Monday, November 20, 2006

Cineclube Lanterninha Aurélio


Cineclube Lanterninha Aurélio
Projeto Cultural Cesma - desde 1978
Santa Maria/ RS


Apresenta o Filme: A Marca da Maldade
Direção: Orson Welles
Roteiro: Orson Welles, baseado em livro de Whit Masterson
Gênero: Policial
Tempo de Duração: 95 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1958


Sinopse

Um investigador do governo mexicano e sua jovem esposa americana estão passando a lua-de-mel na fronteira entre os dois países. Vários incidentes os levam a um confronto com o chefe da polícia do lado americano. Uma história sobre corrupção, tráfico de drogas e discriminação.

----------------------------------
Dia: 22/11/2006 - 19 Horas

Local: Centro Cultural CESMA - Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria LTDA.
Auditório João Miguel de Souza (3º andar)
Rua Professor Braga nº 55 - Centro - Santa Maria - RS

Entrada Franca
Informações: Cesma (55) 3221 9165
cineclubelanterninhaaurelio@gmail.com
www.cesma.com.br/cineclube
-----------------------------------
A produção de A Marca da Maldade foi recheada de contratempos, que resultaram na demissão de Orson Welles e na reedição do filme de forma que ele ficasse diferente do que Welles havia planejado.

- Inicialmente, Orson Welles havia sido contratado apenas para trabalhar como ator em A Marca da Maldade. Entretanto, devido a um engano o ator Charlton Heston entendeu que Welles iria atuar e dirigir o filme. Para agradar a Heston, o produtor Albert Zugsmith resolveu então convidar Welles a também dirigir o filme.

- Após assumir a direção de A Marca da Maldade, Orson Welles passou a fazer profundas alterações no roteiro já pronto para o filme.

- Quando Orson Welles soube que A Marca da Maldade seria reeditado por ordem de seu produtor, ele escreveu uma carta a ele explicando como queria que o filme fosse editado. Durante anos se pensou que esta carta estivesse perdida, mas na verdade ela esteve com Charlton Heston, um dos atores principais do filme.

- Orson Welles foi demitido durante a pós-produção de A Marca da Maldade e o filme foi realmente reeditado de forma diferente à qual havia solicitado. Antes de sua morte, Welles deixou por escrito instruções sobre como gostaria que o filme fosse editado. Estas instruções foram seguidas em 1998, quando a Universal lançou uma nova versão de A Marca da Maldade, desta vez seguindo as regras estipuladas por Welles.

- A versão com a edição estipulada por Orson Welles possui 16 minutos a mais do que a versão que foi lançada nos cinemas em 1958.

- A atriz Janet Leigh quebrou seu braço esquerdo pouco antes do início das filmagens de A Marca da Maldade, mas pôde participar normalmente das filmagens.

1 comment:

Vinícius said...

E a Marcelo, ta tri massa teu blog. Tenho dado uma olhada direto. Mto bom teu trabalho de divulgação. Continua assim.

Abraço