Monday, May 24, 2010

Lançamento do filme "Em Teu Nome" em Santa Maria

Na próxima sexta-feira, dia 28, será lançado o filme Em Teu Nome, produção gaúcha da Accorde Filmes, sob a direção do cineasta Paulo Nascimento. O lançamento, em Santa Maria, traz uma promoção para professores e estudantes universitários: o ingresso nos cinemas custará apenas R$ 3,00 para a comunidade acadêmica. A promoção conta com o apoio da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da UFSM.

O lançamento de Em teu Nome na cidade terá a presença do diretor e do elenco do filme. O filme retrata Boni, um estudante de engenharia, que entrou na luta contra a ditadura que havia se instalado no Brasil. Entre conflitos e convicções foi preso e expulso do país. Com Cecília, sua namorada, viveu em vários países – Chile, Argélia e França - onde se engajaram no Comitê Brasileiro da Luta pela Anistia. O filme foi premiado com quatro kikitos (melhor diretor, melhor ator, melhor música e prêmio especial do juri) no 37º Festival de Cinema de Gramado. Além desse festival, participou do 17º Raindance Film Festival, em Londres, e da mostra competitiva do Amazonas Film Festival 2009. Para saber mais informações, acesse o site do filme.

Ficha Técnica "Em Teu Nome"

Gênero: Drama
Duração: 102 min
Lançamento (Brasil): 2010
Direção e Roteiro: Paulo Nascimento
Produtor executivo: Marilaine Costa
Co-produção: Accorde Filmes
Música: André Trento
Direção de Arte: Voltaire Dancwardt
Edição: Marcio Papel
Elenco: Leonardo Machado, Fernanda Moro, César Troncoso, Nelson Diniz, Silvia Buarque, Marcos Paulo, Julia Feldens, Sirmar Antunes, Marcos Verza, Gilberto Perin, Jeffersonn Silveira, Daniel Bacchieri.

João Carlos Bona Garcia

Os reais protagonistas da história retratada na película também estarão em Santa Maria, na próxima sexta-feira. João Carlos Bona Garcia nasceu em Passo Fundo, em 1946, e ingressou no movimento estudantil aos 17 anos, influenciado pelos ideais das revoluções Russa e Cubana. Bona militou junto a dissidência do PCB (Partido Comunista Brasileiro) e POC (Partido Operário Comunista) e foi guerrilheiro da VPR (Vanguarda Popular Revolucionária). Preso em abril de 1970, em Porto Alegre; foi banido do país, em 1971, em troca da libertação do embaixador suíço. Retornou ao Brasil apenas em 1979. Na década de 1990 foi nomeado Juiz do Tribunal Militar do Estado do Rio Grande do Sul, função que ainda hoje exerce. Foi, também, Presidente da Comissão de Indenização a Ex-Presos Políticos do Rio Grande do Sul e da Comissão do Acervo da Luta contra a Ditadura. Em 1989, lançou, em parceria com Júlio Posenato, um livro de memórias cujo título é Verás que um filho teu não foge à luta.


http://www.emteunome.com.br/site/index.html


No comments: