Tuesday, November 14, 2006

Lançamento do livro “The End


Para comemorar o primeiro ano de sede própria, a CESMA - Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria, RS, através do Projeto Cultural Cineclube Lanterninha Aurélio, convida para:


Lançamento do livro “THE END”, de Cristiano Zanella,

nesta terça-feira, 18h, no Centro Cultural CESMA




The End – Cinemas de Calçada em Porto Alegre (1990-2005),


Cristiano Zanella, procura analisar o mercado exibidor cinematográfico brasileiro nos anos 90 e as transformações pelas quais o setor passou durante a virada do milênio. A obra traz imagens de cinemas de rua captadas em Super-8, 35mm, VHS e Digital, entre 1995 e 2006. (mais informações abaixo)



CONVITE:

Lançamento de “The End – Cinemas de Calçada em Porto Alegre”

Terça-feira, 18h, na CESMA, com sessão de autógrafos e coquetel.

Às 19h projeção dos documentários Cine Imperial (POA) e Águas Dançantes (Santa Maria).



Centro Cultural CESMA

Cineclube Lanterninha Aurélio

Rua Professor Braga, 55 - Centro

Santa Maria - RS - Brasil



Informações na terça-feira:

(55) 3221-9165 - com a equipe do Cineclube Lanterninha Aurélio.



*************************************

“The End – Cinemas de Calçada em Porto Alegre”

Após 110 anos da exibição da primeira sessão de cinema em Porto Alegre, será lançado, no próximo dia 5, durante a 52ª Feira do Livro, The End – Cinemas de Calçada em Porto Alegre (1990-2005), livro do jornalista e cineasta Cristiano Zanella. A obra é uma pesquisa jornalística que procura analisar o mercado exibidor cinematográfico brasileiro nos anos 90, e as transformações pelas quais passou este setor durante a virada do milênio.


Zanella busca refletir sobre as principais causas que decretaram o fim dos chamados cinemas “de calçada”. Além disso, aborda a relação do espectador de cinema com a cidade e seus espaços público-privados (cinemas “de calçada” versus cinemas de shopping-centers). The End arrisca ainda algumas proposições sobre o futuro das salas de exibição, enfatizando questões culturais e tecnológicas na era digital.



O livro, editado de forma independente pelo autor e a editora Idéias a Granel, possui um total de 195 páginas, das quais 25 trazem imagens de cinemas de rua captadas em Super-8, 35mm, VHS e Digital, entre 1995 e 2006, e é estruturado em forma de entrevistas com personagens da área cinematográfica da cidade, como Carlos Roberto Schmidt (Guion Cinemas), Hormar Castello Jr. (GNC Cinemas), Itacir Romeu Rossi (Interfilmes), Jamil Seleme (JS Distribuidora), Milton Carlos Dienstmann (M. C. Dienstmann Equipamentos Cinematográficos) e Ricardo Diffini Leite (GNC Cinemas, presidente da Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas), entre outros.



A obra também conta com depoimentos de gente do cinema e do jornalismo, como Alice Urbim, Antônio Jesus Pfeil, Beto Rodrigues, Cirilo Azevedo, Cristiano Trein, Glênio Póvoas, Hermano Freitas, Goida, Jaime Rodrigues (fundador da Associação dos Amigos do Cinema Capitólio - AAMICCA), Juremir Machado da Silva, Luiz Alberto Cassol (coordenador do Santa Maria Vídeo e Cinema), Marco Sório (ator), Marcus Mello (programador da sala P. F. Gastal), Marta Biavaschi, Otto Guerra, Rafael Brum Ferreti, e Vitor Ortiz (ex-secretário de Cultura de Porto Alegre), entre outros nomes da cena cultural gaúcha, que relembram sessões de cinema que ficaram na lembrança.

Segundo o livro, a primeira exibição de filmes da história de Porto Alegre aconteceu na Pharmácia Jouvin, na Rua da Praia, e apresentava títulos documentais, como O bosque de Bologne, A dança serpentina e A chegada do trem na estação de Lyon, projetados por meio do cinematógrafo – um aparelho inventado pelos irmãos Lumière, semelhante ao cinetoscópio inventado por Thomas Edison. O aparelho armazenava previamente, por uma série de instantâneos (fotogramas), os movimentos que durante um certo tempo, sucediam-se diante de uma lente fotográfica e depois reproduzia estes movimentos, projetando as imagens sobre uma parede.

No comments: