Friday, March 11, 2011

Video Instalação VVV

Núcleo Visceral de Imagens Técnicas apresenta videoinstalação sobre VHS durante o Grito Rock Santa Maria


A linguagem do VHS é o foco da videoinstalação do Núcleo Visceral de Imagens Técnicas, do Macondo Coletivo, que ocorre nesta sexta-feira, dia 11, a partir das 23h, na Sala Dobradiça (subsolo do Macondo Lugar).

A atividade faz parte da programação do Festival Grito Rock Santa Maria. Vídeo Víscera VHS – VVV- é o nome da videoinstalação que vai apresentar ao público um vídeo elaborado com imagens gravadas em VHS e proporcionar o contato do público com o suporte. O vídeo elaborado pelo Núcleo mostra as peculiaridades do suporte VHS em relação aos efeitos de imagem e som e também é uma provocação quanto à temática abordada que trabalha com erotismo, religião e, claro, vísceras. O público que visitar a instalação também vai interagir com ela ao revelar o que tem gravado em VHS e escolher imagens no suporte para assistir na hora.



O VVV é o inicio de uma série de videoinstalações que pesquisam o uso doméstico das tecnologias de registro e projeção de imagens em movimento. O VHS como tecnologia doméstica, sejam imagens gravadas de diferentes meios, sejam registros pessoais, é investigado em uma vídeo instalação que propõe um estudo e resgate das formas de olhar e reproduzir experiências a partir das imagens técnicas.

O VVV investiga uma tecnologia, desconstrói e expõe o contato com o suporte, e desvenda uma linguagem. Tudo isso para levar o espectador a um universo: às vísceras do VHS!


Sobre o Núcleo Visceral de Imagens Técnicas

O Núcleo Visceral é uma frente do Macondo Coletivo dedicada à criação estética. A base de criação é a imagem técnica, ou seja, imagens artísticas criadas com máquinas (artifícios maquínicos). Os artefatos, formatos e dispositivos de criação são e podem derivar das tecnologias maquínicas (fotografia, cinema e video). Os suportes são determinados pelo que a obra precisa; mas as obras também são estudo de recursos criativos e estética específicas de cada suporte maquínico.

O grupo pretende atuar em um variado leque de investigação e produção, trabalhando desde a fotografia, chegando ao audiovisual digital com as possibilidades de linguagens trazidas por novas mídias e suportes: videoclipe, curta-metragem, videoarte, video-instalação, video-instalação interativa, video-performances, videos para espetáculos de teatro e de música, happenings audiovisuais; e fotografia, nos mais diferentes formatos de apresentação e intervenção. Conceitualmente, o Núcleo visceral incorpora as máquinas na percepção e na construção da memória do cotidiano, sempre com a idéia da pesquisa, de arte maquínica reflexiva, de troca de informações e de construção de algo autêntico.

No comments: