Saturday, August 14, 2010

DOIS JORNALISTAS E MUITOS SEGREDOS NO CINECLUBE UNIFRA

Um dos princípios básicos do jornalismo é a busca pela verdade. Doa a quem doer. Essa eterna cruzada teve, em 1972, um de seus episódios mais marcantes. Conhecido como caso Watergate, ele foi transposto para o cinema em Todos os Homens do Presidente, atração deste sábado, 14, no ciclo Jornalismo Louco do Cineclube UNIFRA, às quatro da tarde.

Dirigido por Alan J. Pakula, o longa acompanha uma dupla de repórteres do Washington Post. Carl Bernstein e Bob Woodward interpretados por Dustin Hoffman e Robert Redford, respectivamente, descobrem uma trama de espionagem envolvendo membros da Casa Branca - inclusive o presidente. Sem provas concretas, mas com uma dedicação quase cega, ambos precisam contestar seus superiores e, de alguma maneira, expor aos leitores que o governo de Richard Nixon não era tão transparente quanto aparentava.

São raros os filmes que apresentam o cotidiano do jornalista com tanta precisão. Da correria na redação à escassez de fontes, da empolgação em descobrir um fato novo aos litros de café ingeridos diariamente. Todos os Homens do Presidente é jornalístico até nos mais ínfimos detalhes.

Vencedor de quatro Oscar (ator coadjuvante para Jason Robards, roteiro adaptado, direção de arte e som), esta obra merece ser vista não só por interessados em jornalismo, mas por todos que acreditam que a verdade sempre prevalece.





TODOS OS HOMENS DO PRESIDENTE (EUA, 1976, 138 MIN)

DIREÇÃO: ALAN J. PAKULA

SÁBADO, 14 DE AGOSTO, 16 HORAS NO CINECLUBE UNIFRA

SALÃO AZUL DO CONJUNTO I (ANDRADAS, 1614)

ENTRADA FRANCA




Texto elaborado pelo acadêmico de Jornalismo Giulianno Olivar

O Cineclube UNIFRA é uma atividade acadêmica, sem fins lucrativos, que existe desde 2003 no Centro Universitário Franciscano. Os temas e respectivos filmes são discutidos e selecionados pelos alunos. Também é de sua responsabilidade a criação de cartazes e material de divulgação para a imprensa. A finalidade deste espaço cultural é discutir cinema, contribuir para a formação de um público crítico e estreitar os laços com a comunidade.


Divulgação:

LINC - Laboratório Integrado de Comunicação da UNIFRA (nucom.unifra@hotmail.com)

Professor responsável: Jornalista Bebeto Badke (MTb 5498) Fone: 9979.6532 (ca.badke@terra.com.br)
Acadêmica Monitora: Joyce Noronha / fones: 9131.1419 – 9628.4082 (joy.jornal@gmail.com)


Até sábado,
Equipe do Cineclube Unifra
Acadêmicos de Jornalismo & Publicidade e Propaganda
Professor responsável: Bebeto Badke

No comments: