Wednesday, August 25, 2010

1ª SEDA – Semana Do Audiovisual - Santa Maria



O Macondo Coletivo e o Clube de Cinema Fora do Eixo
promovem a 1ª Semana do Audiovisual de Santa Maria, de 30 de agosto a 4 de setembro no SESC e no Macondo Lugar, em parceria com o Coletivo Audiovisual Pão com Ovo Filmes.

A SEDA é um projeto de produção, formação, circulação e distribuição audiovisual integrada ao Circuito Fora do Eixo. Além de Santa Maria, este ano ela ocorre também em São Carlos -SP, Uberlândia -MG, Macapá -AP, Recife -PE e Cuiabá -MT.

O objetivo maior do SEDA Santa Maria é promover a integração entre o audiovisual e outros segmentos artísticos em que o Macondo Coletivo se estrutura. As artes integradas estão presentes na programação com oficinas gratuitas de experimentação e de criação audiovisual, shows, mostras cinematográficas, fotográficas e de videoarte, performance audiovisual ao vivo e teatro. Além de discussões sobre videoarte, cinema experimental e produção cultural.

Duas oficinas são oferecidas gratuitamente, ambas com 20 vagas. A Oficina Coletiva de Criação Audiovisual será ministrada pelo Coletivo Audiovisual Pão com Ovo Filmes e a Oficina de Experimentação Audiovisual - “Faça você mesmo”, pela artista audiovisual, diretora e roteirista, Carolina Berger. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do blog do Macondo Coletivo até o dia 29 de agosto.

*O núcleo de comunicação do Macondo Coletivo irá cobrir a SEDA SM com textos, fotos, vídeos e rádio. O material produzido será veiculado no blog www.macondocoletivo.com

Contatos com a organização

macondocoletivo@gmail.com
55 84030127 (Alessandra Giovanella – Núcleo de Artes Visuais)
55 91539822 (Andressa Quadro – Núcleo de comunicação)
55 96350020 (Atílio Alencar – Núcleo de comunicação)


..

OFICINAS (gratuitas)

Oficina Coletiva de Criação Audiovisual

com Coletivo Audiovisual Pão com Ovo Filmes - Amarello Rodrigues, Beto Mattos, Bruno Kieling, Éverson Godinho, Leandro Schirmer, Luísa Meirelles e Maurício Canterle
Datas: 31/08 a 03/09
Horários: das 09h às 12h da manhã e das 14h às 18h da tarde
Local: SESC – Sala de Múltiplas Atividades


* Vagas limitadas (20)

O coletivo é formado por amigos que se tornaram colegas de trabalho, e colegas de trabalho que se tornaram amigos. As iniciativas coletivas foram surgindo naturalmente e também pela necessidade de atender a demandas de trabalho. Todos já passaram por produtoras atuando nas mais diversas fases que compõem o audiovisual como produção, edição, direção, ilustração e finalização. A cada novo projeto, as parcerias se reforçavam, conforme o perfil de cada trabalho. Até que em 2006 os doze amigos fundaram o Coletivo Pão com Ovo Filmes. O surgimento do coletivo aconteceu por acreditarem na realização de projetos autorais e pela busca de experiências coletivas para trabalhos comerciais e não comerciais.

Na Oficina Coletiva de Criação Audiovisual, os profissionais do grupo irão apresentar conteúdos de várias fases da realização de um projeto audiovisual - a ser selecionado pela equipe- desde a pré-produção até a distribuição, através de aulas expositivas e de atividades práticas.

O coletivo Pão Com Ovo Filmes é também parceiro da SEDA Santa Maria e conta com a participação de dois de seus membros, Daniel Petry e João Gabriel Danezi Morisso, na Mostra Fotográfica: Cinema. Compõem também a exposição, fotografias de José Dirceu Gründler Ramos.

Os oficineiros da Pão com Ovo Filmes são:

Amarello Rodrigues – Designer, editor e finalizador
Beto Mattos - Diretor
Bruno Kieling – Editor e finalizador
Éverson Godinho - Ilustrador
Leandro Schirmer – Músico e Editor
Luísa Meirelles – Diretora de arte e produtora
Maurício Canterle – Editor e finalizador

INSCRIÇÕES ACESSE AQUI.


www.migre.me/17wmt


Oficina de Experimentação Audiovisual - "Faça você mesmo"

com Carolina Berger - Artista audiovisual, diretora e roteirista
Datas: 30/08 a 03/04
Horário: 9h às 12h
Local: SESC - Auditório


* Vagas limitadas (20).

* Os alunos devem levar câmeras pessoais (de fotografia digital, e diferentes formatos de vídeo já no primeiro dia de aula).

Release

Desde a década de 20 artistas plásticos e amadores das artes audiovisuais começam a usar câmeras e projetores vendidos na indústria do cinema familiar e amateur. Nesta forma de praticar os meios audiovisuais, a portabilidade e acessibilidade das novas tecnologias audiovisuais cria territórios para uma arte mais subjetiva e engajada.

