Sim. Existe um Dia do Cinema Gaúcho e ele é comemorado no dia 27 de março. A data foi instituída pela Assembléia Legislativa e marca a estréia do filme "Ranchinho do Sertão" exibido em 1909, em Porto Alegre e produzido por Eduardo Hirtz. Para celebrar este dia, os cineclubes da região vão exibir filmes gaúchos em suas programações da semana. O Macondo Cineclube integra as atividade de comemoração e exibe nesta terça-feira, dia 22, a partir das 20h, no Boteco do Rosário, o curta "Os Amigos Bizarros de Ricardinho", dirigido por Augusto Canani.
Amigos Bizarros do Ricardinho
Direção: Augusto Canani
RS - 2009 - 21 Min
A história de um rapaz levado ao limite da tensão em um ambiente corporativo. Quando essa crise torna-se insustentável, ele desenvolve uma reação estranha: narra aos seus colegas as pequenas e insólitas histórias de seus amigos e familiares na cidade-satélite de Viamão, na grande Porto Alegre. O filme é um mosaico de pequenos erros e fracassos da vida de um jovem que está ingressando na idade adulta e no mercado de trabalho. Uma curiosidade é que o próprio Ricardinho da vida real atua no papel dele mesmo.
Outros cineclubes da região se organizaram para celebrar o Dia do Cinema Gaúcho. Todas as sessões têm entrada franca.
Cineclube Abelin nas Nuvens - Silveira Martins, às 20h, 22 de março, exibição do longa-metragem Saneamento Básico - O Filme, de Jorge Furtado
Macondo Cineclube: 22 de março, terça-feira, às 20h, exibição Os Amigos bizarros do Ricardinho, de Augusto Canani;
Câmara de Vereadores e Cineclube SMVC: 23 de março, quarta-feira, às 18h, no Plenarinho, exibição dos curtas-metragens:
- A invasão do Alegrete, de Diego Muller;
- A Farsa Seca, de Fabricio Koltermann;
- Faltam 05 minutos de Luiz Alberto Cassol.
Cineclube Lanterninha Aurélio: 28 de março, às 19h, exibição do DVD Parcerias do Fórum Entre Fronteiras;
Cineclube Abelin nas Nuvens - Silveira Martins, às 20h , exibição dos curtas-metragens:
- Os Amigos Bizarros Do Ricardinho, de Augusto Canani;
- Ilha Das Flores, de Jorge Furtado;
- A Invasão Do Alegrete, de Diego Müller;
- Insanidades, de Luiz Alberto Cassol;
- Causos E Casos, de Eduardo Ramos.
Mostra Livre 2011 tem continuidade
Além de "Os Amigos Bizarros de Ricardinho", o Macondo Cineclube apresenta nesta terça-feira, no Boteco do Rosário, outros quatro curtas da Mostra do Filme Livre 2011.
Aventuras de Paulo Bruscky
PE - 2010 - 19min
Direção: Gabriel Mascaro
O videoartista Paul Bruscky e o cineasta Gabriel Mascaro criam avatares na plataforma de relacionamento virtual Second Life. Bruscky encomenda a Mascaro um registro machinima – combinação de cinema, animação e game – em formato de documentário, relatando suas aventuras no Second Life. Produzido sem câmeras, a partir de recursos virtuais, o filme resulta num ensaio sobre o alcance da tecnologia.
Nego
MG - 2010 - 3min
Direção: Savio Leite e Marko Adjaric
Uma homenagem ao intelectual negro mais fecundo que o Brasil conheceu, utilizando os quadrinhos como aporte visual e dramático.
O Sarcófago
BA - 2010 - 20min
Direção: Daniel Lisboa
Um homem e sua peleja contra o inevitável processo de corrosão da carne e a tentativa de dominá-lo, retardá-lo, ignorá-lo. Um pós-exu, um pré-cyborg que corta a cidade como uma nota rebelde de rock’n roll.
Último Retrato
RJ - 2010 - 9min
Direção: Abelardo de Carvalho
Um fotógrafo, doze crianças e um único tema. O filme “O Último Retrato” , descreve o trabalho de um fotografo do inicio do século que dedicou a fotografar crianças mortas. São 12 crianças entre meninos e meninas retratados em um momento único, eternizados como em uma tentativa romântica de manter a vida.
Macondo Cineclube
Mostra Livre de Filmes
quando: 22 de março
onde: No Boteco do Rosário (rua do Rosário, número 400)
que horas: a partir das 20h
Entrada Franca
Siga-nos no Twitter: @macondocine
Nenhum comentário:
Postar um comentário