Tuesday, November 07, 2006

Projeto Antropologia e Cinema I

Dia 09/11/2006

Projeto Antropologia e Cinema I
Módulo II - Etnicidade e Cinema

Dando continuidade ao Módulo II do Projeto Antropologia e Cinema I, neste dia 9 de novembro haverá exibição do filme "A Cozinha de Totó" (The Kitchen Toto, EUA/Quênia, 87 min., 1987) do diretor Harry Hook às 14:30 na Sala de Vídeo da Biblioteca Central (campus – UFSM)

No Quênia dos anos 50, após testemunhar o assassinato do pai por terroristas kikuyus, tribo em luta pela independência do país e contra a colonização inglesa, o pequeno Totó vai trabalhar como ajudante de cozinheiro na casa de um oficial inglês. Enquanto o movimento dos negros vai se fortalecendo e os atentados contra os brancos colocam o país em estado de guerra, Totó faz amizade com o filho do oficial e, ao mesmo tempo, é tentado pelos kikuyus para facilitar a entrada deles na casa. Longa de estréia do jovem diretor inglês Hook, que foi educado no Quênia em pleno processo de independência do país. O menino Mahinda, que faz o papel de Totó foi escolhido entre 3 mil candidatos e teve elogiada atuação.

Debatedor convidado
: Dilmar Luiz Lopes, mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria e atualmente trabalha na Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a comunidade negra.

O projeto de extensão "Antropologia e Cinema I" é coordenado pela professora do curso de Ciências Sociais, Dr. Maria Catarina C. Zanini e faz parte das atividades do NECON (Núcleo de Estudos Contemporâneos). As exibições ocorrem quinzenalmente na Sala de Vídeo da Biblioteca Central (campus – UFSM) e contam sempre com a presença de um debatedor que orienta a discussão das temáticas sociais pertinentes ao filme proposto no dia. A entrada é gratuita e fornece certificado de 04 horas para quem assistir ao filme e ao debate. Projeto premiado pela ABA (Associação Brasileira de Antropologia) e Fundação FORD, como um projeto inovador no ensino de Antropologia.

Próxima exibição:

Dia 23/11
SKINHEADS- A FORÇA BRANCA
(Romper Stomper, Austrália, 1992) de Geoffrey Wright.
Debate: Profº Guilherme Silva e Sá – UFSM.

No comments: