou mundial por meio da divulgação via internet.

Entre estas exibições, o destaque fica por conta da capital inglesa, onde o clipe será exibido numa TV local, por intermédio do MC Donedman, que estabeleceu um contato pela internet e se interessou pelo trabalho. De acordo com ele, o trabalho do grupo Inquérito tem potencial para o exterior do Brasil e ele se dispôs a levá-lo a TV. “É importante esse intercâmbio. Eu trago o trabalho do Inquérito para Londres e através deles, levo meu trabalho ao Brasil, assim, promovemos a difusão do hip-hop sem fronteiras”, pontua.

O grupo Inquérito comemora a conquista, de poder ter o trabalho exibido num outro país, por meio de uma emissora de televisão.

Para o MC e compositor Renan Inquérito, o material é uma forma de falar a todas as pessoas sobre os problemas relacionados ao álcool e a época é propícia. “Estamos num período pré-carnaval e buscamos reduzir os índices apresentados nas estatísticas. O vídeo tem três minutos, neste período, segundo a Organização Mundial de Saúde, 14 pessoas morrem, no mundo, vítimas do álcool de alguma forma e os problemas envolvendo o álcool atingem várias esferas como saúde, violência, educação, economia, etc. O Inquérito quer fazer mudança e estamos conseguindo”, frisa.

Desta maneira, o videoclipe dirigido por Vras77 quebra barreiras e invade fronteiras, levando o rap brasileiro a outros centros, o que marca mais uma etapa da trajetória do grupo que está na ativa desde 1999 e já foi premiado duas vezes no Hutúz com trabalhos dos dois primeiros discos Mais Loco que u Barato (2005) e Um segundo é pouco (2008).

As exibições vão acontecer em todas as regiões do país.

www.grupoinquerito.blogspot.com

Inquerito Um Brinde - MP3
www.4shared.com/audio/P86gfCm8/Inquerito_Um_Brinde.htm


MACONDO CINECLUBE

Sempre às Terças 20h
Boteco do Rosário - Rua do Rosário n 400
Entrada Franca


02/03 - GRITO BLOCO
Local: saída da Praça Saldanha Marinho
Horário: 18h30


O Grito Rock, um dos maiores eventos integrados da América Latina, tem, em Santa Maria, o Macondo Coletivo como realizador. Esta é a terceira edição do festival na cidade e, como de praxe, novas ações são tomadas a cada ano.

Em 2011, diferentes espaços serão explorados: as ruas. O Grito Bloco – uma espécie de parada pré-carnaval – percorrerá o centro da cidade a fim de promover o Grito Rock de Santa Maria. Pela primeira vez no país, a divulgação do festival será feita dessa forma, pelos próprios organizadores, colaboradores e público do evento. Músicos e companhias teatrais santa-marienses já confirmaram presença, além da bateria da Mocidade Independente das Dores, escola de samba que será o destino da festa realizada no paralelepípedo e no asfalto.

O Grito Bloco sairá às ruas no dia 2 de março. O encontro será no Coreto da Praça Saldanha Marinho, às 18h30. A tamborzada corre o centro e segue até o barracão da Mocidade – próximo ao Fórum, no Bairro Nossa Sra. das Dores – onde a agitação cultural continua com a festa “Carnaval dos Bairros”.

O Núcleo Visceral de Imagens Técnicas, do Macondo Coletivo, acompanhará a passagem do Bloco para a feitura de uma intervenção. O grupo irá gravar imagens da reação dos transeuntes quanto à passagem do folião, que receberá uma bela surpresa ao chegar à sede da escola de samba!

A comunidade está convidada a gritar carnaval e pular rock! Que rufem os tambores: o Grito Rock Santa Maria 2011 vem aí!

09/03 - FESTA DE ABERTURA NO BOTECO DO ROSÁRIO
Local: Boteco do Rosário
Horário: 20 horas
Valor: 5 reais

Exposição Virtual Grito Rock - Núcleo de Poéticas Visuais FdE


Em sua primeira edição, a Exposição Virtual do Grito Rock traz 46 trabalhos de 23 selecionados pelo Núcleo Poéticas Visuais do Circuito Fora do Eixo (FDE) com o intuito de celebrar a produção artística contemporânea brasileira, abrindo portas para diálogos em rede acerca das artes visuais. Os trabalhos enviados utilizam licença Creative Commons e suportes digitais, porém há uma diversidade de técnicas como fotografia, gravura, ilustrações, desenhos, grafite e vídeoarte.

Lançamento do Zine OrFEL

O Zine OrFEL é fruto da parceria entre a FEL - Fora do Eixo Letras, frente do Circuito Fora do Eixo que trabalha a palavra em suas mais diversas formas - escrita, falada, visual, sonora, multimídia e o Núcleo de Poéticas Visuais, que por sua vez, discute e fomenta ações em Artes Visuais dentro do Circuito. Juntos apresentam nessa publicação letras, imagens, sonoridade e nonsense, resultantes de uma integração de forças, que manifestam que ler é, sim, algo muito além da palavra-livro. Ambos os Núcleos buscam compreender a cadeia produtiva da linguagem e das artes para pluralizar conceitos e democratizar seu acesso.

Grito En Cena/ Palco Fora do Eixo

Espetáculo: Maria Metade
Direção e atuação: Daiani Cezimbra Brum
Orientação: Gabriela Amado
Sonoplastia: Daiani Brum
Duração: 45 minutos

“Maria Metade” trata-se da livre adaptação do conto “Olhos dos Mortos” de Mia Couto. Ao conto somam-se depoimentos, reportagens e textos literários que igualmente permeiam uma temática recorrente na história da humanidade, a violência contra a mulher. Através do universo de Maria Metade fala-se sobre o Brasil, onde uma entre quatro mulheres é vítima de violência doméstica, e mesmo assim, apenas 2% das queixas desse tipo de violência resultam em punição. Através da figura de Maria Metade expõe-se o universo de impotência vivenciado por tantas gerações de Marias que “fecham as feridas no escuro íntimo do lar”, de Marias que nunca passaram de “meios caminhos, meias desculpas e meias verdades”, de Marias Metade.

1ª Exposição Livre do Núcleo Vísceral de Imagens Técnicas
O artista Eduardo Ramos e o fotógrafo Marcelo Cabala apresentam uma seleção de seu acervo pessoal de fotografias no Boteco do Rosário. A proposta é revisitar o portifólio destes artístas e apresentar outra frente do Núcleo de Imagens Técnicas - que já se consagrou por suas obras em vídeo.
Eduardo Ramos apresenta uma leitura do cotidiano urbano enquanto Marcelo Cabala mostra seu olhar sobre o Rock n Roll.

10/03

Local: MOTO GARAGE
Horário: 21 horas
Valor: 8 reais*
Show: Rinoceronte

Local: MACONDO LUGAR
Horário: 23 horas
Valor: 8 reais*
Show: Os Efervescentes (Porto Alegre)


*Pacote da noite (Moto Garage e Macondo Lugar): 12 reais


Exposição Virtual Grito Rock
ROCK THE SCREAM - Imaginando Sons Sonorizando Imagens, de Moisés Lopes. Performance audiovisual da Exposição Virtual Grito Rock - Poéticas Visuais FdE com Moisés Lopes.

Discotecagem de Moisés Lopes

"Deus ex machina", de Braziliano
Mostra de Cartazes do Grafiteiro e designer Braziliano.


11/03

Local: MACONDO LUGAR
Horário: 23 horas
Valor: 8 reais
*entrada franca para estudantes até a meia-noite.

Shows:
Chá das Cinco (Santa Cruz do Sul)
Tapete Persa (Porto Alegre)
Marujo Cogumelo (Xanxerê – SC)



Vídeo-Instalação “VVV” na Sala Dobradiça
Criação: Núcleo Visceral de Imagens Técnicas – Macondo Coletivo


Vídeo Vísceral VHS é o inicio de uma série de video-instalações que pesquisam o uso doméstico das tecnologias de registro e projeção de imagens em movimento. O VHS como tecnologia doméstica, sejam imagens gravadas de diferentes meios, sejam registros pessoais, é investigado em uma vídeo instalação que propõe um estudo e resgate das formas de olhar e reproduzir experiências a partir das imagens técnicas.

Com a premissa de que a tecnologia transforma a relação do ser humano com o meio técnico, juntamos imagens que comunicam simbolicamente as experiências de uma vida, organizando a memória em uma reciclagem e reinterpretação audiovisual. Todas as operações de criação aplicadas às obras originais ampliam a dimensão simbólica do cotidiano presente em cada uma delas, a partir de uma apropriação artística.

“VVV” investiga uma tecnologia, desconstrói e expõe o contato com o suporte, e desvenda uma linguagem. Tudo isso para levar o espectador a um universo: às vísceras do VHS!

Sobre o Núcleo Visceral de Imagens Técnicas
O Núcleo Visceral é uma frente do Macondo Coletivo dedicada à criação estética. A base de nossa criação é a imagem técnica, ou seja, imagens artísticas criadas com máquinas (artifícios maquínicos). Nossos artefatos, formatos e dispositivos de criação são e podem derivar das tecnologias maquínicas (fotografia, cinema e video). Os suportes são determinados pelo que a obra precisa; mas as obras também são estudo de recursos criativos e estética específicas de cada suporte maquínico.

Nas pesquisas o grupo pretende trabalhar além dos suportes dados, das tecnologias prontas com as ferramentas que oferecem. Com os recursos digitais, a pesquisa também se dará a partir das possibilidades de criação de novos dispositivos e suportes, agregado à reciclagem de máquinas disponíveis, sejam máquinas fotográficas analógicas pessoais da década de 80, sejam câmeras digitais infantis ou de alta definição.

O grupo pretende atuar em um variado leque de investigação e produção, trabalhando desde a fotografia, chegando ao audiovisual digital com as possibilidades de linguagens trazidas por novas mídias e suportes: videoclipe, curta-metragem, videoarte, video-instalação, video-instalação interativa, video-performances, videos para espetáculos de teatro e de música, happenings audiovisuais; e fotografia, nos mais diferentes formatos de apresentação e intervenção.

O grupo também pretende expandir o trabalho com artes integradas, sendo integrante da peça “Quando fecho os olhos”, do Macondo Coletivo.
Conceitualmente, o Núcleo visceral incorpora as máquinas na percepção e na construção da memória do cotidiano, sempre com a idéia da pesquisa, de arte maquínica reflexiva, de troca de informações e de construção de algo autêntico.

E proclama: As máquinas como extensão do corpo! As artes das imagens técnicas como extensão da experiência!

Núcleo Visceral de Imagens Técnicas:
Coordenação Geral: Carolina Berger
Artistas e colaboradores: Eduardo Ramos, Francine Nunes, Lucas Hoffman, Luise Scherer, Natália Schneider, Marcelo Cabala, Rodrigo Ricordi e Silvana Dalmaso

12/03

Local: MACONDO LUGAR
Horário: 23 horas
Valor: 8 reais

Shows:
Ventores
Brazilian Cajuns (Londrina – PR)
Os Vespas (Cachoeirinha)





Cartaz: Elias Maroso

www.macondocoletivo.com

No comments: