Monday, May 31, 2010

[Cineclube Macondo] "Riscos Urbanos: pixação, art e violência" no Macondo Cineclube nesta terça.

"Esquematicamente, dos anos 20 aos 40 artistas e designers se colocavam à frente de um povo a conduzir ("vanguardas"), dos anos 50 aos 70 eles romperam com as tradições colocando-se à margem da sociedade ("rupturas") e, finalmente, na contemporaneidade, não há sequer a possibilidade de se falar "em nome do povo": a crise da representação por um lado e, por outro, a captura da cultura crítica leva à procura de um novo horizonte de reflexão e ação ("resistências")."

Barbara Zsaniecki, in Disforme contemporâneo e Design Encarnado: outros monstros possíveis (tese de doutorado, PUC-RIO, Departamento de Artes e Design, Programa de Pós-Graduação em Design)

Macondo Cineclube Apresenta:

"Riscos Urbanos: pixação, art e violência"


Nesta terça, dia 01/06/10 o Macondo Cineclube inicia o ciclo "Riscos Urbanos: pixação, art e violência", com o documentário: "Escrita Urbana 2".

Abrirá a sessão:

Atropelo

Vídeo produzido na Sala Dobradiça, durante o Grito Rock 2010 em Santa Maria-RS que registrou a ação dos grafiteiros Braziliano e Natã Concatto.
Criação:Macondo Coletivo | Coletivo Esmero | Coletivo Veneta
Captura de Imagens e Edição: Amarello Rodrigues e Vital Lordelo Duração: 2:20min

Escrita urbana 2


(2007)

A série de DVDs "Escrita Urbana" documenta a ação de pixadores na cidade de São Paulo. O projeto começou em 2004 com o Mano THO. Em 2005 THO fez uma parceria com Cripta Djan e juntos lançaram o 1º volume em Janeiro de 2006. Até 2009 já estão finalizados 4 documentários. O conjunto de DVDs é considerado uma das principais formas de registro em vídeo do movimento, juntamente com "100 comédia", também de Cripta Djan.

Cripta Djan é pixador e também documentarista de pixação, possui nove filmes editados sobre o tema e é um dos líderes do movimento em São Paulo. Em 2009 foi convidado para participar da exposição “Nascido nas ruas, graffiti”,na sede da Fundação Cartier, em Paris. E suas imagens e ações compõem grande parte do filme "Pixo" com direção de João Wayner e Roberto Oliveira.

O Macondo abre às 19:30
Exibição do filme às 20 horas
Entrada franca


Serafim Valandro 643
Santa Maria / RS

www.macondolugar.com.br
www.macondocoletivo.wordpress.com

1 comment:

Cripta Djan said...

Salve Macondo Coletivo.
Fico grato pela divulgação benevolente do meu trabalho, fiz esses registros justamente com a intenção de passar a informação pra frente.
Valeu tamo junto misturado.

http://www.fotolog.com/cripta_1996
http://www.youtube.com/user/CriptaDjan
http://www.flickr.com/photos/criptadjan/

http://www.flickr.com/photos/escritaurbana/
http://www.fotolog.com/escritaurbana
http://www.youtube.com/user/escritaurbana
http://www.flickr.com/photos/pixoartatack/