Na oficina serão analisadas as estruturas narrativas e das estratégias estilítiscas de filmes e vídeos pessoais de diferentes períodos da História das Artes Audiovisuais para estabelecer uma discussão sobre a estética da subjetividade em cinema e vídeo. Também serão trabalhados exercícios práticos com câmeras portáteis e os alunos irão exercitar a construção de roteiros audiovisuais.


Carolina Berger
é graduada em jornalismo pela UFSM e mestre em Documentário Cinematográfico na Universidad del Cine, em Buenos Aires-ARG. Dirigiu o documentário Herança (2007, 25min, DVCAM ), curta-metragem cujo argumento foi premiado no Concurso NUFF Global Change (Nordic Youth Film Festival), prêmio internacional para financiamento de projetos sobre mudanças climáticas.

Em 2008 venceu, no Rio Grande do Sul, o concurso DOCTV IV com o projeto “Minas do Camaquã”.

Realizou vários outros trabalhos audiovisuais e produziu e lançou neste ano a autoficção ensaística “Dias no tempo”, de sua autoria. O projeto foi orientado pelo pesquisador e curador reconhecido internacionalmente, Jorge La Ferla, produzido com financiamento da Universidad del Cine (AR) e da Lei de Incentivo à cultura de Santa Maria.


INSCRIÇÕES ACESSE AQUI.

www.migre.me/17wp3


..
Programação SEDA SM
Dia 30/08 – Segunda-feira ABERTURA SEDA
Local: SESC
Horário: 18h

Outra-Metragem: Sessões de vídeoarte
(Sala Dobradiça) - Mostra Coletiva de vídeoarte que contará com os trabalhos de Juliano Ventura, Cristiano Lenhardt, Luiz Roque,Fernando Codevilla e Grupo Sala Dobradiça.

Mostra Fotográfica: Cinema

por Daniel Petry, João Gabriel Danezi Morisso e José Dirceu Gründler Ramos.

O trio vai apresentar uma amostra de registros feitos durante as gravações de diversos filmes com os quais colaboraram. As fotos trazem os bastidores de filmagens, além de material usado na criação dos projetos e na divulgação dos filmes. A exposição faz parte da Semana do Audiovisual do Circuito Fora do Eixo (SEDA), 2010. As fotografias serão expostas no local das oficinas da SEDA, no Hall do SESC Santa Maria, entre o dia 30 de agosto e o dia 23 de setembro. A Semana do Audiovisual é uma promoção do Macondo Coletivo.

..

Dia 31/08 - Terça-feira
Local: Macondo Lugar
Horário: 22h

Macondo Cineclube apresenta:
"Potências do falso e subversão da autoria".

Debate com Jamer Guterres de Mello

Filme: F for Fake (Vérités et Mensonges)

Gênero: Documentário
Ano de Produção: 1973
Diretor: Orson Welles

..

Dia 01/09 - Quarta-feira
Local: Macondo Lugar
Horário: 22h
*Entrada Gratuita


Lançamento DVD Macondo Circus 2009

com Amarello Rodrigues

Mostra Clube de Cinema Fora do Eixo
com Rafael Rolim, Leonardo Barbosa (Massa Coletiva - SP)
Exibição de produções audiovisuais do Catálogo do Clube de Cinema Fora do Eixo e SEDA 2009.

..

Dia 02/09 - Quinta-feira
Local: Macondo Lugar
Horário: 23h

Festa “Pacotinho de SEDA”

Samba Esquema Novo
“Espetáculo de um minuto”
(Cia Teatro de Bolso)
Mostra Fotográfica “Macondo Circus Grito Rock - Uma Exposição Colaborativa” (Curadoria Lucas Baisch)


..

Dia 03/09- Sexta-feira
Local: Sala Dobradiça
Horário: 22h



Fluxo

(performance audiovisual ao vivo, 2010)

Fernando Codevilla

Rafael Berlezi


Release:

Fluxo é uma obra audiovisual que apresenta a sequência de instantes que recortam fragmentos de vida, a passagem do tempo que revela a paisagem de um determinado espaço. As imagens e os sons registrados são manipulados ao vivo pelos artistas Fernando Codevilla e Rafael Berlezi. O ritmo que marca a montagem e determina o movimento nasce a partir da relação entre imagem e som em tempo real, assim o acaso é incorporado ao processo e a experiência é compartilhada com o público que presencia o momento de elaboração da obra. Deste modo, baseada no improviso, a obra se torna única, um momento efêmero em que se propõem um mergulho coletivo em um ritmo visual e sonoro.

..

Dia 04/09 - Sábado
Local: SESC
Horário: 14hs

Apresentação do Clube de Cinema Fora do Eixo
com Rafael Rolim, Leonardo Barbosa (Massa Coletiva - SP)
Mostra dos resultados das oficinas e debate com participantes do SEDA


Show de Encerramento
Local: Macondo Lugar
Horário: 23h

Bandas: Valentinos e Gullivers, de Porto Alegre


--
Assessoria de Comunicação Macondo Coletivo
www.macondocoletivo.com
www.twitter.com/macondocoletivo


No comments: